Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ruth
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro, Rui, Canhoto, Cristina, Paiva, Vitor H., Lopes, Isabel, Antunes, Carlos, Gonçalves, Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v3i1.14464
Resumo: A complexidade dos novos problemas com que a sociedade humana se confronta, resultantes do seu crescimento e rápida evolução científica e tecnológica, sobretudo registada nas últimas décadas, exige soluções inovadoras que necessariamente terão que ser geradas pela integração de conhecimentos de diferentes disciplinas. Neste contexto surgiu e sofreu um incremento significativo a investigação interdisciplinar, recentemente redefinida por van Rijnsoever e Hessels (2011) como “a colaboração entre cientistas de diferentes disciplinas com o objectivo de produzir conhecimento novo”. Associado ao termo interdisciplinaridade ocorrem ainda os termos multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, sendo a primeira focada no somatório da acção de especialistas de diferentes disciplinas, que com as suas teorias, competências, ideias e dados, trabalham em simultâneo e de forma isolada na resolução de um mesmo problema (Hammer e Söderqvist, 2001; Dillon, 2006), enquanto a transdisciplinaridade atravessa as fronteiras da ciência e representa a coordenação entre a ciência, a educação, a economia e as políticas, com um propósito social específico (Pohl, 2008). O elevado ênfase dado à investigação interdisciplinar e à formação de equipas interdisciplinares coloca um grande desafio ao sistema educativo assente sobretudo em currículos específicos (Dillon, 2006) e muitas vezes estanques, para cada uma das disciplinas que integram os diferentes níveis de ensino. Os formadores terão que ser capazes não apenas de comunicar e organizar conhecimento específico de cada disciplina, com base nos conhecimentos prévios e experiências dos seus estudantes, assim como de os conduzir a percursos que exijam a integração dos conhecimentos emanados das diferentes disciplinas, e a sua aplicação criativa na resolução de problemas sociais complexos. Um passo crucial para que este objectivo possa ser alcançado consiste em confrontar os alunos da formação pós-graduada (dos cursos de formação de professores) com percursos interdisciplinares diversos, conduzindo-os posteriormente a construírem percursos exemplificativos. Este exercício foi realizado na Universidade de Coimbra, com alunos da disciplina de Análise de Desenvolvimento Curricular, do Programa de Doutoramento em Ensino das Ciências, ao qual se dedicou este número especial da Revista CAPTAR. Para o efeito foram convidados investigadores/professores da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro, envolvidos em projectos/áreas de investigação com uma forte componente interdisciplinar e relacionados com temas como por exemplo a nanoecotoxicologia, o impacto de alterações climáticas em pequenos ribeiros de água doce, ou a análise de isótopos estáveis em estudos de ecologia. Após as apresentações os estudantes foram convidados a serem criativos e a conceberem e publicarem os seus percursos interdisciplinares na Revista CAPTAR. Deste modo foi dada a oportunidade aos estudantes de se iniciarem na comunicação em ciência e na revisão por pares que a caracteriza. Com este exercício demonstrou-se que é possível dar pequenos contributos para promover a interdisciplinaridade ao nível do ensino graduado de uma forma relativamente simples, apesar do currículo disciplinar das formações. Uma palavra especial de agradecimento aos investigadores/professores que, para além da sua apresentação aos estudantes, prepararam o respectivo resumo que se partilha neste número da CAPTAR, antes das contribuições elaboradas pelos estudantes.
