A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Raquel Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32992
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_fbe5b797dc0383291f054970a0372af3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32992
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superiorAnsiedade aos testesAnsiedade antecipatóriaProcessamento pós-situacionalAceitaçãoMediaçãoDissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA ansiedade aos testes (AT) pode ter um impacto negativo no desempenho e sucesso académico dos estudantes. Conceptualizando a AT como um subtipo de Perturbação de Ansiedade Social (PAS) (Pires, 2015) e de acordo com o modelo cognitivo de Clark e Wells (1995) para essa perturbação, os níveis elevados de ansiedade antecipatória (AA) e de processamento pós-situacional (PPS) são apontados como fatores importantes na manutenção da AT. Por outro lado, a aceitação de pensamentos negativos e das sensações de ansiedade que ocorrem em contextos académicos pode reduzir o evitamento e controlo experiencial, ajudando os estudantes a usar os seus recursos cognitivos na tarefa, aumentando assim o desempenho. Assim, o objetivo principal deste estudo foi explorar o possível papel mediador da aceitação em situações de teste na relação entre as variáveis cognitivas (AA e PPS) e a AT. A amostra foi constituída por 252 estudantes do ensino superior que responderam a um conjunto de questionários de autorresposta que mediam as variáveis mencionadas anteriormente, em três momentos diferentes: imediatamente antes do teste e depois do teste e seis semanas após o teste. Foram encontradas correlações significativas e positivas entre a AT, a AA, o PPS e correlações significativas e negativas entre as variáveis anteriores e a aceitação. A aceitação demonstrou ser um mediador parcial na relação entre a AA e a AT, e entre PPS e a AT. Estes resultados apontam para a relevância da AA e PPS e da aceitação na compreensão da AT, e para a importância de abordar estes constructos na intervenção terapêutica.Test anxiety (TA) may have an important impact on the students’ academic performance and success. Conceptualizing TA as a subtype of social anxiety disorder (SAD) (Pires, 2015) and according to Clark and Wells’ cognitive model for this disorder, high levels of anticipatory anxiety (AA), and post-event processing (PEP) are seen as important maintenance factors of TA. On the other hand, acceptance of negative thoughts and anxiety sensations occurring in academic contexts might reduce experiential control and avoidance and help students using their cognitive resources on the task at hand, therefore increasing performance. In line with this, the main goal of this study was to explore the possible mediator role of acceptance in test situations in the relationship between cognitive variables (AA and PEP) and TA. The sample was constituted by 252 college students that answered a set of self-report questionnaires measuring the above mentioned variables at three different moments: immediately before and after a test, and six weeks after that test. Significant positive correlations between TA, AA, and PE, and significant negative correlations between the previous variables and acceptance were found. Acceptance showed a partial mediating effect in the relationship between AA and TA and between PEP and TA. These results show the importance of AA, PEP and acceptance in understanding test anxiety, pointing to the importance of targeting these constructs in therapeutic interventions.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32992http://hdl.handle.net/10316/32992porCustódio, Raquel Alexandra Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32992Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:54.107776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
title A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
spellingShingle A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
Custódio, Raquel Alexandra Ferreira
Ansiedade aos testes
Ansiedade antecipatória
Processamento pós-situacional
Aceitação
Mediação
title_short A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
title_full A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
title_fullStr A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
title_sort A ansiedade antecipatória e o processamento pós-situacional na ansiedade aos testes e o papel protetor da aceitação experiencial em estudantes do ensino superior
author Custódio, Raquel Alexandra Ferreira
author_facet Custódio, Raquel Alexandra Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Raquel Alexandra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ansiedade aos testes
Ansiedade antecipatória
Processamento pós-situacional
Aceitação
Mediação
topic Ansiedade aos testes
Ansiedade antecipatória
Processamento pós-situacional
Aceitação
Mediação
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32992
http://hdl.handle.net/10316/32992
url http://hdl.handle.net/10316/32992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133769148399616