DESENHO E MODELAÇÃO 3D PARA INTERFACES. DESENVOLVIMENTO DE UM AVATAR PERSONALIZÁVEL COMO MECANISMO DE NAVEGAÇÃO DE INFORMAÇÃO CLÍNICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Óscar Thomas Stiekema Dekker Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2591
Resumo: Ao longo da vida, estamos sujeitos a inúmeras avaliações e tratamentos médicos, cujos resultados, bem como muitas outras informações clínicas, apesar de serem de alta relevância para a saúde continuada, são muitas vezes esquecidos, perdidos ou abandonados. Tendo em conta essa limitação, foi proposta uma plataforma, com o objetivo de disponibilizar ao utilizador todo o seu historial clínico através de uma aplicação mobile, baseada no conceito tecnológico de Digital Twins. Para navegar pelo enorme volume de informação apresentado pela aplicação é necessário o desenvolvimento de interfaces que permitam aceder à informação pretendida de forma fácil e natural. Com esse intuito foi explorada a utilização de um avatar do utilizador como recurso central de navegação na aplicação. Além dessa função, o avatar é a representação visual do Digital Twin, refletindo as condições de saúde do utilizador. O foco principal do projeto foi o averiguar de como pode ser utilizado o desenho e pintura ilustrativos para representar o avatar e transmitir as informações necessárias de modo que este seja credível anatomicamente, mas também permita ao utilizador identificar-se e sentir-se confortável com ele. Como metodologia, foi realizada uma leitura e análise de bibliografia mais relevante sobre as temáticas de Digital Twins, infografia, User Interface (UI) e User Experience (UX), bem como, um levantamento de casos de estudo da relação entre o utilizador e o avatar e o impacto do seu estilo visual. Este estudo que serve de contextualização para a componente prática do projeto, abordando a investigação de como construir um estilo visual que promova a credibilidade e conforto e o desenvolvimento das componentes modulares para a construção dos avatares
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