Aspectos teóricos do comércio internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, António
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23914
Resumo: Procurou-se neste capitulo dar uma ideia, ainda que breve, da reflexão teórica que no fenómeno do comércio internacional tem suscitado ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, foi preocupação pôr em relevo tanto as contribuições mais importantes como as insuficiências maiores, das diversas teorias apresentadas. Com este objectivo, procurou-se situá-las quer face à evolução do debate interno à ciência económica, quer face à evolução da própria realidade de que essas mesmas teorias, se pretendem interpretes. Se uma conclusão é possível, é a de que o comércio internacional, pelo seu grau de complexidade, continua a suscitar questões sérias à reflexão teórica, uma reflexão que os próprios agentes econ6mico-sociais não podem ficar indiferentes, sob pena de afectarem a maximização das suas potencialidades.
id RCAP_fc7daa5b21c9530264c3f7e8a2c40bdb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aspectos teóricos do comércio internacionalMendonça, António . 1990. “Aspectos teóricos do comércio internacional”. Instituto Superior de Economia. CEDIN. Documento de Trabalho nº 2/90.Comércio internacionalTeoria económicaHistória económicaProcurou-se neste capitulo dar uma ideia, ainda que breve, da reflexão teórica que no fenómeno do comércio internacional tem suscitado ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, foi preocupação pôr em relevo tanto as contribuições mais importantes como as insuficiências maiores, das diversas teorias apresentadas. Com este objectivo, procurou-se situá-las quer face à evolução do debate interno à ciência económica, quer face à evolução da própria realidade de que essas mesmas teorias, se pretendem interpretes. Se uma conclusão é possível, é a de que o comércio internacional, pelo seu grau de complexidade, continua a suscitar questões sérias à reflexão teórica, uma reflexão que os próprios agentes econ6mico-sociais não podem ficar indiferentes, sob pena de afectarem a maximização das suas potencialidades.ISEG - CEDINRepositório da Universidade de LisboaMendonça, António2022-03-25T16:49:43Z19901990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23914porMendonça, António . 1990. “Aspectos teóricos do comércio internacional”. Instituto Superior de Economia. CEDIN. Documento de Trabalho nº 2/90.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:02.063486Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos teóricos do comércio internacional
Mendonça, António . 1990. “Aspectos teóricos do comércio internacional”. Instituto Superior de Economia. CEDIN. Documento de Trabalho nº 2/90.
title Aspectos teóricos do comércio internacional
spellingShingle Aspectos teóricos do comércio internacional
Mendonça, António
Comércio internacional
Teoria económica
História económica
title_short Aspectos teóricos do comércio internacional
title_full Aspectos teóricos do comércio internacional
title_fullStr Aspectos teóricos do comércio internacional
title_full_unstemmed Aspectos teóricos do comércio internacional
title_sort Aspectos teóricos do comércio internacional
author Mendonça, António
author_facet Mendonça, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, António
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Teoria económica
História económica
topic Comércio internacional
Teoria económica
História económica
description Procurou-se neste capitulo dar uma ideia, ainda que breve, da reflexão teórica que no fenómeno do comércio internacional tem suscitado ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, foi preocupação pôr em relevo tanto as contribuições mais importantes como as insuficiências maiores, das diversas teorias apresentadas. Com este objectivo, procurou-se situá-las quer face à evolução do debate interno à ciência económica, quer face à evolução da própria realidade de que essas mesmas teorias, se pretendem interpretes. Se uma conclusão é possível, é a de que o comércio internacional, pelo seu grau de complexidade, continua a suscitar questões sérias à reflexão teórica, uma reflexão que os próprios agentes econ6mico-sociais não podem ficar indiferentes, sob pena de afectarem a maximização das suas potencialidades.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1990-01-01T00:00:00Z
2022-03-25T16:49:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23914
url http://hdl.handle.net/10400.5/23914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendonça, António . 1990. “Aspectos teóricos do comércio internacional”. Instituto Superior de Economia. CEDIN. Documento de Trabalho nº 2/90.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEDIN
publisher.none.fl_str_mv ISEG - CEDIN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131174430310400