“Um Modo de Assembléia”:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ana Lucia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rocha Bruno, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.25199
Resumo: Este trabalho apresenta parte da Tese de Doutorado finalizada em 2018, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais/ Brasil, financiada pela CAPES, inclusive com a realização do Doutorado Sanduíche no Exterior[1]. Por meio da pesquisa narrativa e de processos de imersão em três escolas (uma no Brasil e duas em Portugal), investigou-se movimentos de superação do ensino instrucionista e como alguns de seus alunos/as ressignificam tal proposta nas maneiras como decidem, opinam e participam dos processos de aprendizagens. São discutidos esquemas de comunicação, formas de relações sociais particulares e ações colaborativas de aprendizagem por meio dos sentidos construídos pelos participantes da pesquisa.  Os dados sinalizam que atos de currículo alicerçados na constituição de ambiências formativas que fomentem a autonomia de estudantes, assumindo-se como parceiros, colaboradores dos processos de aprendizagem, podem ser fortes aliados para transformação da escola e, portanto, na emergência do construcionismo.   [1] Processo número 88881.132898/2016-01.
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