A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Mariana Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30512
Resumo: No início do século XX, na Alemanha, ocorreram profundas transformações sociais, especialmente no que se refere aos papéis desempenhados por mulheres na esfera pública. Essas mudanças desafiaram os meios de comunicação do país a se adaptarem a uma audiência cada vez mais feminina e consciente de seu papel na sociedade. É nesse contexto de ruptura sociopolítica que esta pesquisa se insere. Uma hipótese inicial sugere que a experiência democrática vivida na República de Weimar, que concedeu igualdade constitucional às mulheres, não conseguiu superar os aspectos sexistas, nacionalistas e racistas que persistiam na Alemanha e que foram apropriados e manipulados pelo movimento Nacional-Socialista. Assim sendo, realizou-se análise comparativa da transição do papel da mulher dentro da obra cinematográfica da argumentista Thea von Harbou, que abarca essas duas épocas. A partir de uma análise do discurso Foucauldiana, este trabalho conclui que, ao subjugar o ideal feminino a uma lógica biológica na sociedade, neste caso, racista e sexista, o Nacional-Socialismo utilizou a imagem e os papéis das mulheres para promover seus objetivos e ideais, influenciando significativamente a construção da identidade de género na Alemanha durante esse período crítico da história.
id RCAP_fbe4111c408865e17ef4f1d69e132070
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro ReichNacional-SocialismoRepública de WeimarCinema -- Movie theaterThea von HarbouSexismoRacismo -- RacismNational SocialismWeimar RepublicSexismNo início do século XX, na Alemanha, ocorreram profundas transformações sociais, especialmente no que se refere aos papéis desempenhados por mulheres na esfera pública. Essas mudanças desafiaram os meios de comunicação do país a se adaptarem a uma audiência cada vez mais feminina e consciente de seu papel na sociedade. É nesse contexto de ruptura sociopolítica que esta pesquisa se insere. Uma hipótese inicial sugere que a experiência democrática vivida na República de Weimar, que concedeu igualdade constitucional às mulheres, não conseguiu superar os aspectos sexistas, nacionalistas e racistas que persistiam na Alemanha e que foram apropriados e manipulados pelo movimento Nacional-Socialista. Assim sendo, realizou-se análise comparativa da transição do papel da mulher dentro da obra cinematográfica da argumentista Thea von Harbou, que abarca essas duas épocas. A partir de uma análise do discurso Foucauldiana, este trabalho conclui que, ao subjugar o ideal feminino a uma lógica biológica na sociedade, neste caso, racista e sexista, o Nacional-Socialismo utilizou a imagem e os papéis das mulheres para promover seus objetivos e ideais, influenciando significativamente a construção da identidade de género na Alemanha durante esse período crítico da história.At the beginning of the 20th century, profound social transformations occurred in Germany, especially concerning the roles of women in the public sphere. These changes challenged the country's media to adapt to an increasingly female audience, conscious of its role in society. It is in this context of sociopolitical upheaval that this research is situated. An initial hypothesis suggests that the democratic experience lived in the Weimar Republic, which granted constitutional equality to women, did not manage to overcome the sexist, nationalist, and racist aspects that persisted in Germany and were appropriated and manipulated by the National Socialist movement. This dissertation comparatively analyzes the transition of women's roles within the cinematic works of the screenwriter Thea von Harbou, which encompass these two time-frames. Through a Foucauldian discourse analysis, this study concludes that, by subjugating the feminine ideal to a biological logic of society – in this case, one that was racist and sexist –, National Socialism used women's image and roles to promote its goals and ideals, significantly influencing the construction of gender identity in Germany during this critical period of history.2024-01-22T15:11:07Z2023-12-21T00:00:00Z2023-12-212023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30512TID:203441192porMoraes, Mariana Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:20:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:20.076397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
title A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
spellingShingle A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
Moraes, Mariana Souza
Nacional-Socialismo
República de Weimar
Cinema -- Movie theater
Thea von Harbou
Sexismo
Racismo -- Racism
National Socialism
Weimar Republic
Sexism
title_short A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
title_full A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
title_fullStr A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
title_full_unstemmed A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
title_sort A representação da transição do papel da mulher na obra cinematográfica de Thea von Harbou: De democracia da República de Weimar para a ditadura fascista do Terceiro Reich
author Moraes, Mariana Souza
author_facet Moraes, Mariana Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Mariana Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Nacional-Socialismo
República de Weimar
Cinema -- Movie theater
Thea von Harbou
Sexismo
Racismo -- Racism
National Socialism
Weimar Republic
Sexism
topic Nacional-Socialismo
República de Weimar
Cinema -- Movie theater
Thea von Harbou
Sexismo
Racismo -- Racism
National Socialism
Weimar Republic
Sexism
description No início do século XX, na Alemanha, ocorreram profundas transformações sociais, especialmente no que se refere aos papéis desempenhados por mulheres na esfera pública. Essas mudanças desafiaram os meios de comunicação do país a se adaptarem a uma audiência cada vez mais feminina e consciente de seu papel na sociedade. É nesse contexto de ruptura sociopolítica que esta pesquisa se insere. Uma hipótese inicial sugere que a experiência democrática vivida na República de Weimar, que concedeu igualdade constitucional às mulheres, não conseguiu superar os aspectos sexistas, nacionalistas e racistas que persistiam na Alemanha e que foram apropriados e manipulados pelo movimento Nacional-Socialista. Assim sendo, realizou-se análise comparativa da transição do papel da mulher dentro da obra cinematográfica da argumentista Thea von Harbou, que abarca essas duas épocas. A partir de uma análise do discurso Foucauldiana, este trabalho conclui que, ao subjugar o ideal feminino a uma lógica biológica na sociedade, neste caso, racista e sexista, o Nacional-Socialismo utilizou a imagem e os papéis das mulheres para promover seus objetivos e ideais, influenciando significativamente a construção da identidade de género na Alemanha durante esse período crítico da história.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T00:00:00Z
2023-12-21
2023-10
2024-01-22T15:11:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/30512
TID:203441192
url http://hdl.handle.net/10071/30512
identifier_str_mv TID:203441192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137068412043264