The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Sofia Isabel Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76755
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_fbc82ca0ebef59cac6e733415fe065de
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulationO papel das variáveis relacionadas com família no pensamento crítico por meio das aspirações e autorregulação dos alunosCritical thinkingFamily-related variablesSelf-regulationStudents’ aspirationsAspirações dos alunosAutorregulaçãoPensamento críticoVariáveis relacionadas com a famíliaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaCritical thinking is essential for discerning the usefulness of the available information. Thus, it is necessary to further understand this type of thinking and examine variables influencing it. It is essential to understand critical thinking in childhood, namely in the fourth-grade, because these competences already emerge in this age group. That said, the purpose of this study is to understand the influence of a set of family-related variables on the critical thinking of fourth-grade children, as well as the influence of their aspirations and self-regulatory competences. The study comprised 625 fourth-year students aged between 8 and 11 years, from 34 classes of six schools. A Path Analysis was conducted to learn the influence of family-related variables on critical thinking mediated by students' aspirations and self-regulation. The most relevant results showed that the family-related variables exert an indirect influence on critical thinking through the students' aspirations and their self-regulation competences. Data indicate that strengthening parental engagement in school and helping families develop their children's aspirations and self-regulation, could lead to increased critical thinking.O pensamento crítico é essencial para discernir a variedade de informação que está disponível. Desta forma, é necessário compreender melhor este tipo de pensamento e perceber que variáveis influenciam o mesmo. É fundamental perceber estes indicadores logo na infância, nomeadamente no quarto ano de escolaridade, pois estas competências já emergem nesta faixa etária. Assim, o propósito deste estudo é o de perceber a influência de algumas variáveis familiares no pensamento crítico de crianças do quarto ano, bem como a influência das suas aspirações e competências de autorregulação. O estudo compreendeu 625 alunos do quarto ano, de 34 turmas de seis agrupamentos, com idades entre os 8 e 11 anos. Foi efetuada uma Path Analysis com o objetivo de explicar o caminho das variáveis relacionadas com a família até ao pensamento crítico. Os resultados mais relevantes mostraram que estas variáveis exercem uma influência indireta no pensamento crítico por meio das aspirações dos alunos e suas competências de autorregulação. Acredita-se que promovendo um melhor envolvimento dos encarregados de educação na escola e ajudando as famílias com ferramentas que contribuem para aumentar as aspirações e a autorregulação das crianças, isso levará a um maior leque de oportunidades para aumentar o pensamento crítico.Rosário, PedroPereira, ArmandaUniversidade do MinhoVidal, Sofia Isabel Pereira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76755eng202831272info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:55:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:55:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
O papel das variáveis relacionadas com família no pensamento crítico por meio das aspirações e autorregulação dos alunos
title The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
spellingShingle The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
Vidal, Sofia Isabel Pereira
Critical thinking
Family-related variables
Self-regulation
Students’ aspirations
Aspirações dos alunos
Autorregulação
Pensamento crítico
Variáveis relacionadas com a família
Ciências Sociais::Psicologia
title_short The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
title_full The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
title_fullStr The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
title_full_unstemmed The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
title_sort The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
author Vidal, Sofia Isabel Pereira
author_facet Vidal, Sofia Isabel Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Pereira, Armanda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Sofia Isabel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Critical thinking
Family-related variables
Self-regulation
Students’ aspirations
Aspirações dos alunos
Autorregulação
Pensamento crítico
Variáveis relacionadas com a família
Ciências Sociais::Psicologia
topic Critical thinking
Family-related variables
Self-regulation
Students’ aspirations
Aspirações dos alunos
Autorregulação
Pensamento crítico
Variáveis relacionadas com a família
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76755
url http://hdl.handle.net/1822/76755
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202831272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544460253265920