Aplicação de Princípios Lean e Kaizen à Cadeia Logística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14653 |
Resumo: | A presente dissertação focou-se no estudo e melhoria da cadeia logística num setor de produção de quadros de distribuição de energia elétrica primária, com particular atenção na fase de expedição do produto. Na organização alvo deste projeto, muitos processos relacionados com a logística (e, em particular com a distribuição) são atualmente realizados por um único colaborador, detentor do conhecimento necessário para que o fluxo de produto e informação não sofra interrupções. Esta situação constitui um perigo potencial para a empresa, já que fica dependente da disponibilidade e do desempenho deste colaborador para poder expedir produtos para os seus clientes. Para a realização do projeto, foi necessário proceder a uma etapa inicial de diagnóstico com vista à deteção dos problemas raiz a solucionar, que consistiu no estudo de todo o fluxo de informação e de produtos na cadeia logística e na análise dos diferentes tipos de produtos, suas dimensões e opções de embalagens existentes, bem como do comportamento das vendas do produto nos últimos 3 anos (2016-2018). Conhecidas as características, não só do produto, mas também do contexto e especificidades da sua produção e distribuição, foi possível concluir que, para automatizar a elaboração das listas de embalagens, seria necessário criar uma nova variável no sistema ERP da empresa que recolhesse a informação necessária, que se encontra espalhada nas bases de dados existentes. Esta solução permite não só elaborar as listas de embalagens de forma automática, imediatamente após a criação da ordem de venda pelo departamento Comercial, mas também criar automaticamente as ordens de compra para as embalagens necessárias. No âmbito do desenvolvimento deste projeto, foi também proposta a criação de um novo processo de melhoria da recolha e expedição do material anexo - de forma discriminada, seria expedido dentro dos produtos, diminuindo a quantidade de caixas necessárias e também, consequentemente, a quantidade de contentores de transporte necessários. Por ser necessário realizar esta atividade em simultâneo com a Produção, o Lead Time total do produto sofre uma diminuição. Para diminuir o tempo de espera de artigos consumíveis necessários para embalar e expedir o produto, foi proposto que a gestão dos mesmos passasse para o sistema Kanban da empresa. Esta solução levou à otimização das quantidades encomendadas e ao decréscimo do Lead Time dos artigos (em média, um decréscimo de 18 dias), por já não ser necessária a autorização do departamento de procurement. Foram também elaboradas soluções para questões menores que, quando implementadas, reduziram custos, melhoraram o fluxo de informação e/ou reduziram a dependência da empresa no responsável da Expedição. |
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Aplicação de Princípios Lean e Kaizen à Cadeia LogísticaAutomatizaçãoCadeia de AbastecimentoExpediçãoGembaGestão KanbanKaizenLead TimeLeanLogísticaMudaAutomationDispatchmentManagement KanbanLogisticsSupply ChainGestão IndustrialA presente dissertação focou-se no estudo e melhoria da cadeia logística num setor de produção de quadros de distribuição de energia elétrica primária, com particular atenção na fase de expedição do produto. Na organização alvo deste projeto, muitos processos relacionados com a logística (e, em particular com a distribuição) são atualmente realizados por um único colaborador, detentor do conhecimento necessário para que o fluxo de produto e informação não sofra interrupções. Esta situação constitui um perigo potencial para a empresa, já que fica dependente da disponibilidade e do desempenho deste colaborador para poder expedir produtos para os seus clientes. Para a realização do projeto, foi necessário proceder a uma etapa inicial de diagnóstico com vista à deteção dos problemas raiz a solucionar, que consistiu no estudo de todo o fluxo de informação e de produtos na cadeia logística e na análise dos diferentes tipos de produtos, suas dimensões e opções de embalagens existentes, bem como do comportamento das vendas do produto nos últimos 3 anos (2016-2018). Conhecidas as características, não só do produto, mas também do contexto e especificidades da sua produção e distribuição, foi possível concluir que, para automatizar a elaboração das listas de embalagens, seria necessário criar uma nova variável no sistema ERP da empresa que recolhesse a informação necessária, que se encontra espalhada nas bases de dados existentes. Esta solução permite não só elaborar as listas de embalagens de forma automática, imediatamente após a criação da ordem de venda pelo departamento Comercial, mas também criar automaticamente as ordens de compra para as embalagens necessárias. No âmbito do desenvolvimento deste projeto, foi também proposta a criação de um novo processo de melhoria da recolha e expedição do material anexo - de forma discriminada, seria expedido dentro dos produtos, diminuindo a quantidade de caixas necessárias e também, consequentemente, a quantidade de contentores de transporte necessários. Por ser necessário realizar esta atividade em simultâneo com a Produção, o Lead Time total do produto sofre uma diminuição. Para diminuir o tempo de espera de artigos consumíveis necessários para embalar e expedir o produto, foi proposto que a gestão dos mesmos passasse para o sistema Kanban da empresa. Esta solução levou à otimização das quantidades encomendadas e ao decréscimo do Lead Time dos artigos (em média, um decréscimo de 18 dias), por já não ser necessária a autorização do departamento de procurement. Foram também elaboradas soluções para questões menores que, quando implementadas, reduziram custos, melhoraram o fluxo de informação e/ou reduziram a dependência da empresa no responsável da Expedição.The following dissertation focused on the study and improvement of the logistic chain, in a sector of production of primary electric energy distribution switchgear, with particular regard on the product expedition stage. In this project’s target organization, many processes regarding Logistics (and particularly, distribution) are currently performed by a single worker, that holds the knowledge needed for an uninterrupted flow of products and information. This situation raises a potential danger for the company, since it becomes dependent on this collaborator’s availability and performance to be able to dispatch products for its customers. To develop this project, it was necessary to perform an initial diagnose stage to become aware of the root problems, meant to be addressed and solved, which resulted in the study of all the logistics flow chain of products and information and in the analysis of the different types of products, their dimensions and packaging options, as well as the product’s sales behaviour in the last 3 years (2016-2018) Knowing the characteristics, not only of the product, but also of the context and specificities of its production and distribution, it was possible to conclude that, in order to automate the elaboration of the packing lists, it would be necessary to create a new variable on the company’s ERP system that would collect the needed information, which is currently spread on the existing databases. This solution not only allows to elaborate the packing lists, in an automated way, immediately after the sale’s order creation by the Commercial department, but also it would create automatically the purchasing orders for the needed packages. In the development of this project, it was also proposed the creation of a new improvement process of gathering and dispatching the accessory material – in a discriminating way, it would be dispatched inside the products, reducing the necessary amount of boxes and also, consequentially, the amount of necessary transport containers. Because this activity must be done simultaneously with the Production, the product’s total Lead time experiences a decrease. To diminish the waiting time for the consumables needed for the packaging and product shipment, it was proposed that their management should be done by the company’s Kanban system. This solution brought the optimization of the purchased consumablesSilva, Sónia Cristina DuarteRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLima, Pedro Guilherme Vilela da Cruz2019-09-19T10:23:08Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14653TID:202279987porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:28.397723Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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