Marketing farmacêutico: diferenças entre os EUA e a UE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54537 |
Resumo: | Tese de mestrado, Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia. |
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Marketing farmacêutico: diferenças entre os EUA e a UEMarketing farmacêuticoPublicidade a medicamentosTeses de mestrado -2021Ciências da SaúdeTese de mestrado, Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde, 2021, Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia.O Marketing Farmacêutico engloba várias atividades como publicidade a medicamentos direcionada a consumidores e a profissionais de saúde, fornecimento de amostras, patrocínios, entre outras. Este trabalho explorou as diferenças entre o Marketing Farmacêutico nos EUA e na UE, especialmente em Portugal, começando por fazer não só uma contextualização a nível regulamentar, mas também a nível histórico, de forma a melhor compreender o impacto da publicidade farmacêutica nos consumidores e nos profissionais de saúde. Foi efetuado um estudo, com o objetivo de explorar as diferenças entre a população americana e portuguesa nas atitudes face à publicidade a medicamentos, onde os dados foram recolhidos através de um questionário. Responderam ao questionário 267 pessoas (47 pessoas de nacionalidade americana e 220 pessoas de nacionalidade portuguesa). Os resultados mostraram que os participantes americanos são expostos a publicidade farmacêutica com mais frequência e têm opiniões e atitudes mais negativas sobre a publicidade do que os participantes portugueses, não havendo diferenças significativas entre as duas populações na frequência de pesquisa de informação adicional. A internet é a fonte mais usada pelas duas populações para pesquisa de informação adicional e os participantes portugueses admitiram ter comprado medicamentos que viram numa publicidade com mais frequência que os participantes americanos.Pharmaceutical Marketing encompasses various activities such as drug advertising aimed at consumers and healthcare professionals, providing samples, sponsorships, among others. This work explored the differences between Pharmaceutical Marketing in the US and in the EU, especially in Portugal, contextualizing it not only at a regulatory level, but also at a historical level, to better understand the impact of pharmaceutical advertising on consumers and on Health professionals. A study was carried out, with the objective of exploring the differences between the American and Portuguese population in attitudes towards drug advertising. The data was collected through a questionnaire, 267 people answered the questionnaire (47 of American nationality and 220 of Portuguese nationality). The results showed that American participants are exposed to pharmaceutical advertising more frequently and had more negative opinions and attitudes about advertising than Portuguese participants, with no significant differences between the two populations on how often they search for additional information. The internet is the most common source used by the two populations to search for additional information and Portuguese participants admitted purchasing medications that they saw in pharmaceutical advertising more often than American participants.Correia, Ana Paula Mecheiro de Almeida Martins SilvestreRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Inês da Silva2022-09-21T13:33:34Z2022-02-212022-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54537TID:203015592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:21.749618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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