id RCAP_fbf6bc6cddcae967eaeb4b9ac878ff1c
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/14464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de CoimbraA complexidade dos novos problemas com que a sociedade humana se confronta, resultantes do seu crescimento e rápida evolução científica e tecnológica, sobretudo registada nas últimas décadas, exige soluções inovadoras que necessariamente terão que ser geradas pela integração de conhecimentos de diferentes disciplinas. Neste contexto surgiu e sofreu um incremento significativo a investigação interdisciplinar, recentemente redefinida por van Rijnsoever e Hessels (2011) como “a colaboração entre cientistas de diferentes disciplinas com o objectivo de produzir conhecimento novo”. Associado ao termo interdisciplinaridade ocorrem ainda os termos multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, sendo a primeira focada no somatório da acção de especialistas de diferentes disciplinas, que com as suas teorias, competências, ideias e dados, trabalham em simultâneo e de forma isolada na resolução de um mesmo problema (Hammer e Söderqvist, 2001; Dillon, 2006), enquanto a transdisciplinaridade atravessa as fronteiras da ciência e representa a coordenação entre a ciência, a educação, a economia e as políticas, com um propósito social específico (Pohl, 2008). O elevado ênfase dado à investigação interdisciplinar e à formação de equipas interdisciplinares coloca um grande desafio ao sistema educativo assente sobretudo em currículos específicos (Dillon, 2006) e muitas vezes estanques, para cada uma das disciplinas que integram os diferentes níveis de ensino. Os formadores terão que ser capazes não apenas de comunicar e organizar conhecimento específico de cada disciplina, com base nos conhecimentos prévios e experiências dos seus estudantes, assim como de os conduzir a percursos que exijam a integração dos conhecimentos emanados das diferentes disciplinas, e a sua aplicação criativa na resolução de problemas sociais complexos. Um passo crucial para que este objectivo possa ser alcançado consiste em confrontar os alunos da formação pós-graduada (dos cursos de formação de professores) com percursos interdisciplinares diversos, conduzindo-os posteriormente a construírem percursos exemplificativos. Este exercício foi realizado na Universidade de Coimbra, com alunos da disciplina de Análise de Desenvolvimento Curricular, do Programa de Doutoramento em Ensino das Ciências, ao qual se dedicou este número especial da Revista CAPTAR. Para o efeito foram convidados investigadores/professores da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro, envolvidos em projectos/áreas de investigação com uma forte componente interdisciplinar e relacionados com temas como por exemplo a nanoecotoxicologia, o impacto de alterações climáticas em pequenos ribeiros de água doce, ou a análise de isótopos estáveis em estudos de ecologia. Após as apresentações os estudantes foram convidados a serem criativos e a conceberem e publicarem os seus percursos interdisciplinares na Revista CAPTAR. Deste modo foi dada a oportunidade aos estudantes de se iniciarem na comunicação em ciência e na revisão por pares que a caracteriza. Com este exercício demonstrou-se que é possível dar pequenos contributos para promover a interdisciplinaridade ao nível do ensino graduado de uma forma relativamente simples, apesar do currículo disciplinar das formações. Uma palavra especial de agradecimento aos investigadores/professores que, para além da sua apresentação aos estudantes, prepararam o respectivo resumo que se partilha neste número da CAPTAR, antes das contribuições elaboradas pelos estudantes.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2011-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v3i1.14464oai:proa.ua.pt:article/14464Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 3 No 1 (2011); I-XXRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 3 n.º 1 (2011); I-XX1647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14464https://doi.org/10.34624/captar.v3i1.14464https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14464/9886https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, RuthRibeiro, RuiCanhoto, CristinaPaiva, Vitor H.Lopes, IsabelAntunes, CarlosGonçalves, Alexandra2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/14464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:30.682232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra
title Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra
spellingShingle Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra
Pereira, Ruth
title_short Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra
title_full Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra
title_fullStr Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra
title_full_unstemmed Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra
title_sort Capítulo especial: percursos interdisciplinares: Programa de Doutoramento em Ciências, Universidade de Coimbra
author Pereira, Ruth
author_facet Pereira, Ruth
Ribeiro, Rui
Canhoto, Cristina
Paiva, Vitor H.
Lopes, Isabel
Antunes, Carlos
Gonçalves, Alexandra
author_role author
author2 Ribeiro, Rui
Canhoto, Cristina
Paiva, Vitor H.
