Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16284
Resumo: O presente relatório de estágio, requisito parcial para a obtenção do grau mestre, patenteia o percurso de desenvolvimento profissional da mestranda, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática desenvolvida em ambos os níveis educativos, Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, impulsionou vários conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que fundamentaram a ação simultaneamente com as especificidades de cada contexto. Assim, é exposta uma análise reflexiva da prática, que articula os saberes teóricos e legais que sustentaram a ação. A reflexão sobre a ação em díade e com a colaboração das docentes cooperantes e das supervisoras institucionais favoreceram o desenvolvimento do perfil duplo – ser Educador e Professor - bem como o aperfeiçoamento da prática de um ponto de vista crítico, reflexivo e inovador, considerando o progresso equilibrado da criança. Tendo em vista o papel reflexivo e indagador considerado neste processo formativo inicial, destaca-se a metodologia de investigação-ação projetada transversalmente com estratégias de observação, planificação, ação e reflexão. A metodologia referida promoveu o desenvolvimento de práticas construtivistas, que viabilizassem aprendizagens significativas focalizadas na criança, valorizando os seus interesses e necessidades. A Prática Educativa Supervisionada contribuiu substancialmente para o crescimento da mestranda, na construção de um perfil pessoal e profissional que prestigie a formação ao longo da vida.
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