As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria Inês Araújo Aires
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9247
Resumo: Alguns estudos sobre a gestão escolar têm posto em evidência a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) como suporte à gestão, sendo fomentadoras da melhoria da eficácia e da eficiência da organização escolar, nomeadamente, potenciando os processos de comunicação e de liderança. Quisemos inquirir a pertinência desta tese no âmbito do nosso Trabalho de Projeto para conclusão do Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional. O principal objetivo da investigação foi procurar saber como melhorar os processos de liderança, de gestão e de comunicação numa organização escolar, através da rentabilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Dada a relevância da temática para a administração escolar, a investigação remeteu-nos para teorias e estilos de liderança educacional, incluindo os processos de comunicação organizacional, suportados por Tecnologias de Informação e de Comunicação permitindo-nos uma perspetiva atual da escola enquanto organização. Para tal, foi realizado um estudo baseado num inquérito por questionário, tendo como ferramenta metodológica a análise quantitativa, numa amostra de 50 sujeitos, englobando a realidade escolar de uma escola EB 2,3 do interior transmontano. Os resultados são sintetizados em frequências simples, frequências acumuladas e percentagens através de tabelas e gráficos. Os principais resultados sugerem que os professores estão recetivos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mas que conhecem pouco as relativas à gestão da informação e de suporte ao processo de gestão escolar, revelando-se porém recetivos a novas formações nesta área, o que é pertinente para a proposta de melhoria que apresentamos como plano de intervenção. Do mesmo modo, os professores valorizam as TIC como meios de melhoria da comunicação e da liderança nas escolas.
id RCAP_fbc71c24cc7e1b9ada725b7b7c5b408d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria TransmontanaTecnologias de informação e da comunicaçãoAdministração escolarComunicação organizacionalLiderançaGestão educacionalAlguns estudos sobre a gestão escolar têm posto em evidência a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) como suporte à gestão, sendo fomentadoras da melhoria da eficácia e da eficiência da organização escolar, nomeadamente, potenciando os processos de comunicação e de liderança. Quisemos inquirir a pertinência desta tese no âmbito do nosso Trabalho de Projeto para conclusão do Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional. O principal objetivo da investigação foi procurar saber como melhorar os processos de liderança, de gestão e de comunicação numa organização escolar, através da rentabilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Dada a relevância da temática para a administração escolar, a investigação remeteu-nos para teorias e estilos de liderança educacional, incluindo os processos de comunicação organizacional, suportados por Tecnologias de Informação e de Comunicação permitindo-nos uma perspetiva atual da escola enquanto organização. Para tal, foi realizado um estudo baseado num inquérito por questionário, tendo como ferramenta metodológica a análise quantitativa, numa amostra de 50 sujeitos, englobando a realidade escolar de uma escola EB 2,3 do interior transmontano. Os resultados são sintetizados em frequências simples, frequências acumuladas e percentagens através de tabelas e gráficos. Os principais resultados sugerem que os professores estão recetivos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mas que conhecem pouco as relativas à gestão da informação e de suporte ao processo de gestão escolar, revelando-se porém recetivos a novas formações nesta área, o que é pertinente para a proposta de melhoria que apresentamos como plano de intervenção. Do mesmo modo, os professores valorizam as TIC como meios de melhoria da comunicação e da liderança nas escolas.Some studies about school management have been putting in evidence the importance of Information and Communication Technologies (ICT) as a support to management, being fomenters of the improvement of the efficacy and of the efficiency of the school organization, namely, potentiating the processes of communication and leadership. We wanted to enquiry the pertinence of this thesis in the aim of our Project Work to conclude the Master in Sciences of Education – Educational Administration. The main goal of this study was to try to know how to improve the leadership processes of management and communication in a school organization, through the rentabilization of the Information and Communication Technologies. Given the thematic relevance to the school administration, the investigation send us to theories and educational leadership styles, including the organizational and communication processes, supported by the Information and Communication Technologies allowing us an actual perspective of school as an organization. For such it was realized a study based upon an enquiry by questionnaire, having as a methodological tool the quantitative analysis, in a sample of 50 individuals (teachers) conglobating the school reality of a basic school, from the inland region of behind the mountains. The results are synthesized in simple frequencies, accumulated frequencies and percentages through tables and graphics. The principal results suggested that teachers are receptive to the use of the Information and Communication Technologies (ICT) but they know less the ones relative to the management of information and of support to the process of school management, revealing as well receptive to new trainings in this area, which is pertinent to the proposal of improvement that we present as an intervention plan. In the same way the teachers valorize the ICT as means of improvement of leadership and communication at schools.Ferreira, Henrique da CostaGonçalves, VitorBiblioteca Digital do IPBFreitas, Maria Inês Araújo Aires2014-01-31T15:35:45Z201320132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9247TID:201106019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:25Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:30.848107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
title As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
spellingShingle As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
Freitas, Maria Inês Araújo Aires
Tecnologias de informação e da comunicação
Administração escolar
Comunicação organizacional
Liderança
Gestão educacional
title_short As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
title_full As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
title_fullStr As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
title_sort As tecnologias de informação e da comunicação como suporte à gestão através da liderança e da comunicação – estudo com professores de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana
author Freitas, Maria Inês Araújo Aires
author_facet Freitas, Maria Inês Araújo Aires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Henrique da Costa
Gonçalves, Vitor
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria Inês Araújo Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação e da comunicação
Administração escolar
Comunicação organizacional
Liderança
Gestão educacional
topic Tecnologias de informação e da comunicação
Administração escolar
Comunicação organizacional
Liderança
Gestão educacional
description Alguns estudos sobre a gestão escolar têm posto em evidência a importância das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) como suporte à gestão, sendo fomentadoras da melhoria da eficácia e da eficiência da organização escolar, nomeadamente, potenciando os processos de comunicação e de liderança. Quisemos inquirir a pertinência desta tese no âmbito do nosso Trabalho de Projeto para conclusão do Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educacional. O principal objetivo da investigação foi procurar saber como melhorar os processos de liderança, de gestão e de comunicação numa organização escolar, através da rentabilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Dada a relevância da temática para a administração escolar, a investigação remeteu-nos para teorias e estilos de liderança educacional, incluindo os processos de comunicação organizacional, suportados por Tecnologias de Informação e de Comunicação permitindo-nos uma perspetiva atual da escola enquanto organização. Para tal, foi realizado um estudo baseado num inquérito por questionário, tendo como ferramenta metodológica a análise quantitativa, numa amostra de 50 sujeitos, englobando a realidade escolar de uma escola EB 2,3 do interior transmontano. Os resultados são sintetizados em frequências simples, frequências acumuladas e percentagens através de tabelas e gráficos. Os principais resultados sugerem que os professores estão recetivos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) mas que conhecem pouco as relativas à gestão da informação e de suporte ao processo de gestão escolar, revelando-se porém recetivos a novas formações nesta área, o que é pertinente para a proposta de melhoria que apresentamos como plano de intervenção. Do mesmo modo, os professores valorizam as TIC como meios de melhoria da comunicação e da liderança nas escolas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-31T15:35:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9247
TID:201106019
url http://hdl.handle.net/10198/9247
identifier_str_mv TID:201106019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135233116733440