Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16284 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau mestre, patenteia o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida em ambos os níveis educativos, Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, impulsionou vários conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que fundamentaram a ação simultaneamente com as especificidades de cada contexto. Assim, é exposta uma análise reflexiva da prática, que articula os saberes teóricos e legais que sustentaram a ação. A reflexão sobre a ação em díade e com a colaboração das docentes cooperantes e das supervisoras institucionais favoreceram o desenvolvimento do perfil duplo – ser Educador e Professor - bem como o aperfeiçoamento da prática de um ponto de vista crítico, reflexivo e inovador, considerando o progresso equilibrado da criança. Tendo em vista o papel reflexivo e indagador considerado neste processo formativo inicial, destaca-se a metodologia de investigação-ação projetada transversalmente com estratégias de observação, planificação, ação e reflexão. A metodologia referida promoveu o desenvolvimento de práticas construtivistas, que viabilizassem aprendizagens significativas focalizadas na criança, valorizando os seus interesses e necessidades. A Prática Educativa Supervisionada contribuiu substancialmente para o crescimento da mestranda, na construção de um perfil pessoal e profissional que prestigie a formação ao longo da vida. |
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Relatório de EstágioPrática EducativaEducaçãoCriançasPerfil duploInvestigação-AçãoEducational PracticeEducationChildrenDouble-ProfileResearch-ActionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau mestre, patenteia o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida em ambos os níveis educativos, Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, impulsionou vários conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que fundamentaram a ação simultaneamente com as especificidades de cada contexto. Assim, é exposta uma análise reflexiva da prática, que articula os saberes teóricos e legais que sustentaram a ação. A reflexão sobre a ação em díade e com a colaboração das docentes cooperantes e das supervisoras institucionais favoreceram o desenvolvimento do perfil duplo – ser Educador e Professor - bem como o aperfeiçoamento da prática de um ponto de vista crítico, reflexivo e inovador, considerando o progresso equilibrado da criança. Tendo em vista o papel reflexivo e indagador considerado neste processo formativo inicial, destaca-se a metodologia de investigação-ação projetada transversalmente com estratégias de observação, planificação, ação e reflexão. A metodologia referida promoveu o desenvolvimento de práticas construtivistas, que viabilizassem aprendizagens significativas focalizadas na criança, valorizando os seus interesses e necessidades. A Prática Educativa Supervisionada contribuiu substancialmente para o crescimento da mestranda, na construção de um perfil pessoal e profissional que prestigie a formação ao longo da vida.This internship report, a partial requirement for obtaining a master's degree, demonstrates the professional development path of the master's student, within the scope of the Supervised Educational Practice curricular unit that integrates the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of the Basic education. The practice developed at both educational levels, Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, boosted various scientific, pedagogical and didactic knowledge that supported the action simultaneously with the specificities of each context. Such that, reflexive analysis of the practice is exposed, which articulates the theoretical and legal knowledge that supported the action. The reflection on the action in partnership and with the collaboration of the cooperating teachers and institutional supervisors favored the development of the double profile - being Educator and Teacher - as well as the improvement of the practice from a critical, reflective and innovative point of view, considering the progress child's balance. Given the reflective and inquiring role considered in this initial formative process, the research-action methodology designed transversely with observation, planning, action and reflection strategies stands out. The referred methodology promoted the development of constructivist practices, which enabled significant learning focused on the child, valuing his interests and needs. The Supervised Educational Practice contributed substantially to the growth of the master's student, in the construction of a personal and professional profile that honors lifelong training.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Patrícia Alves2020-09-23T13:01:15Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16284TID:202698521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:03:02Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:58.643408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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