O projecto de internacionalização de uma microempresa portuguesa: o caso Tagus Pharma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria do Rosário Brito Mata de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2847
Resumo: O presente projecto teve como ponto de partida a seguinte questão: será a internacionalização uma estratégia possível de crescimento sustentado para uma microempresa? Esta questão serviu de ponto de partida à elaboração deste estudo com o qual procurámos compreender o processo de internacionalização de uma microempresa e as especificidades que a sua condição acarreta. A metodologia adoptada baseou-se na selecção de uma microempresa: a Tagus Pharma que exerce actividade no sector da fabricação e comercialização de material de ostomia. A informação acerca da empresa e da realidade que lhe está subjacente foi recolhida através de entrevistas efectuadas junto do proprietário e gestor da empresa, de representantes de associações de doentes ostomizados, e também por meio de consulta documental. Os resultados obtidos indicaram que existem alguns constrangimentos, quer ao nível do sector de actividade da Tagus Pharma quer ao nível dos seus recursos e capacidades, que a têm impedido de aumentar o seu volume de vendas e, consequentemente, alcançar um crescimento sustentado, ao longo do tempo. Em síntese, as conclusões do estudo sugerem que, uma experiência de internacionalização poderá constituir uma via possível de crescimento da empresa Tagus Pharma através da criação de parcerias, para distribuição/comercialização dos seus produtos, que potenciem as suas capacidades, optimizem os seus recursos e possibilitem ultrapassar constrangimentos típicos deste tipo de empresas.
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