Coordenadas GPS: um instrumento de avaliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/16952 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma proposta de um instrumento para a avaliação de projetos locais de desenvolvimento social, baseado nas avaliações conduzidas pela teoria, com designação Coordenadas GPS. O modelo recorre a uma abordagem qualitativa e quantitativa, na qual são importantes tanto a opinião e perceção dos atores, como as leituras de variáveis e indicadores objetivos. Na intervenção social a avaliação constitui um elemento que tem de ser particularmente considerado, para que seja possível uma compreensão abrangente da intervenção, permitindo recolher, sistematizar e analisar informação sobre a eficácia e a eficiência dos projetos no quadro de sistemas de aprendizagem, reflexão e monitorização das intervenções. O instrumento proposto assume-se como uma ferramenta útil para a capacitação e desenvolvimento das populações, dos técnicos e das instituições e comunidades onde decorrem aqueles projetos. |
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Coordenadas GPS: um instrumento de avaliaçãoAvaliação de projetosIntervenção socialDesenvolvimento socialMetodologias de avaliaçãoO presente artigo apresenta uma proposta de um instrumento para a avaliação de projetos locais de desenvolvimento social, baseado nas avaliações conduzidas pela teoria, com designação Coordenadas GPS. O modelo recorre a uma abordagem qualitativa e quantitativa, na qual são importantes tanto a opinião e perceção dos atores, como as leituras de variáveis e indicadores objetivos. Na intervenção social a avaliação constitui um elemento que tem de ser particularmente considerado, para que seja possível uma compreensão abrangente da intervenção, permitindo recolher, sistematizar e analisar informação sobre a eficácia e a eficiência dos projetos no quadro de sistemas de aprendizagem, reflexão e monitorização das intervenções. O instrumento proposto assume-se como uma ferramenta útil para a capacitação e desenvolvimento das populações, dos técnicos e das instituições e comunidades onde decorrem aqueles projetos.Associação Portuguesa de Sociologia2018-12-13T12:33:07Z2017-01-01T00:00:00Z20172018-12-13T12:31:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/16952por1647-333710.30553/sociologiaonline.2017.14.2Nascimento, C.Capucha, L.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/16952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:35.144180Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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