A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rlec.4140 |
Resumo: | Este ensaio científico analisa e discute o conceito de interculturalidade ao longo da obra do músico Robert Plant, desde o começo da carreira até os dias atuais. Procuramos avançar na constituição do que denominamos “mainstream interseccional” e compreender o local da interculturalidade ao longo dos mais de 40 anos de carreira do cantor. Nosso principal questionamento é: quais os limites musicais de Plant, reconhecido por ser um dos principais roqueiros de todos os tempos e que sempre buscou dialogar com outros gêneros musicais e culturas? Para responder esta e outras questões decorrentes, nosso texto está baseado nos pressupostos teóricos comunicacionais de Muniz Sodré (2006, 2014) e nos preceitos pós-coloniais sobre interculturalidade de Néstor García Canclini (2005) e Homi K. Bhabha (1998/2014). Com base nas análises realizadas da obra de Plant, concluímos que a postura desafiadora de diálogos e atravessamentos do músico permanece até hoje, de forma cíclica e dialética, sendo a estrela-guia do artista, que não se contenta em ser somente mainstream, muito menos um mainstream estático, mas um artista imerso em diálogos culturais e sempre disposto a transpor barreiras mercadológicas. |
id |
RCAP_fbf09de9f60ee1b8c6bf046a6155cd9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/4140 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert PlantInterculturality in the Musical Work of Robert PlantVariaEste ensaio científico analisa e discute o conceito de interculturalidade ao longo da obra do músico Robert Plant, desde o começo da carreira até os dias atuais. Procuramos avançar na constituição do que denominamos “mainstream interseccional” e compreender o local da interculturalidade ao longo dos mais de 40 anos de carreira do cantor. Nosso principal questionamento é: quais os limites musicais de Plant, reconhecido por ser um dos principais roqueiros de todos os tempos e que sempre buscou dialogar com outros gêneros musicais e culturas? Para responder esta e outras questões decorrentes, nosso texto está baseado nos pressupostos teóricos comunicacionais de Muniz Sodré (2006, 2014) e nos preceitos pós-coloniais sobre interculturalidade de Néstor García Canclini (2005) e Homi K. Bhabha (1998/2014). Com base nas análises realizadas da obra de Plant, concluímos que a postura desafiadora de diálogos e atravessamentos do músico permanece até hoje, de forma cíclica e dialética, sendo a estrela-guia do artista, que não se contenta em ser somente mainstream, muito menos um mainstream estático, mas um artista imerso em diálogos culturais e sempre disposto a transpor barreiras mercadológicas.This scientific essay analyses and discusses the concept of interculturality across the work of the musician Robert Plant, from his early career to the present day. We seek to contribute to what we call the "intersectional mainstream" and to understand the locus of interculturality throughout the singer's 40-year career. Our main question is: what are the musical limits of Plant, who is recognised as one of the greatest rockers of all time and who has always sought dialogue with other musical genres and cultures? To answer this and other questions, we based our text on the theoretical communication assumptions of Muniz Sodré's (2006, 2014), and Néstor García Canclini's (2005) and Homi K. Bhabha's (1998/2014) postcolonial precepts on interculturality. Based on the analysis of Plant's work, we conclude that the musician's challenging approach of dialogues and intersections remains to this day, cyclical and dialectical, the guiding star of the artist, who is not content to be just mainstream, much less a static mainstream, but an artist immersed in cultural dialogues and always willing to transcend market barriers.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2023-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.4140por2183-08862184-0458Cruz, FábioCuri, Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-30T08:00:12Zoai:journals.uminho.pt:article/4140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:47.393136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant Interculturality in the Musical Work of Robert Plant |
title |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant |
spellingShingle |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant Cruz, Fábio Varia |
title_short |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant |
title_full |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant |
title_fullStr |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant |
title_full_unstemmed |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant |
title_sort |
A Interculturalidade na Obra Musical de Robert Plant |
author |
Cruz, Fábio |
author_facet |
Cruz, Fábio Curi, Guilherme |
author_role |
author |
author2 |
Curi, Guilherme |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Fábio Curi, Guilherme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varia |
topic |
Varia |
description |
Este ensaio científico analisa e discute o conceito de interculturalidade ao longo da obra do músico Robert Plant, desde o começo da carreira até os dias atuais. Procuramos avançar na constituição do que denominamos “mainstream interseccional” e compreender o local da interculturalidade ao longo dos mais de 40 anos de carreira do cantor. Nosso principal questionamento é: quais os limites musicais de Plant, reconhecido por ser um dos principais roqueiros de todos os tempos e que sempre buscou dialogar com outros gêneros musicais e culturas? Para responder esta e outras questões decorrentes, nosso texto está baseado nos pressupostos teóricos comunicacionais de Muniz Sodré (2006, 2014) e nos preceitos pós-coloniais sobre interculturalidade de Néstor García Canclini (2005) e Homi K. Bhabha (1998/2014). Com base nas análises realizadas da obra de Plant, concluímos que a postura desafiadora de diálogos e atravessamentos do músico permanece até hoje, de forma cíclica e dialética, sendo a estrela-guia do artista, que não se contenta em ser somente mainstream, muito menos um mainstream estático, mas um artista imerso em diálogos culturais e sempre disposto a transpor barreiras mercadológicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rlec.4140 |
url |
https://doi.org/10.21814/rlec.4140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0886 2184-0458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131685346869248 |