The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76755 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_fbc82ca0ebef59cac6e733415fe065de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76755 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulationO papel das variáveis relacionadas com família no pensamento crítico por meio das aspirações e autorregulação dos alunosCritical thinkingFamily-related variablesSelf-regulationStudents’ aspirationsAspirações dos alunosAutorregulaçãoPensamento críticoVariáveis relacionadas com a famíliaCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaCritical thinking is essential for discerning the usefulness of the available information. Thus, it is necessary to further understand this type of thinking and examine variables influencing it. It is essential to understand critical thinking in childhood, namely in the fourth-grade, because these competences already emerge in this age group. That said, the purpose of this study is to understand the influence of a set of family-related variables on the critical thinking of fourth-grade children, as well as the influence of their aspirations and self-regulatory competences. The study comprised 625 fourth-year students aged between 8 and 11 years, from 34 classes of six schools. A Path Analysis was conducted to learn the influence of family-related variables on critical thinking mediated by students' aspirations and self-regulation. The most relevant results showed that the family-related variables exert an indirect influence on critical thinking through the students' aspirations and their self-regulation competences. Data indicate that strengthening parental engagement in school and helping families develop their children's aspirations and self-regulation, could lead to increased critical thinking.O pensamento crítico é essencial para discernir a variedade de informação que está disponível. Desta forma, é necessário compreender melhor este tipo de pensamento e perceber que variáveis influenciam o mesmo. É fundamental perceber estes indicadores logo na infância, nomeadamente no quarto ano de escolaridade, pois estas competências já emergem nesta faixa etária. Assim, o propósito deste estudo é o de perceber a influência de algumas variáveis familiares no pensamento crítico de crianças do quarto ano, bem como a influência das suas aspirações e competências de autorregulação. O estudo compreendeu 625 alunos do quarto ano, de 34 turmas de seis agrupamentos, com idades entre os 8 e 11 anos. Foi efetuada uma Path Analysis com o objetivo de explicar o caminho das variáveis relacionadas com a família até ao pensamento crítico. Os resultados mais relevantes mostraram que estas variáveis exercem uma influência indireta no pensamento crítico por meio das aspirações dos alunos e suas competências de autorregulação. Acredita-se que promovendo um melhor envolvimento dos encarregados de educação na escola e ajudando as famílias com ferramentas que contribuem para aumentar as aspirações e a autorregulação das crianças, isso levará a um maior leque de oportunidades para aumentar o pensamento crítico.Rosário, PedroPereira, ArmandaUniversidade do MinhoVidal, Sofia Isabel Pereira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76755eng202831272info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:55:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:55:23Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation O papel das variáveis relacionadas com família no pensamento crítico por meio das aspirações e autorregulação dos alunos |
title |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation |
spellingShingle |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation Vidal, Sofia Isabel Pereira Critical thinking Family-related variables Self-regulation Students’ aspirations Aspirações dos alunos Autorregulação Pensamento crítico Variáveis relacionadas com a família Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation |
title_full |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation |
title_fullStr |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation |
title_full_unstemmed |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation |
title_sort |
The role of family-related variables on critical thinking through students’ aspirations and self-regulation |
author |
Vidal, Sofia Isabel Pereira |
author_facet |
Vidal, Sofia Isabel Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Pereira, Armanda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Sofia Isabel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Critical thinking Family-related variables Self-regulation Students’ aspirations Aspirações dos alunos Autorregulação Pensamento crítico Variáveis relacionadas com a família Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Critical thinking Family-related variables Self-regulation Students’ aspirations Aspirações dos alunos Autorregulação Pensamento crítico Variáveis relacionadas com a família Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76755 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202831272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544460253265920 |