Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rafael Filipe da Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96697
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_fbec20731e05e5b0e051d1ac6c98a911
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96697
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS NEXT TO TO CLASS B3 - RESTAURANT AND BAR EMPLOYEE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2019/2020. The Teaching of Physical Education through the Personal and Social Responsibility model.Estágio PedagógicoEducação FísicaCEOReflexãoDesenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e SocialTeacher TrainingPhysical EducationCEOReflectionTeaching Personal and Social ResponsibilityRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaSendo parte integrante e final do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), o Estágio Pedagógico (EP) tem como principal objetivo realizar uma experiência prática, durante um ano letivo, realizando todas as tarefas que estão inerentes às atividades desenvolvidas por um professor de Educação Física (EF).Posto isto, torna-se fundamental que o processo educativo associado ao EP possibilite a formação do professor, através da relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores. (Borssoi, 2008: 2).O relatório final de estágio consiste num documento onde é descrito o que foi realizado ao longo de todo o ano letivo, bem como as aprendizagens e conhecimentos adquiridos durante esta etapa tão importante, tratando-se assim, de um documento indispensável para a conclusão deste ciclo de estudos. Este relatório diz respeito ao estágio realizado no Centro Educativo dos Olivais, mais concretamente, junto da turma de Empregado de Restaurante e Bar (ERB) inserida no Regime Fechado.Seguindo as orientações do Guia de Estágio (2019) (in Prática Pedagógica Supervisionada III de Ribeiro-Silva et al., 2019), este relatório incorpora um conjunto de temas estruturados em três grandes capítulos: (I) Contextualização da Prática, no qual são expostas as expetativas iniciais e a caracterização do meio e contexto escolar; (II) Análise reflexiva da prática pedagógica que engloba três partes fundamentais: atividades de ensino-aprendizagem; atividades de organização e gestão escolar; projetos e parcerias educativas; (III) Aprofundamento do Tema Problema, no qual é apresentado um estudo de investigação-ação desenvolvido com a turma, com base no modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social.As the final part of the master’s degree in teaching of physical education, the teacher training aims to enable an experience at teaching. So, this is the time when the student in the role of teacher trainee, puts into to practice all the knowledge that has been acquired throughout the academic year and also throughout the degree. That said, it is essential that the educational process associated with Physical Education makes it possible to train the teacher, through the theory-practical relationship, knowledge of the work field, pedagogical and administrative knowledge, as well as knowledge of the organization of the school environment, among other factors" (Borssoi, 2008: 2).This report consists in a document that describe everything that has been done throughout the school year (2019/2020), as well as all the learning and knowledge acquired during this very important stage, and it is therefore an indispensable document for the completion of this cycle of studies. This report concerns the training course held at Centro Educativo dos Olivais.This document incorporates a set of themes structured in three major chapters: (I) Contextualization of the Practice, that describes the initial expectations and the characterization of the school environment and context are exposed; (II) Pedagogical Practice, which as divided in three fundamental parts: teaching-learning activities; organization and school management activities; educational projects and partnerships; (III) Deepening of the Problem Theme which in this case is focused in an action-research study developed with the class based on the model of teaching personal and social responsibility.2020-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96697http://hdl.handle.net/10316/96697TID:202809072porMendes, Rafael Filipe da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:01:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:53.849780Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.
INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS NEXT TO TO CLASS B3 - RESTAURANT AND BAR EMPLOYEE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2019/2020. The Teaching of Physical Education through the Personal and Social Responsibility model.
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.
Mendes, Rafael Filipe da Cunha
Estágio Pedagógico
Educação Física
CEO
Reflexão
Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social
Teacher Training
Physical Education
CEO
Reflection
Teaching Personal and Social Responsibility
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – empregado de restaurante e bar no ano letivo de 2019/2020 - o ensino da educação física através do modelo para o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social a alunos privados de liberdade.
author Mendes, Rafael Filipe da Cunha
author_facet Mendes, Rafael Filipe da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rafael Filipe da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
CEO
Reflexão
Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social
Teacher Training
Physical Education
CEO
Reflection
Teaching Personal and Social Responsibility
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
CEO
Reflexão
Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social
Teacher Training
Physical Education
CEO
Reflection
Teaching Personal and Social Responsibility
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96697
http://hdl.handle.net/10316/96697
TID:202809072
url http://hdl.handle.net/10316/96697
identifier_str_mv TID:202809072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134046650892288