Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Djaló, Mamadú Saliu
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30473
Resumo: O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Administração Escolar, tem como problemática a Formação inicial de professores na Guiné-Bissau. Em maio de 2023 foram realizados três estudos de caso nos três centros de formação de professores (Domingos Mendonça-Cacheu, Domingos Ramos-Bafatá e Serifo Fall-Buba). Os três centros de formação estão integrados na Escola Superior da Educação (ESE) e têm como missão a formação de professores para o ensino básico na Guiné-Bissau. Nos referidos centros, procurámos identificar estratégias de formação de professores do primeiro ciclo, isto é, identificar semelhanças e diversidade entre os três centros e, ainda, identificar os princípios definidores essenciais dos currículos e por último, identificar os critérios e processos de acreditação dos cursos de formação de professores, tendo em conta os atores centrais nestes processos. Foi identificada uma ligeira diferença no que se respeita a concessão dos conteúdos curriculares nos três centros e, por fim, constatamos que os referidos cursos de formação desses centros não são oficialmente acreditados por nenhuma entidade.
id RCAP_fbd12435803a3cb402e8eb43770b70f5
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)Currículo -- CurriculumFormação de professores -- Teacher educationProfessor -- ProfessorGuiné-BissauEstratégias pedagógicasGuinea-BissauPedagogical strategiesO presente trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Administração Escolar, tem como problemática a Formação inicial de professores na Guiné-Bissau. Em maio de 2023 foram realizados três estudos de caso nos três centros de formação de professores (Domingos Mendonça-Cacheu, Domingos Ramos-Bafatá e Serifo Fall-Buba). Os três centros de formação estão integrados na Escola Superior da Educação (ESE) e têm como missão a formação de professores para o ensino básico na Guiné-Bissau. Nos referidos centros, procurámos identificar estratégias de formação de professores do primeiro ciclo, isto é, identificar semelhanças e diversidade entre os três centros e, ainda, identificar os princípios definidores essenciais dos currículos e por último, identificar os critérios e processos de acreditação dos cursos de formação de professores, tendo em conta os atores centrais nestes processos. Foi identificada uma ligeira diferença no que se respeita a concessão dos conteúdos curriculares nos três centros e, por fim, constatamos que os referidos cursos de formação desses centros não são oficialmente acreditados por nenhuma entidade.This work, carried out as part of the Master's programme in School Administration, focuses on initial teacher training in Guinea-Bissau. In May 2023, three case studies were carried out at the three teacher training centres (Domingos Mendonça-Cacheu, Domingos Ramos-Bafatá and Serifo Fall-Buba). The three training centres are part of the School of Education (ESE), and their mission is to train teachers for basic education in Guinea Bissau. In these centres, we sought to identify strategies for training primary school teachers, i.e., to identify similarities and differences between the three centres, to identify the essential defining principles of the curricula and, finally, to identify the criteria and processes for accrediting teacher training courses, considering the key players in these processes. We found that there is a slight difference when it comes to the curriculum content of the three centres and, finally, we found that the training courses in these centres are not officially accredited by anybody.2024-01-19T15:18:25Z2023-12-18T00:00:00Z2023-12-182023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30473TID:203452887porDjaló, Mamadú Saliuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:19:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:36.674379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
title Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
spellingShingle Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
Djaló, Mamadú Saliu
Currículo -- Curriculum
Formação de professores -- Teacher education
Professor -- Professor
Guiné-Bissau
Estratégias pedagógicas
Guinea-Bissau
Pedagogical strategies
title_short Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
title_full Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
title_fullStr Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
title_full_unstemmed Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
title_sort Formação inicial de professores na Guiné-Bissau: Currículo, programa e estratégias pedagógicas na formação inicial: Um estudo comparado (Cacheu, Bafatá e Buba)
author Djaló, Mamadú Saliu
author_facet Djaló, Mamadú Saliu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Djaló, Mamadú Saliu
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo -- Curriculum
Formação de professores -- Teacher education
Professor -- Professor
Guiné-Bissau
Estratégias pedagógicas
Guinea-Bissau
Pedagogical strategies
topic Currículo -- Curriculum
Formação de professores -- Teacher education
Professor -- Professor
Guiné-Bissau
Estratégias pedagógicas
Guinea-Bissau
Pedagogical strategies
description O presente trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Administração Escolar, tem como problemática a Formação inicial de professores na Guiné-Bissau. Em maio de 2023 foram realizados três estudos de caso nos três centros de formação de professores (Domingos Mendonça-Cacheu, Domingos Ramos-Bafatá e Serifo Fall-Buba). Os três centros de formação estão integrados na Escola Superior da Educação (ESE) e têm como missão a formação de professores para o ensino básico na Guiné-Bissau. Nos referidos centros, procurámos identificar estratégias de formação de professores do primeiro ciclo, isto é, identificar semelhanças e diversidade entre os três centros e, ainda, identificar os princípios definidores essenciais dos currículos e por último, identificar os critérios e processos de acreditação dos cursos de formação de professores, tendo em conta os atores centrais nestes processos. Foi identificada uma ligeira diferença no que se respeita a concessão dos conteúdos curriculares nos três centros e, por fim, constatamos que os referidos cursos de formação desses centros não são oficialmente acreditados por nenhuma entidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18T00:00:00Z
2023-12-18
2023-10
2024-01-19T15:18:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30473
TID:203452887
url http://hdl.handle.net/10071/30473
identifier_str_mv TID:203452887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137016728780800