Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cravo, Rita Isabel de Sousa Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8237
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_fbf899f77db566dd6831c6f7da004a54
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8237
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de InfânciaJardim de infânciaCompetências sociaisInteraçãoCriançaPrática profissional supervisionadaKindergartenSocial skillsInteractionChildrenSupervised professional practiceRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório, de caráter crítico e reflexivo, traduz o culminar do processo vivenciado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS) em contexto de Jardim de Infância (JI) do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE). Para retratar este percurso, este relatório contempla a caracterização do contexto onde desenvolvi a minha prática, a análise da ação, bem como a investigação que realizei em torno da problemática que considerei significativa face ao grupo. Sabendo que o trajeto de vida de um indivíduo acontece em contacto com o outro e, que estas crianças estavam no início dessa caminhada, surgiram algumas inquietudes sobre os seus comportamentos em momentos de interação social e a dificuldade da equipa em geri-los. Propus-me, então, a refletir sobre a importância das competências sociais em JI e a olhar para o meu papel, enquanto (futura) educadora de infância de forma mais ponderada e a refletir sobre o que considero ser essencial proporcionar às crianças com as quais me cruzarei. Assim, o relatório reflete a problemática “Entre o ser e o saber: A importância das competências socias no Jardim de Infância”, através da qual reflito sobre as competências sociais em JI, a sua importância e o papel do educador no desenvolvimento das mesmas. Para dar resposta às minhas inquietações, realizei uma Investigação-Ação em que recorri a diferentes técnicas de recolha de dados: a observação direta da ação desenvolvida durante a PPS, em termos gerais, e das estratégias utilizadas para a gestão das dinâmicas de grupo, em particular, dois inquéritos por questionário realizados à Educadora Cooperante (EC) e a consulta documental. Através da triangulação dos dados reunidos, foi possível compreender que as competências sociais detêm um papel fundamental em contexto de sala de atividades pois permitem apoiar a criança no estabelecimento das suas interações sociais. Para isso o educador deve apropriar-se de um conjunto de estratégias e adequá-las permanentemente dado que estas nem sempre têm os mesmos resultados ao longo do tempo e podem, também, não resultar com outros grupos de crianças. O trabalho desenvolvido permitiu ainda constatar que o papel do educador passa por dar as bases essenciais ao futuro da criança, ajudando-a a experienciar estas competências sociais na interação com o outro, para a ajudar a tornar-se um cidadão do futuro. Ao estar emersa num processo de reflexão contínuo sobre a minha ação, refletindo sobre o meu futuro profissional, no presente relatório apresento ainda uma reflexão crítica sobre a (re)construção da minha identidade profissional.ABSTRACT This critical and reflective report reflects my Supervised Professional Practice in the kindergarten of my master degree in preschool education. This report contemplates the context characterization where I developed my practice, the analysis of the action, as well as the research I developed around the problematic I considered significant to the group. Knowing that the life path of an individual happens in contact with other, and these children were at the beginning of that path, some concerns emerged about their behavior during social interaction and the team’s difficulty on managing it. In this way, I proposed myself to reflect about the social skills in the kindergarten and also my role as an intern and kindergarten teacher. In that way, the report reflects the problematic "Between being and knowing: The importance of social skills in kindergarten", through which I reflect the social skills in kindergarten, its importance and the educator’s role in its development. In order to answer my concerns, I made an Action-Investigation in which I used different techniques to collect data: direct observation of the developed action during the SPP, in general terms, and the strategies used to manage group dynamics, in particular, two inquiries by questionnaires to the Cooperative Educator and documentary consultation. Through the triangulation of the collected data, it was possible to understand that the social skills play a fundamental role in the activities room because it allows supporting the child on the establishment of their social interactions. In order to do that, the educator must gather strategies and adapt them permanently as they don’t always have the same results over time and may not work with other groups of children. The work developed also presented that the educator’s role is to provide essential basis for the child’s future, helping them experiencing these social skills in interaction with each other, in order to help them becoming future’s citizen. Lastly, due to my reflective process during my Supervised Professional Practice I will present the (re)construction of my professional identity.Friães, RitaRCIPLCravo, Rita Isabel de Sousa Pereira2018-03-13T11:11:11Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8237TID:201828936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8237Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:02.070604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância
title Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância
spellingShingle Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância
Cravo, Rita Isabel de Sousa Pereira
Jardim de infância
Competências sociais
Interação
Criança
Prática profissional supervisionada
Kindergarten
Social skills
Interaction
Children
Supervised professional practice
title_short Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância
title_full Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância
title_fullStr Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância
title_full_unstemmed Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância
title_sort Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância
author Cravo, Rita Isabel de Sousa Pereira
author_facet Cravo, Rita Isabel de Sousa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cravo, Rita Isabel de Sousa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Competências sociais
Interação
Criança
Prática profissional supervisionada
Kindergarten
Social skills
Interaction
Children
Supervised professional practice
topic Jardim de infância
Competências sociais
Interação
Criança
Prática profissional supervisionada
Kindergarten
Social skills
Interaction
Children
Supervised professional practice
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-03-13T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8237
TID:201828936
url http://hdl.handle.net/10400.21/8237
identifier_str_mv TID:201828936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133431654776832