A relação do writer e do street artist com as galerias de arte: análise do perfil do writer e do street artist português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10983 |
Resumo: | O graffiti e a street art são movimentos que na sua essência ocorrem na rua e no espaço público, num formato, sobretudo, ilegal. Contudo, ao longo dos últimos anos tem-se assistido, a nível global e também em Portugal, a uma visível domesticação e institucionalização de ambos os campos por parte de outras entidades, como sejam o poder local ou organismos privados, atribuindo a estas práticas um cariz legal. Esta nova configuração também se verifica no âmbito do mundo da arte contemporânea com a presença mais assídua de artistas relacionados com estes campos, bem como das suas obras no mercado de arte, nomeadamente nas galerias de arte. Esta investigação teve como objetivos compreender qual a relação que street artists e graffiti writers portugueses têm com as galerias, o que os afasta e o que os aproxima destes espaços e como assistem estes a uma cada vez mais manifesta institucionalização de ambos os movimentos. É indubitável, para esta investigação, que esta nova configuração dos campos teve consequências na atuação destes artistas tal como foi evidenciado pelas dez entrevistas realizadas a street artists e graffiti writers portugueses. Em virtude da fase do ciclo de vida em que se encontravam, da formação académica que detinham, do seu habitus social e motivados pela possibilidade de obter rendimento da sua arte, estes aceitam, agora, estar presentes em espaços e eventos de cariz legal, mantendo contudo uma assertiva preferência de atuação em espaço público. |
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