Os efeitos fiscais na aquisição de um veículo elétrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/25960 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
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Os efeitos fiscais na aquisição de um veículo elétricoVeículos ElétricosVeículos Híbridos Plug-inVeículos ConvencionaisUnião EuropeiaEfeitos FiscaisOrdinary Least SquaresGeneralized Method of MomentsElectric VehiclesPlug-in Hybrid VehiclesConventional VehiclesEuropean UnionTax EffectsMestrado Bolonha em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisOs efeitos fiscais na aquisição de um Veículo Elétrico foi o tema escolhido para a elaboração desta dissertação. Para tal, foi feita uma análise sobre os Estados- Membros da União Europeia no qual o seu objeto de estudo é perceber a contribuição fiscal para uma maior aquisição de Veículos Elétricos e quais são os determinantes que mais influenciam entre o ano de 2010 e 2019. Para uma melhor compreensão dos fatores que influenciam a compra de um Veículo Elétrico foi elaborada uma revisão da literatura de forma a auxiliar também a investigação deste Trabalho Final de Mestrado. Foram escolhidos alguns determinantes sociais, económicos, técnicos, ambientais e fiscais que, posteriormente, foram correlacionados com a regressão de OLS e GMM com estimadores Arellando-Bond. Os resultados obtidos mostraram que as estações de carregamento, o preço da eletricidade doméstica e não doméstica, o imposto aplicado ao diesel, à energia, à poluição e recursos e o estado de direito têm um impacto negativo sobre a aquisição de VE. Já as estações de carregamento rápidas, o crescimento do PIB, o PIB per capita, o imposto ambiental total e o imposto sobre o transporte têm um impacto positivo na aquisição de um VE.The tax effects in the acquisition of an Electric Vehicle were the chosen theme for the elaboration of this dissertation. To this end, an analysis was made on the Member States of the European Union and its object of study is to understand the contribution of taxation to a greater purchase of Electric Vehicles and which are the determinants that most influence between 2010 and 2019. Furthermore, for a better understanding of the factors that influence the purchase of an Electric Vehicle, a literature review was prepared in order to improve the investigation of this Master’s Final Work. Some social, economic, technical, environmental, and fiscal determinants were chosen and later correlated with the regression of OLS and GMM with Arellando-Bond estimators. The results obtained showed that the number of charging stations, the price of domestic and non-domestic electricity, the diesel tax, the energy tax, the pollution and resource tax and the rule of law have a negative impact on the acquisition of EVs. The number of fastcharging stations, GDP growth, GDP per capita, total environmental tax and transport tax have a positive impact on the purchase of an EV.Instituto Superior de Economia e GestãoSarmento, JoaquimRepositório da Universidade de LisboaVilarinho, Carolina Vieira da Silva2023-05-08T00:30:25Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/25960porVilarinho, Carolina Vieira da Silva (2021). “Os efeitos fiscais na aquisição de um veículo elétrico”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-14T01:30:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/25960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:09:40.805805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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