O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, António
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.18055/Finis18769
Resumo: Este ensaio põe em causa as políticas portuguesas de apoio ao crescimento do turismo e às grandes infraestruturas de transportes que tornam por sua vez o crescimento continuado da economia viável. O aeroporto de Lisboa é apresentado como exemplo. O ensaio utiliza para esse efeito uma metodologia hipotético-dedutiva construída em redor do conceito de imotilidade, definido como a possibilidade de não viajar como bem coletivo a ser cultivado pelas políticas públicas. O ensaio começa por demonstrar que – apesar de estarem associadas a importantes vantagens económicas – as políticas de apoio ao turismo e mobilidade intensivos são problemáticas de um ponto de vista da sustentabilidade, bem-estar social e resiliência. Demonstra depois que o debate em Portugal sobre turismo e a mobilidade está a ser desqualificado de um ponto de vista democrático, uma vez que alternativas possíveis estão a ser postas de parte sem a devida reflexão e aprovação coletiva. É assim proposto como urgente um debate inclusivo de larga escala sobre que futuro a sociedade portuguesa deseja para si mesma, considerando explicitamente que acessibilidades, competências, significados simbólicos e condições materiais devem ser promovidos.
id RCAP_fc34e37891c5ee19df2c9dabdd7ac794
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18769
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOAComentário de AutorEste ensaio põe em causa as políticas portuguesas de apoio ao crescimento do turismo e às grandes infraestruturas de transportes que tornam por sua vez o crescimento continuado da economia viável. O aeroporto de Lisboa é apresentado como exemplo. O ensaio utiliza para esse efeito uma metodologia hipotético-dedutiva construída em redor do conceito de imotilidade, definido como a possibilidade de não viajar como bem coletivo a ser cultivado pelas políticas públicas. O ensaio começa por demonstrar que – apesar de estarem associadas a importantes vantagens económicas – as políticas de apoio ao turismo e mobilidade intensivos são problemáticas de um ponto de vista da sustentabilidade, bem-estar social e resiliência. Demonstra depois que o debate em Portugal sobre turismo e a mobilidade está a ser desqualificado de um ponto de vista democrático, uma vez que alternativas possíveis estão a ser postas de parte sem a devida reflexão e aprovação coletiva. É assim proposto como urgente um debate inclusivo de larga escala sobre que futuro a sociedade portuguesa deseja para si mesma, considerando explicitamente que acessibilidades, competências, significados simbólicos e condições materiais devem ser promovidos.MOBILITY AND TOURISM GROWTH IN PORTUGAL: SOLUTION OR PROBLEM? THE CASE OF THE NEW LISBON AIRPORT. This essay challenges contemporary Portuguese policies aimed at promoting tourism growth and the development of large transport infrastructures that make continuous economic growth possible. It considers the new Lisbon airport as an example. It uses a hypothetic-deductive methodological approach based on the concept of immotility to deliver its argument. Immotility is defined as the possibility of not travelling as a common good to be endorsed by public policies. The essay begins by demonstrating that – even though they are associated with important economic benefits – policies aimed at promoting intensive tourism and mobility are problematic in terms of sustainability, well-being and resilience. After this, the essay argues that the Portuguese debate about tourism and mobility is undemocratic as possible alternatives are being excluded without the necessary collective reflection and approval. It is therefore considered urgent to open an inclusive large-scale debate about which future Portuguese society wants to pursue, while explicitly addressing which accessibilities, skills, symbolic meanings, and material conditions should be promoted.MOBILITÉ ET CROISSANCE TOURISTIQUE AU PORTUGAL : SOLUTION OU PROBLÈME? LE CAS DU NOUVEL AÉROPORT DE LISBONNE. Cet essai conteste les politiques portugaises contemporaines visant à promouvoir la croissance du tourisme et le développement de grandes infrastructures de transport qui permettent une croissance économique continue. Il considère le nouvel aéroport de Lisbonne comme un exemple. Il utilise une approche méthodologique hypothétique-déductive basée sur le concept d'immotilité. L'immotilité est définie comme la possibilité de ne pas voyager comme un bien commun à cultiver par les politiques publiques. L'essai commence par démontrer que - même si elles sont associées à d'importantes avantages économiques - les politiques visant à promouvoir le tourisme intensif et la mobilité sont problématiques en termes de durabilité, de bien-être et de résilience. Il démontre ensuite que le débat au Portugal sur le tourisme et la mobilité est disqualifié d'un point de vue démocratique, car les alternatives possibles sont écartées sans considération et approbation collective. Il est donc proposé comme urgent un débat inclusif à grande échelle sur quel future la société portugaise veut pour elle-même, considérant explicitement quelles accessibilités, compétences, significations symboliques et conditions matérielles devraient être promues.Centro de Estudos Geográficos2020-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.18055/Finis18769por2182-29050430-5027Ferreira, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:40:03Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:12:52.546160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
title O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
spellingShingle O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
Ferreira, António
Comentário de Autor
title_short O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
title_full O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
title_fullStr O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
title_full_unstemmed O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
title_sort O CRESCIMENTO DA MOBILIDADE E TURISMO EM PORTUGAL SOLUÇÃO OU PROBLEMA? O CASO DO NOVO AEROPORTO DE LISBOA
author Ferreira, António
author_facet Ferreira, António
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, António
dc.subject.por.fl_str_mv Comentário de Autor
topic Comentário de Autor
description Este ensaio põe em causa as políticas portuguesas de apoio ao crescimento do turismo e às grandes infraestruturas de transportes que tornam por sua vez o crescimento continuado da economia viável. O aeroporto de Lisboa é apresentado como exemplo. O ensaio utiliza para esse efeito uma metodologia hipotético-dedutiva construída em redor do conceito de imotilidade, definido como a possibilidade de não viajar como bem coletivo a ser cultivado pelas políticas públicas. O ensaio começa por demonstrar que – apesar de estarem associadas a importantes vantagens económicas – as políticas de apoio ao turismo e mobilidade intensivos são problemáticas de um ponto de vista da sustentabilidade, bem-estar social e resiliência. Demonstra depois que o debate em Portugal sobre turismo e a mobilidade está a ser desqualificado de um ponto de vista democrático, uma vez que alternativas possíveis estão a ser postas de parte sem a devida reflexão e aprovação coletiva. É assim proposto como urgente um debate inclusivo de larga escala sobre que futuro a sociedade portuguesa deseja para si mesma, considerando explicitamente que acessibilidades, competências, significados simbólicos e condições materiais devem ser promovidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.18055/Finis18769
url https://doi.org/10.18055/Finis18769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2905
0430-5027
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Geográficos
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Geográficos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129996538675200