A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia da Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5936
Resumo: Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de dezembro de 2020.
id RCAP_fc849476f4ce6cb43766a2dc8c6a892e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha GraciosaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)Estágio PedagógicoExpressão MusicalPre-School EducationMusical ExpressionPedagogical InternshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de dezembro de 2020.Este Relatório tem como propósito central apresentar, analisar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito dos Estágios Pedagógicos, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Paralelamente à nossa reflexão em torno da globalidade das ações desenvolvidas nos nossos estágios, entendemos aprofundar um tema de forma particular, considerando aquele que defendemos ser o potencial da Música no desenvolvimento da criança. Neste sentido, intitulamos o nosso trabalho de “A Criança e a Música - Viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais da Ilha Graciosa”. Neste sentido, para além de darmos a conhecer todo o trabalhado realizado no decurso dos nossos Estágios, apresentamos ainda os contornos de uma viagem que fizemos à nossa infância, ao gosto especial que sempre tivemos pela Música e à forma como ela é aprendida nos contextos formais e não formais da ilha que nos viu nascer. Para cumprirmos tais propósitos, para além da análise que fazemos à nossa ação educativa, recorremos ao inquérito por questionário e à entrevista para recolher as informações e conceções pretendidas. Foram questionados todos os Educadores e Professores do 1.º Ciclo titulares da Ilha Graciosa, bem como alguns professores de apoio educativo e ligados à lecionação da Música, num total de 23. Inquirimos igualmente os responsáveis por instituições ligadas ao ensino não formal desta área, sendo que obtivemos respostas dos responsáveis, da Academia Musical, bem como de todas as Bandas Filarmónicas da Ilha, num total de 5 instituições. Depois de analisados os questionários, entrevistámos um Educador, um Professor e um responsável por uma das entidades em causa, por forma a aprofundarmos alguns dos contextos em análise. Concluímos que a Música é uma área de Expressão com inúmeras potencialidades no desenvolvimento integral das crianças, pelo que deve ser explorada desde cedo, convocando experiências de aprendizagem relevantes e significativas, que sejam adequadas aos vários contextos em que a mesma se desenvolve, aspeto nem sempre valorizado pela escola e pela sociedade em geral. Contrariando esta tendência, a Ilha Graciosa assume-se no contexto regional como um lugar de múltiplas vivências musicais, que muito têm contribuído para a educação musical e artística das suas gentes.ABSTRACT: The main focus of this Stage Report is to present, analyze and cogitate about educational action developed in the Pedagogical Internship context, on Pre-School Education and 1º Cycle Elementary School curricular units, integrated in the Master´s Degree in Pre-School Education and 1ºCycle Elementary School, at the University of the Azores. In parallel with our reflection on the general actions taken on our Internships, we have decided to deepen on a subject matter in particular, considering what we strongly believe to be the musical potential on a child development. From that perspective we title “The Child and the Music – A journey between a Pedagogical Internship and the musical existences in Graciosa Island”. In that sense, we will let know of all work done by virtue of our Internships as well as the outlines of the journey taken to our childhood, to our special love for music and how it can be educated/studied on a formal and non-formal manner on the Island that saw us be born. To accomplish this, besides the analyzes of our educational action, we resort to inquiries by questionnaire and interviews to collect the information and conceptions required. All educators and 1º Cycle Elementary School teachers of the Island were inquired, as well as some backup teachers connected with musical education, in a sum of twenty three (23) total. Inquired as well, were all institutions connected with the non-formal education in the Island, of which we have feedback from Musical Academy and all philharmonic bands performing a total of five (5) institutions. After all questionnaires received and analyzed, we interviewed one (1) educator, one (1) teacher and one (1) institution responsible, with the intent of enhancing some analyses of context present. We have come to the conclusion that Music is an area of expression with countless potential in a child integral development, for that it should be explore since early age, taking relevant and meaningful learning experiences, adequate to the various contexts on which is developed. This is not often taken into account by neither schools nor society in general. Counter this tendency, Graciosa Island arises in the regional context as a place with vast multiple musical existence that much has contributed towards the musical and artistic education of their people.Fialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresSilva, Patrícia da Cunha2021-05-27T16:00:57Z2020-12-222020-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5936202587444porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:19Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:06.829698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa
title A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa
spellingShingle A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa
Silva, Patrícia da Cunha
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Expressão Musical
Pre-School Education
Musical Expression
Pedagogical Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa
title_full A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa
title_fullStr A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa
title_full_unstemmed A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa
title_sort A criança e a música : viagens entre o Estágio Pedagógico e as vivências musicais na Ilha Graciosa
author Silva, Patrícia da Cunha
author_facet Silva, Patrícia da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Patrícia da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Expressão Musical
Pre-School Education
Musical Expression
Pedagogical Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Estágio Pedagógico
Expressão Musical
Pre-School Education
Musical Expression
Pedagogical Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de dezembro de 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
2020-12-22T00:00:00Z
2021-05-27T16:00:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5936
202587444
url http://hdl.handle.net/10400.3/5936
identifier_str_mv 202587444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130738751176704