O comércio justo em Amarante : como funciona e quem são os seus consumidores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Leonardo José Marques
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43645
Resumo: Este trabalho debruça-se sobre o movimento de Comércio Justo (CJ). Esta investigação teve como objetivo principal compreender o modo de funcionamento do Comércio Justo (CJ) na cidade de Amarante, assim como conhecer os seus consumidores e as razões que os levam a consumir produtos desta forma de comércio. Em termos metodológicos, optou-se por uma metodologia de investigação mista. No respeita ao método qualitativo, de modo a investigar o modus operandi da primeira importadora e distribuidora portuguesa de produtos de CJ, realizou-se uma entrevista exploratória ao presidente da Cooperativa Equação. Por outro lado, recorreu-se ao método quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário a 96 consumidores da Casa da Juventude de Amarante (CJA), de modo a determinar o seu conhecimento sobre o movimento e outros fatores do processo de compra. Como principais resultados da investigação, concluiu-se que o movimento de CJ na cidade de Amarante é promovido pela Cooperativa Equação, sendo que o seu modus operandi apresenta-se alinhado com princípios e valores do movimento. Também se concluiu que consumidores amarantinos se encontram familiarizados com os produtos de CJ e são, na sua maioria, do sexo feminino, com menos de 60 anos, com elevado nível de escolaridade e com significativo volume de capital económico. A motivação, a satisfação e a intenção de compra dos consumidores são os fatores psicológicos que evidenciam uma maior influência no processo de compra de produtos de Comércio Justo na CJA, bem como fatores sociodemográficos, como a idade, o género a escolaridade e a renda anual.
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