A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, Tiago Alexandre Cordeiro, 1990-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1475
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação Multimédia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
id RCAP_fc76c879b55de46b0f856c341fe14514
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogosComunicações multimédiaVideojogosNarrativaVideojogos - AutoriaGrand Theft Auto V (Jogo)Dissertação de mestrado em Comunicação Multimédia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014Exame público realizado em 12 de Março de 2015Os videojogos são um fenómeno com uma extensão que cruza diversas áreas científicas, entre as quais a da comunicação multimédia e naturalmente a da computação. Para além do sector do entretenimento, os conceitos subjacentes ao desenvolvimento de jogos podem ser encontrados nos mais diversos produtos, fornecendo assim uma vantagem competitiva para esta indústria. Esta investigação centra-se na hierarquização das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos, nomeadamente, através dos seus conceitos, elementos e impactos na sociedade. São ainda analisadas as alterações que os jogos tradicionais sofreram com a sua introdução num novo meio, mas também os diversos géneros de videojogos as suas características e elementos. Procedeu-se ainda à elaboração e aplicação de um questionário de modo a tentar percecionar a hierarquização dos elementos. O papel da comunicação na criação de experiências de jogo mais imersivas e do multimédia, enquanto nova forma de comunicar nos meios digitais, é central na presente investigação.2015-03-17T15:16:39Z2015-03-172015-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/1475http://hdl.handle.net/11067/1475TID:201065940porAparício, Tiago Alexandre Cordeiro, 1990-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-20T01:55:52Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-20T01:55:52Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos
title A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos
spellingShingle A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos
Aparício, Tiago Alexandre Cordeiro, 1990-
Comunicações multimédia
Videojogos
Narrativa
Videojogos - Autoria
Grand Theft Auto V (Jogo)
title_short A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos
title_full A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos
title_fullStr A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos
title_full_unstemmed A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos
title_sort A importância das narrativas e da jogabilidade na produção de videojogos
author Aparício, Tiago Alexandre Cordeiro, 1990-
author_facet Aparício, Tiago Alexandre Cordeiro, 1990-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparício, Tiago Alexandre Cordeiro, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicações multimédia
Videojogos
Narrativa
Videojogos - Autoria
Grand Theft Auto V (Jogo)
topic Comunicações multimédia
Videojogos
Narrativa
Videojogos - Autoria
Grand Theft Auto V (Jogo)
description Dissertação de mestrado em Comunicação Multimédia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17T15:16:39Z
2015-03-17
2015-03-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1475
http://hdl.handle.net/11067/1475
TID:201065940
url http://hdl.handle.net/11067/1475
identifier_str_mv TID:201065940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546112997785600