Lopes, Isabel
Antunes, Carlos
Gonçalves, Alexandra
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ruth
Ribeiro, Rui
Canhoto, Cristina
Paiva, Vitor H.
Lopes, Isabel
Antunes, Carlos
Gonçalves, Alexandra
description A complexidade dos novos problemas com que a sociedade humana se confronta, resultantes do seu crescimento e rápida evolução científica e tecnológica, sobretudo registada nas últimas décadas, exige soluções inovadoras que necessariamente terão que ser geradas pela integração de conhecimentos de diferentes disciplinas. Neste contexto surgiu e sofreu um incremento significativo a investigação interdisciplinar, recentemente redefinida por van Rijnsoever e Hessels (2011) como “a colaboração entre cientistas de diferentes disciplinas com o objectivo de produzir conhecimento novo”. Associado ao termo interdisciplinaridade ocorrem ainda os termos multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, sendo a primeira focada no somatório da acção de especialistas de diferentes disciplinas, que com as suas teorias, competências, ideias e dados, trabalham em simultâneo e de forma isolada na resolução de um mesmo problema (Hammer e Söderqvist, 2001; Dillon, 2006), enquanto a transdisciplinaridade atravessa as fronteiras da ciência e representa a coordenação entre a ciência, a educação, a economia e as políticas, com um propósito social específico (Pohl, 2008). O elevado ênfase dado à investigação interdisciplinar e à formação de equipas interdisciplinares coloca um grande desafio ao sistema educativo assente sobretudo em currículos específicos (Dillon, 2006) e muitas vezes estanques, para cada uma das disciplinas que integram os diferentes níveis de ensino. Os formadores terão que ser capazes não apenas de comunicar e organizar conhecimento específico de cada disciplina, com base nos conhecimentos prévios e experiências dos seus estudantes, assim como de os conduzir a percursos que exijam a integração dos conhecimentos emanados das diferentes disciplinas, e a sua aplicação criativa na resolução de problemas sociais complexos. Um passo crucial para que este objectivo possa ser alcançado consiste em confrontar os alunos da formação pós-graduada (dos cursos de formação de professores) com percursos interdisciplinares diversos, conduzindo-os posteriormente a construírem percursos exemplificativos. Este exercício foi realizado na Universidade de Coimbra, com alunos da disciplina de Análise de Desenvolvimento Curricular, do Programa de Doutoramento em Ensino das Ciências, ao qual se dedicou este número especial da Revista CAPTAR. Para o efeito foram convidados investigadores/professores da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro, envolvidos em projectos/áreas de investigação com uma forte componente interdisciplinar e relacionados com temas como por exemplo a nanoecotoxicologia, o impacto de alterações climáticas em pequenos ribeiros de água doce, ou a análise de isótopos estáveis em estudos de ecologia. Após as apresentações os estudantes foram convidados a serem criativos e a conceberem e publicarem os seus percursos interdisciplinares na Revista CAPTAR. Deste modo foi dada a oportunidade aos estudantes de se iniciarem na comunicação em ciência e na revisão por pares que a caracteriza. Com este exercício demonstrou-se que é possível dar pequenos contributos para promover a interdisciplinaridade ao nível do ensino graduado de uma forma relativamente simples, apesar do currículo disciplinar das formações. Uma palavra especial de agradecimento aos investigadores/professores que, para além da sua apresentação aos estudantes, prepararam o respectivo resumo que se partilha neste número da CAPTAR, antes das contribuições elaboradas pelos estudantes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v3i1.14464
oai:proa.ua.pt:article/14464
url https://doi.org/10.34624/captar.v3i1.14464
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/14464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14464
https://doi.org/10.34624/captar.v3i1.14464
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/14464/9886
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 3 No 1 (2011); I-XX
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 3 n.º 1 (2011); I-XX
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875664076800