O papel mediador da regulação emocional na relação entre vinculação e solidão emocional e social na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Beatriz Gomes Fouto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9561
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.
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spelling O papel mediador da regulação emocional na relação entre vinculação e solidão emocional e social na adolescênciaVinculaçãoRegulação emocionalSolidão social e emocionalAdolescênciaAttachmentEmotional regulationSocial and emotional lonelinessAdolescenceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Psicologia na especialidade de Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento.A literatura atual enfatiza a importância do estabelecimento de relações de vinculação de base segura, para o desenvolvimento de habilidades mais adaptativas de regulação emocional e, em concomitância, a aquisição de competências sociais que impeçam a emergência de sentimentos de solidão social e emocional. Por conseguinte, o objetivo central do presente estudo é examinar o papel mediador da regulação emocional, na relação entre a vinculação e solidão social e emocional na família e no grupo de pares, de adolescentes portugueses que frequentam o ensino secundário. A par disto, torna-se pertinente expandir o conhecimento atual às representações de vinculação do adolescente e conceptualizar a solidão como um construto multidimensional. A amostra compreendeu 100 adolescentes, sendo que 47 são do sexo feminino e 53 do sexo masculino. A média de idades corresponde a 16,67 e o desvio padrão a 1,064. Os instrumentos utilizados foram o Adolescent Script Assessment (ASA) para avaliar a qualidade da vinculação, o Relational Provisions Loneliness Questionnaire (RPLQ) para avaliar a solidão social e emocional na família e no grupo de pares e o Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) e Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA) para avaliar a regulação emocional. Os resultados demonstraram que o script de vinculação é preditor direto da supressão (β = -.41, p<.001), mas não da reavaliação cognitiva (β = -.05, p>.05). Para além disso, o script de vinculação é preditor direto da solidão na família (β = .33, p<.001), mas não da solidão com os pares (β = .004, p>.05). No entanto, os resultados reivindicam para uma mediação total entre a qualidade da vinculação, supressão e solidão com os pares. Desta forma, os jovens que apresentam valores mais baixos na qualidade da vinculação e mais supressão, dispõem de valores mais elevados de solidão com os pares.ABSTRACT: Current literature emphasizes the importance of establishing secure attachment relationships for the development of more adaptive emotional regulation skills and, at the same time, the acquisition of social skills that prevent feelings of social and emotional loneliness from emerging. Therefore, the central aim of this study is to examine the mediating role of emotional regulation in the relationship between attachment and social and emotional loneliness in the family and peer group of Portuguese adolescents attending secondary school. At the same time, it is pertinent to expand current knowledge on adolescents' representations of attachment and to conceptualize loneliness as a multidimensional construct. The sample comprised 100 adolescents, 47 of whom were female and 53 male. The average age was 16.67 and the standard deviation was 1.064. The instruments used were the Adolescent Script Assessment (ASA) to assess the quality of attachment, the Relational Provisions Loneliness Questionnaire (RPLQ) to assess social and emotional loneliness in the family and peer group and the Emotion Regulation Index for Children and Adolescents (ERICA) and Emotion Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA) to assess emotional regulation. The results showed that the attachment script is a direct predictor of suppression (β = -.41, p<.001), but not of cognitive reappraisal (β = -.05, p>.05). Furthermore, the attachment script is a direct predictor of loneliness in the family (β = .33, p<.001), but not of loneliness with peers (β = .004, p>.05). However, the results suggest a total mediation between the quality of attachment, suppression, and loneliness with peers. Thus, young people who have lower values for quality of attachment and more suppression have higher values for loneliness with peers.Veríssimo, ManuelaRepositório do ISPAPacheco, Beatriz Gomes Fouto2024-02-07T16:37:51Z2023-11-272023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9561TID:203440978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T02:16:00Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:42.591496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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