Conhecer para intervir : conceções de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe sobre o ensino e a aprendizagem da gramática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3223
Resumo: No âmbito da implementação de um projeto de formação de professores do Ensino Básico em São Tomé e Príncipe, procurámos diagnosticar as perceções destes sobre o ensino e aprendizagem gramaticais. Situando-nos no quadro da Linguística Educacional e no domínio do ensino da gra-mática em particular (Spolsky, 1999), foi nosso objetivo conhecer as perceções que estes docentes têm sobre o seu conhecimento profissional no ensino da gramática, à luz do modelo proposto por Shulman (1987) e adaptado por Grossman (1990). A escolha do quadro metodológico de inves-tigação recaiu sobre o estudo de caso coletivo. Apresentamos os resultados de um inquérito por questionário, recolhidos junto de uma amostra de 122 docentes, visando identificar a importância atribuída e a frequência com que estes trabalhavam o conhecimento gramatical; o grau de adequação percecionado quanto ao seu próprio conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico, bem como as dificuldades identificadas quer no processo de ensino quer de aprendizagem gramatical. Os resultados obtidos apontam para uma grande variedade de fatores implicados na construção dessas perceções e intervenientes no ensino da gramática: o conhecimento do conteúdo, o co-nhecimento didático do conteúdo e também o conhecimento curricular. Com base nestes resulta-dos, problematizamos o ensino da gramática sublinhando que as fragilidades identificadas nestas dimensões conduzem a que os docentes tomem opções pedagógicas pouco consistentes e que resultam na incapacidade de refletir e se responsabilizar pelo processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da gramática; perceções de professores; São Tomé e Príncipe; conhecimento do conteúdo; conhecimento didático do conteúdo
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