Aplicação dos sistemas de custeio TDABC e ABC: estudo de caso numa empresa da indústria gráfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7350 |
Resumo: | A Indústria Gráfica tem sido pressionada, pelo mercado cada vez mais competitivo, para baixar os preços. A GamaGraf, a empresa na qual foi realizado este estudo de caso, deparou-se com uma redução nos lucros, consequência do aumento da exigência dos clientes tanto ao nível das características específicas das encomendas como ao nível do preço do produto. O sistema de custeio orçamentado, atualmente utilizado pela GamaGraf, não fornece informação fiável sobre o custo das encomendas. Contudo, a GamaGraf utiliza este custo para propostas de pricing, suportando decisões quanto à aceitação ou rejeição da produção das encomendas. Uma das consequências possíveis da ausência de fiabilidade da informação, é a GamaGraf aceitar encomendas que geram prejuízo, ou recusar outras que gerariam valor para a empresa. Por isso, este projeto tem como objetivo definir um modelo de custeio fiável, que permita suportar as decisões de pricing e analisar a rentabilidade das encomendas. O trabalho desenvolvido permitiu concluir que o modelo Time-Driven Activity-Based Costing não é adequado à GramaGraf, dado tratar-se de uma empresa de produção por encomenda, não sendo possível estandardizar o processo de produção, devido à diversidade de produtos e de atividades desempenhadas na GamaGraf. A lista de produtos é extensa e crescente pois cada encomenda é única e exige acabamentos próprios. Para ultrapassar a não adequação do TDABC, foi definido um sistema Activity Based Costing. Este sistema permitiu definir um modelo de custeio para as encomendas com vista a apoiar as decisões de pricing e analisar as rentabilidades das encomendas. Adicionalmente, o Activity Based Costing proporcionou uma visão detalhada da organização, realçando as atividades sobrevalorizadas e subvalorizadas. |
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Aplicação dos sistemas de custeio TDABC e ABC: estudo de caso numa empresa da indústria gráficaModelo de custeio de produtosABCTDABCIndústria gráficaProduct costing modelPrinting IndustryA Indústria Gráfica tem sido pressionada, pelo mercado cada vez mais competitivo, para baixar os preços. A GamaGraf, a empresa na qual foi realizado este estudo de caso, deparou-se com uma redução nos lucros, consequência do aumento da exigência dos clientes tanto ao nível das características específicas das encomendas como ao nível do preço do produto. O sistema de custeio orçamentado, atualmente utilizado pela GamaGraf, não fornece informação fiável sobre o custo das encomendas. Contudo, a GamaGraf utiliza este custo para propostas de pricing, suportando decisões quanto à aceitação ou rejeição da produção das encomendas. Uma das consequências possíveis da ausência de fiabilidade da informação, é a GamaGraf aceitar encomendas que geram prejuízo, ou recusar outras que gerariam valor para a empresa. Por isso, este projeto tem como objetivo definir um modelo de custeio fiável, que permita suportar as decisões de pricing e analisar a rentabilidade das encomendas. O trabalho desenvolvido permitiu concluir que o modelo Time-Driven Activity-Based Costing não é adequado à GramaGraf, dado tratar-se de uma empresa de produção por encomenda, não sendo possível estandardizar o processo de produção, devido à diversidade de produtos e de atividades desempenhadas na GamaGraf. A lista de produtos é extensa e crescente pois cada encomenda é única e exige acabamentos próprios. Para ultrapassar a não adequação do TDABC, foi definido um sistema Activity Based Costing. Este sistema permitiu definir um modelo de custeio para as encomendas com vista a apoiar as decisões de pricing e analisar as rentabilidades das encomendas. Adicionalmente, o Activity Based Costing proporcionou uma visão detalhada da organização, realçando as atividades sobrevalorizadas e subvalorizadas.The Printing Industry has been under pressure, by the increasingly competitive market, to lower prices. GamaGraf, the organization where this case study took place, faced income reduction due to an increased customer demand regarding to specific order features and product price. The costing system, used by GamaGraf nowadays, does not provide a reliable information on the order costing. However, GamaGraf uses this cost to establish price for proposed orders, which supports decision-making regarding to acceptance or denial of order production. One of the possible consequences of lack of reliable information, is GamaGraf accept orders which origin losses or refuse orders which would provide revenues. For that reason this project aims to define a reliable costing system allowing support pricing decision-making and profitability analysis. The developed work allowed concluding that Time-Driven Activity-Based Costing model is not proper for GamaGraf, since this company uses make-to-order production, taking into account that it is not possible to standardize the GamaGraf´s production process due to order and activity diversities. The growing product list is wide because every order is unique and demands specific workmanship. Towards surpass the TDABC inadequacy, an Activity Based Costing model was defined. This system enabled the definition of an order costing model to support pricing decisions and analyse the orders profitability. Likewise, Activity Based Costing provided a detailed vision on organization and pointed out the overvalued and undervalued activities.2014-05-23T09:25:52Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7350porSilva, Natália Yanitska dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:24:37Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:11.436917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Indústria Gráfica tem sido pressionada, pelo mercado cada vez mais competitivo, para baixar os preços. A GamaGraf, a empresa na qual foi realizado este estudo de caso, deparou-se com uma redução nos lucros, consequência do aumento da exigência dos clientes tanto ao nível das características específicas das encomendas como ao nível do preço do produto. O sistema de custeio orçamentado, atualmente utilizado pela GamaGraf, não fornece informação fiável sobre o custo das encomendas. Contudo, a GamaGraf utiliza este custo para propostas de pricing, suportando decisões quanto à aceitação ou rejeição da produção das encomendas. Uma das consequências possíveis da ausência de fiabilidade da informação, é a GamaGraf aceitar encomendas que geram prejuízo, ou recusar outras que gerariam valor para a empresa. Por isso, este projeto tem como objetivo definir um modelo de custeio fiável, que permita suportar as decisões de pricing e analisar a rentabilidade das encomendas. O trabalho desenvolvido permitiu concluir que o modelo Time-Driven Activity-Based Costing não é adequado à GramaGraf, dado tratar-se de uma empresa de produção por encomenda, não sendo possível estandardizar o processo de produção, devido à diversidade de produtos e de atividades desempenhadas na GamaGraf. A lista de produtos é extensa e crescente pois cada encomenda é única e exige acabamentos próprios. Para ultrapassar a não adequação do TDABC, foi definido um sistema Activity Based Costing. Este sistema permitiu definir um modelo de custeio para as encomendas com vista a apoiar as decisões de pricing e analisar as rentabilidades das encomendas. Adicionalmente, o Activity Based Costing proporcionou uma visão detalhada da organização, realçando as atividades sobrevalorizadas e subvalorizadas. |
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