A Segurança Humana em Debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Ana Paula
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/418
Resumo: A “queda do muro” emblemático da clivagem bipolar da Guerra Fria catalisou um debate alargado sobre a segurança como conceito, como disciplina e como política. Tendo por referencial da crítica a abordagem realista que, pese embora o antagonismo ideológico, foi operacionalizada pelos EUA e pela URSS, surgiram contributos para uma reconceptualização da segurança provenientes de diversas perspetivas teóricas e de diferentes campos de investigação. As propostas são diversas indo desde a extensão dos setores da segurança à análise da construção dos conceitos passando pelo alargamento dos atores de segurança.
id RCAP_fb9ef46f64ac8a6d4352b1e6be291b6e
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Segurança Humana em DebateA Segurança Humana em DebateArticlesA “queda do muro” emblemático da clivagem bipolar da Guerra Fria catalisou um debate alargado sobre a segurança como conceito, como disciplina e como política. Tendo por referencial da crítica a abordagem realista que, pese embora o antagonismo ideológico, foi operacionalizada pelos EUA e pela URSS, surgiram contributos para uma reconceptualização da segurança provenientes de diversas perspetivas teóricas e de diferentes campos de investigação. As propostas são diversas indo desde a extensão dos setores da segurança à análise da construção dos conceitos passando pelo alargamento dos atores de segurança.The emblematic “fall of the wall” of the Cold War's bipolar cleavage catalyzed a broad debate about security as a concept, as a discipline, and as a policy. The ideological antagonism was operationalized by the US and the USSR, which contributed to a reconceptualization of security from various theoretical perspectives and different fields of research. The proposals are diverse ranging from the extension of the security sectors to the analysis of the construction of the concepts to the widening of the security actors. Resumo A “queda do muro” emblemático da clivagem bipolar da Guerra Fria catalisou um debate alargado sobre a segurança como conceito, como disciplina e como política. Tendo por referencial da crítica a abordagem realista que, pese embora o antagonismo ideológico, foi operacionalizada pelos EUA e pela URSS, surgiram contributos para uma reconceptualização da segurança provenientes de diversas perspetivas teóricas e de diferentes campos de investigação. As propostas são diversas indo desde a extensão dos setores da segurança à análise da construção dos conceitos passando pelo alargamento dos atores de segurança.Research Center in Political Science (University of Minho and University of Évora, Portugal)2005-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/418por2184-39021646-2157Brandão, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-16T16:30:30Zoai:journals.uminho.pt:article/418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:50.907881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Segurança Humana em Debate
A Segurança Humana em Debate
title A Segurança Humana em Debate
spellingShingle A Segurança Humana em Debate
Brandão, Ana Paula
Articles
title_short A Segurança Humana em Debate
title_full A Segurança Humana em Debate
title_fullStr A Segurança Humana em Debate
title_full_unstemmed A Segurança Humana em Debate
title_sort A Segurança Humana em Debate
author Brandão, Ana Paula
author_facet Brandão, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description A “queda do muro” emblemático da clivagem bipolar da Guerra Fria catalisou um debate alargado sobre a segurança como conceito, como disciplina e como política. Tendo por referencial da crítica a abordagem realista que, pese embora o antagonismo ideológico, foi operacionalizada pelos EUA e pela URSS, surgiram contributos para uma reconceptualização da segurança provenientes de diversas perspetivas teóricas e de diferentes campos de investigação. As propostas são diversas indo desde a extensão dos setores da segurança à análise da construção dos conceitos passando pelo alargamento dos atores de segurança.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/418
url https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-3902
1646-2157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Center in Political Science (University of Minho and University of Évora, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Research Center in Political Science (University of Minho and University of Évora, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130354724896768