A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Manuela
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/864
Resumo: Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão. Área de especialização: Língua estrangeira/inglês, apresentada à Universidade de Aveiro.
id RCAP_fcd10496e5f1c397269d780e0cc233a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/864
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxisInstruções na sala de aulaClareza das instruçõesReflexãoDesenvolvimento profissionalDissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão. Área de especialização: Língua estrangeira/inglês, apresentada à Universidade de Aveiro.Com o presente estudo pretendeu-se demonstrar a importância da análise da linguagem da sala de aula, realizada pelos próprios professores, e o seu papel no desenvolvimento profissional dos mesmos. Procurámos desenvolver, em professores, em professores acompanhantes da prática pedagógica de auto-observação e reflexão e reflexão, conducentes a uma melhoria das suas práticas. Para tal, centrámos o nosso estudo na clareza da linguagem utilizada para dar instruções aquando da organização de tarefas. Foram gravadas aulas de 6 professores e transcritas pela investigadora m48 instruções, com a finalidade de delas posteriormente uma análise detalhada. Esta análise foi feita pelas próprias professoras e pela investigadora em momentos distintos do processo. Os alunos responderam também a um curto questionário sobre a clareza das instruções dadas pelas suas professoras. Realizaram-se três sessões de formação em diferentes momentos do desenvolvimento do projecto, orientadas pela investigadora, mas sempre numa perspectiva de trabalho colaborativo. Terminado o estudo, estamos convictos de que uma auto-observação crítica dos contextos de sala de aula poderá ser uma componente fundamental na implementação de um ensino reflexivo e no desenvolvimento profissional de professores reflexivos.Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoAbrantes, Manuela2011-10-20T10:25:48Z19961996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/864porABRANTES, Maria Manuela Cravo Branco Prata (1996) - A Clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis. Aveiro. Universidade de Aveiro. 313 f. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:37:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/864Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:25.940411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
title A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
spellingShingle A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
Abrantes, Manuela
Instruções na sala de aula
Clareza das instruções
Reflexão
Desenvolvimento profissional
title_short A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
title_full A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
title_fullStr A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
title_full_unstemmed A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
title_sort A clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis
author Abrantes, Manuela
author_facet Abrantes, Manuela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Instruções na sala de aula
Clareza das instruções
Reflexão
Desenvolvimento profissional
topic Instruções na sala de aula
Clareza das instruções
Reflexão
Desenvolvimento profissional
description Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão. Área de especialização: Língua estrangeira/inglês, apresentada à Universidade de Aveiro.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-01-01T00:00:00Z
2011-10-20T10:25:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/864
url http://hdl.handle.net/10400.11/864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ABRANTES, Maria Manuela Cravo Branco Prata (1996) - A Clareza das instruções no discurso do professor de inglês-uma perspectiva de reflexão sobre a praxis. Aveiro. Universidade de Aveiro. 313 f. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130780505473024