Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Stacy
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4052
Resumo: O presente trabalho de investigação parte do conceito de sustentabilidade e da sua relevância nas organizações. Este conceito é atualmente influenciado pelos novos desafios e estratégias de comportamento com vista a assegurar um melhor desempenho e resposta das empresas aos seus stakeholders. Na sequência desta preocupação por parte das organizações surge a necessidade de uma maior transparência da sua gestão nos mercados. Uma das formas neste estudo analisada é a elaboração e a publicação de relatórios de sustentabilidade. Os relatórios de sustentabilidade são uma ferramenta que as organizações adotam para publicarem e expor o seu desempenho económico, social e ambiental. Este estudo de caráter exploratório apresenta dois ensaios. O primeiro ensaio caracteriza um conjunto de 273 organizações espanholas e portuguesas que publicam relatórios de sustentabilidade com base na recolha de dados disponibilizados pelo GRI para um período de 2015, 2016 e 2017, e serve como base de trabalho ao 2º ensaio. No segundo ensaio, analisaram-se apenas as organizações que recorreram à verificação externa dos relatórios de sustentabilidade. São apresentados alguns fatores que condicionam a qualidade da auditoria nos relatórios de sustentabilidade através do desenvolvimento de um modelo estatístico. Os resultados indicam que as organizações reconhecem as preocupações ambientais e sociais na definição da sua estratégia para com os stakeholders e a necessidade de praticar um desenvolvimento sustentável. Do nosso universo é percetível que existe relação do setor praticado e que as empresas privadas e de grande dimensão são as que mais publicam relatórios de sustentabilidade. E ainda que, variáveis como empresa de auditoria ser Big4, dimensão da organização e setor de atividade são determinantes para a organização recorrer à verificação externa dos seus relatórios de sustentabilidade e garantir a qualidade na informação publicada.
id RCAP_fc38a20d07b2a5987e43d03d27ac59a9
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoriaAuditoriaGRIRelatório de SustentabilidadePublicaçãoPortugalEspanhaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO presente trabalho de investigação parte do conceito de sustentabilidade e da sua relevância nas organizações. Este conceito é atualmente influenciado pelos novos desafios e estratégias de comportamento com vista a assegurar um melhor desempenho e resposta das empresas aos seus stakeholders. Na sequência desta preocupação por parte das organizações surge a necessidade de uma maior transparência da sua gestão nos mercados. Uma das formas neste estudo analisada é a elaboração e a publicação de relatórios de sustentabilidade. Os relatórios de sustentabilidade são uma ferramenta que as organizações adotam para publicarem e expor o seu desempenho económico, social e ambiental. Este estudo de caráter exploratório apresenta dois ensaios. O primeiro ensaio caracteriza um conjunto de 273 organizações espanholas e portuguesas que publicam relatórios de sustentabilidade com base na recolha de dados disponibilizados pelo GRI para um período de 2015, 2016 e 2017, e serve como base de trabalho ao 2º ensaio. No segundo ensaio, analisaram-se apenas as organizações que recorreram à verificação externa dos relatórios de sustentabilidade. São apresentados alguns fatores que condicionam a qualidade da auditoria nos relatórios de sustentabilidade através do desenvolvimento de um modelo estatístico. Os resultados indicam que as organizações reconhecem as preocupações ambientais e sociais na definição da sua estratégia para com os stakeholders e a necessidade de praticar um desenvolvimento sustentável. Do nosso universo é percetível que existe relação do setor praticado e que as empresas privadas e de grande dimensão são as que mais publicam relatórios de sustentabilidade. E ainda que, variáveis como empresa de auditoria ser Big4, dimensão da organização e setor de atividade são determinantes para a organização recorrer à verificação externa dos seus relatórios de sustentabilidade e garantir a qualidade na informação publicada.Eugénio, Teresa Cristina PereiraIC-OnlineRodrigues, Stacy2019-08-27T13:28:44Z2019-05-102019-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4052TID:202277666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:29Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:01.015512Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria
title Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria
spellingShingle Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria
Rodrigues, Stacy
Auditoria
GRI
Relatório de Sustentabilidade
Publicação
Portugal
Espanha
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria
title_full Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria
title_fullStr Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria
title_full_unstemmed Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria
title_sort Relatórios de sustentabilidade em Portugal e Espanha: sua publicação e auditoria
author Rodrigues, Stacy
author_facet Rodrigues, Stacy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eugénio, Teresa Cristina Pereira
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Stacy
dc.subject.por.fl_str_mv Auditoria
GRI
Relatório de Sustentabilidade
Publicação
Portugal
Espanha
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Auditoria
GRI
Relatório de Sustentabilidade
Publicação
Portugal
Espanha
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description O presente trabalho de investigação parte do conceito de sustentabilidade e da sua relevância nas organizações. Este conceito é atualmente influenciado pelos novos desafios e estratégias de comportamento com vista a assegurar um melhor desempenho e resposta das empresas aos seus stakeholders. Na sequência desta preocupação por parte das organizações surge a necessidade de uma maior transparência da sua gestão nos mercados. Uma das formas neste estudo analisada é a elaboração e a publicação de relatórios de sustentabilidade. Os relatórios de sustentabilidade são uma ferramenta que as organizações adotam para publicarem e expor o seu desempenho económico, social e ambiental. Este estudo de caráter exploratório apresenta dois ensaios. O primeiro ensaio caracteriza um conjunto de 273 organizações espanholas e portuguesas que publicam relatórios de sustentabilidade com base na recolha de dados disponibilizados pelo GRI para um período de 2015, 2016 e 2017, e serve como base de trabalho ao 2º ensaio. No segundo ensaio, analisaram-se apenas as organizações que recorreram à verificação externa dos relatórios de sustentabilidade. São apresentados alguns fatores que condicionam a qualidade da auditoria nos relatórios de sustentabilidade através do desenvolvimento de um modelo estatístico. Os resultados indicam que as organizações reconhecem as preocupações ambientais e sociais na definição da sua estratégia para com os stakeholders e a necessidade de praticar um desenvolvimento sustentável. Do nosso universo é percetível que existe relação do setor praticado e que as empresas privadas e de grande dimensão são as que mais publicam relatórios de sustentabilidade. E ainda que, variáveis como empresa de auditoria ser Big4, dimensão da organização e setor de atividade são determinantes para a organização recorrer à verificação externa dos seus relatórios de sustentabilidade e garantir a qualidade na informação publicada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-27T13:28:44Z
2019-05-10
2019-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4052
TID:202277666
url http://hdl.handle.net/10400.8/4052
identifier_str_mv TID:202277666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136973643841536