A empresarialização da sociedade sob a influência da racionalidade da gestão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2074 |
Resumo: | Fruto da hegemonia da esfera económica e do poder simbólico da actividade empresarial na contemporaneidade, decorre o fenómeno da empresarialização, com a sociedade a pensar-se cada vez mais como uma empresa e com diversas funções sociais a resvalarem para a tutela privada, sob os desígnios teóricos e ideológicos da gestão e das suas ferramentas. Este texto reflecte sociologicamente sobre as características da gestão, como disciplina, e da reengenharia, como ferramenta da gestão, tendo em vista expor os limites da racionalidade que ambas expressam nas acções que empreendem, bem como os mecanismos ideológicos que orientam as representações empresariais contemporâneas. |
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A empresarialização da sociedade sob a influência da racionalidade da gestãoEmpresarializaçãoSociedadeGestãoReengenhariaIdeologiaCorporatizationSocietyManagementReengineeringIdeology.Faculdade de Ciências SociaisFruto da hegemonia da esfera económica e do poder simbólico da actividade empresarial na contemporaneidade, decorre o fenómeno da empresarialização, com a sociedade a pensar-se cada vez mais como uma empresa e com diversas funções sociais a resvalarem para a tutela privada, sob os desígnios teóricos e ideológicos da gestão e das suas ferramentas. Este texto reflecte sociologicamente sobre as características da gestão, como disciplina, e da reengenharia, como ferramenta da gestão, tendo em vista expor os limites da racionalidade que ambas expressam nas acções que empreendem, bem como os mecanismos ideológicos que orientam as representações empresariais contemporâneas.Following the symbolic and economic hegemony of firm’s activity, there’s the phenomenon of corporatization. Society is increasingly regarded as a firm with diverse social functions transferred to the private tutelage, under the theoretical and ideological intentions of management and its tools. This paper reflects on the sociological characteristics of the management and reengineering, in order to expose the limits of rationality that both express, as well as the ideological representations that guide business nowadays.Universidade do Porto, Faculdade de LetrasDigitUMaRodrigues, Ricardo Fabrício2018-08-13T10:28:35Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2074porRicardo Fabrício Rodrigues – A empresarialização da sociedade sob a influência da racionalidade da gestão. Revista da Faculdade de Letras do Porto. Série Sociologia, Vol. XXI, 2011, pág. 233-2550872-3419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:50.625083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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