25 anos do Programa TEIP em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Estela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Marta
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54954
Resumo: Esta publicação resulta de uma solicitação da Direção-Geral da Educação (DGE) e visa sinalizar os 25 anos do Programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’ (TEIP), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o propósito de melhorar a qualidade das aprendizagens, prevenir e reduzir o abandono precoce, o absentismo e a indisciplina, em espaços educativos formais frequentados por populações socialmente vulneráveis. Assumindo o formato de e-Book interativo, este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) que atuam como peritos no acompanhamento de escolas TEIP integradas na Redescola do IE-ULisboa, a quem coube aleatoriamente estudar os casos selecionados. Os estudos de caso que aqui se apresentam dão eco a experiências bem-sucedidas, pretendendo-se que sejam ilustrativos do trabalho desenvolvido nas 136 escolas TEIP atualmente existentes em Portugal, no quadro do TEIP3. Os estudos de caso (Capítulos 3 a 12) basearam-se em análise de documentos internos das escolas (e.g., Planos de Melhoria, Projeto Educativo, Relatórios Semestrais, Fichas de Medidas) e documentação proveniente do acervo cedido pela DGE. Foi também reunida informação mais aprofundada sobre as ações que as escolas identificaram como sendo de sucesso, a qual foi objeto de sistematização através de um instrumento criado pela equipa (Ficha de Medida). Complementarmente, procedeu-se à realização de entrevistas focus group, em que participaram atores diversificados de cada escola (membros dos órgãos de gestão, elementos da equipa TEIP, professores e alunos). Uma vez realizada a coleta de dados e efetivada a análise, procedeu-se à elaboração de ‘Guiões de filmagens’ que foram orientadores do trabalho de recolha de testemunhos vídeo-gravados que integram esta publicação. Para além dos 10 casos analisados, o e-Book contém uma contextualização teórica e conceptual do Programa TEIP (Capítulo 1), e apresenta de modo conciso o funcionamento do Programa, bem como o seu modo de organização e de operacionalização (Capítulo 2). O e-Book termina com um capítulo conclusivo.
id RCAP_fc429c90d45a81329c711c0585f22feb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling 25 anos do Programa TEIP em PortugalPolíticas de discriminação positivaTerritórios Educativos de Intervenção Prioritária - TEIPMelhoria de escolaInovaçãoEquidadeEsta publicação resulta de uma solicitação da Direção-Geral da Educação (DGE) e visa sinalizar os 25 anos do Programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’ (TEIP), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o propósito de melhorar a qualidade das aprendizagens, prevenir e reduzir o abandono precoce, o absentismo e a indisciplina, em espaços educativos formais frequentados por populações socialmente vulneráveis. Assumindo o formato de e-Book interativo, este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) que atuam como peritos no acompanhamento de escolas TEIP integradas na Redescola do IE-ULisboa, a quem coube aleatoriamente estudar os casos selecionados. Os estudos de caso que aqui se apresentam dão eco a experiências bem-sucedidas, pretendendo-se que sejam ilustrativos do trabalho desenvolvido nas 136 escolas TEIP atualmente existentes em Portugal, no quadro do TEIP3. Os estudos de caso (Capítulos 3 a 12) basearam-se em análise de documentos internos das escolas (e.g., Planos de Melhoria, Projeto Educativo, Relatórios Semestrais, Fichas de Medidas) e documentação proveniente do acervo cedido pela DGE. Foi também reunida informação mais aprofundada sobre as ações que as escolas identificaram como sendo de sucesso, a qual foi objeto de sistematização através de um instrumento criado pela equipa (Ficha de Medida). Complementarmente, procedeu-se à realização de entrevistas focus group, em que participaram atores diversificados de cada escola (membros dos órgãos de gestão, elementos da equipa TEIP, professores e alunos). Uma vez realizada a coleta de dados e efetivada a análise, procedeu-se à elaboração de ‘Guiões de filmagens’ que foram orientadores do trabalho de recolha de testemunhos vídeo-gravados que integram esta publicação. Para além dos 10 casos analisados, o e-Book contém uma contextualização teórica e conceptual do Programa TEIP (Capítulo 1), e apresenta de modo conciso o funcionamento do Programa, bem como o seu modo de organização e de operacionalização (Capítulo 2). O e-Book termina com um capítulo conclusivo.Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaCosta, EstelaAlmeida, Marta2022-11-04T13:06:28Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54954porCosta, E., & Almeida, M. M. (Coords.). (2022). 25 anos do Programa TEIP em Portugal. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-67-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:01:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:41.668809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv 25 anos do Programa TEIP em Portugal
title 25 anos do Programa TEIP em Portugal
spellingShingle 25 anos do Programa TEIP em Portugal
Costa, Estela
Políticas de discriminação positiva
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - TEIP
Melhoria de escola
Inovação
Equidade
title_short 25 anos do Programa TEIP em Portugal
title_full 25 anos do Programa TEIP em Portugal
title_fullStr 25 anos do Programa TEIP em Portugal
title_full_unstemmed 25 anos do Programa TEIP em Portugal
title_sort 25 anos do Programa TEIP em Portugal
author Costa, Estela
author_facet Costa, Estela
Almeida, Marta
author_role author
author2 Almeida, Marta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Estela
Almeida, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas de discriminação positiva
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - TEIP
Melhoria de escola
Inovação
Equidade
topic Políticas de discriminação positiva
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária - TEIP
Melhoria de escola
Inovação
Equidade
description Esta publicação resulta de uma solicitação da Direção-Geral da Educação (DGE) e visa sinalizar os 25 anos do Programa ‘Territórios Educativos de Intervenção Prioritária’ (TEIP), desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o propósito de melhorar a qualidade das aprendizagens, prevenir e reduzir o abandono precoce, o absentismo e a indisciplina, em espaços educativos formais frequentados por populações socialmente vulneráveis. Assumindo o formato de e-Book interativo, este trabalho foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) que atuam como peritos no acompanhamento de escolas TEIP integradas na Redescola do IE-ULisboa, a quem coube aleatoriamente estudar os casos selecionados. Os estudos de caso que aqui se apresentam dão eco a experiências bem-sucedidas, pretendendo-se que sejam ilustrativos do trabalho desenvolvido nas 136 escolas TEIP atualmente existentes em Portugal, no quadro do TEIP3. Os estudos de caso (Capítulos 3 a 12) basearam-se em análise de documentos internos das escolas (e.g., Planos de Melhoria, Projeto Educativo, Relatórios Semestrais, Fichas de Medidas) e documentação proveniente do acervo cedido pela DGE. Foi também reunida informação mais aprofundada sobre as ações que as escolas identificaram como sendo de sucesso, a qual foi objeto de sistematização através de um instrumento criado pela equipa (Ficha de Medida). Complementarmente, procedeu-se à realização de entrevistas focus group, em que participaram atores diversificados de cada escola (membros dos órgãos de gestão, elementos da equipa TEIP, professores e alunos). Uma vez realizada a coleta de dados e efetivada a análise, procedeu-se à elaboração de ‘Guiões de filmagens’ que foram orientadores do trabalho de recolha de testemunhos vídeo-gravados que integram esta publicação. Para além dos 10 casos analisados, o e-Book contém uma contextualização teórica e conceptual do Programa TEIP (Capítulo 1), e apresenta de modo conciso o funcionamento do Programa, bem como o seu modo de organização e de operacionalização (Capítulo 2). O e-Book termina com um capítulo conclusivo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04T13:06:28Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54954
url http://hdl.handle.net/10451/54954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, E., & Almeida, M. M. (Coords.). (2022). 25 anos do Programa TEIP em Portugal. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
978-989-8753-67-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134609200381952