Mecanismos de funcionamento do Mercado de Serviços de Sistema - aplicação ao MIBEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Célia Maria dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10644
Resumo: Todos os dias o Operador da Rede de Transporte (ORT) depara-se com novos desafios que terá que ultrapassar em prol de proporcionar aos utilizadores do sistema elétrico nacional um serviço com qualidade, fiabilidade e segurança. Em tempos, o sector elétrico era tradicionalmente visto como um monopólio natural, em que uma empresa, a EDP, era a responsável por todas as atividades do sector. Porém, dada a reestruturação que ocorreu em todo o sector, que culminou com a introdução em peso das fontes de energia renovável e a liberalização de diversas atividades, levou à separação da cadeia de valor e a admitir a participação de vários agentes em diversas atividades, nomeadamente, na de Produção e Comercialização, com a finalidade de se criar um ambiente mais competitivo e mais vantajoso para o consumidor final. Este processo deu origem a desafios de maior complexidade, entre os quais se regista uma maior volatilidade na produção de energia elétrica e uma possibilidade de ocorrerem desequilíbrios, para os quais é necessário a provisão de Serviços de Sistema para a manutenção da plenitude do sistema elétrico. O contínuo desenvolvimento do processo de liberalização do sector, culminou na criação de mercados transnacionais de eletricidade, agrupando mercados de eletricidade de diferentes países num único mercado. O Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), é um exemplo de um mercado internacional que incorpora em si os mercados de eletricidade de Portugal e de Espanha. O MIBEL para além de outras responsabilidades coordena a gestão do Mercado Diário e Mercado Intradiário, onde é definido o valor de energia elétrica e o preço da mesma a ser transacionada no dia seguinte e para cada uma das horas do dia. No que diz respeito ao Mercado de Serviços de Sistema, cuja responsabilidade é do gestor de sistema, e caracterizam-se por estimar as divergências que poderão ocorrer num sistema elétrico, elaborar planos de resolução para as mesmas e por fim, providenciar e implementar a solução. A resolução passa pela contratação de provisões, em quantidades capazes de fazer frente às anomalias registadas no mercado de Serviços de Sistema. A presente investigação debruça-se sobre os Serviços de Sistema, em particular sobre regulação de frequência, nomeadamente reserva de regulação secundária e terciária para os sistemas elétricos de Portugal e Espanha relativamente aos anos de 2013, 2014 e 2015. No âmbito da reserva de regulação, foi realizada uma análise sobre a criação de um mercado interno referente à comercialização da reserva de regulação, e paralelamente, concebeu-se uma ferramenta de apoio à análise em Microsoft Office Excel, que permite visualizar sob a forma de gráficos os dados armazenados, relativos a ofertas dos agentes de mercado, reserva contratada, o custo marginal dessas ofertas e finalmente, o custo de fecho do mercado. A mesma ferramenta possibilita também ao utilizador fazer uma simulação para o dia desejado do que poderá ocorrer em mercado de reserva de regulação de acordo com o estipulado pela ERSE. No que diz respeito à reserva de regulação secundária, realizou-se um estudo sobre a possível otimização dos valores das necessidades de provisão deste tipo de reserva, tendo como intuito, diminuir o preço de fecho de mercado em cada uma das horas. Os resultados obtidos permitiram concluir que ainda há um grande potencial de desenvolvimento dos Serviços de Sistema, mais especificamente, na gestão do mercado de reserva de secundária e de regulação, que irão culminar na criação de um mercado único a nível europeu, cujo benefício assentará na redução de custos para o sistema e consequentemente para os consumidores finais. A constituição de um mercado único de reserva de regulação é uma das propostas apresentadas, sendo que os valores positivos alcançados viabilizam a sua criação, no entanto, devido à complexidade que o mercado de reserva secundária apresenta a criação de um mercado único é ainda um processo que terá dificuldades de ser implementado. No entanto, a proposta apresentada para obtenção do valor das necessidades de reserva secundária possibilita ao GGS uma otimização dos custos associados ao sistema.
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Porém, dada a reestruturação que ocorreu em todo o sector, que culminou com a introdução em peso das fontes de energia renovável e a liberalização de diversas atividades, levou à separação da cadeia de valor e a admitir a participação de vários agentes em diversas atividades, nomeadamente, na de Produção e Comercialização, com a finalidade de se criar um ambiente mais competitivo e mais vantajoso para o consumidor final. Este processo deu origem a desafios de maior complexidade, entre os quais se regista uma maior volatilidade na produção de energia elétrica e uma possibilidade de ocorrerem desequilíbrios, para os quais é necessário a provisão de Serviços de Sistema para a manutenção da plenitude do sistema elétrico. O contínuo desenvolvimento do processo de liberalização do sector, culminou na criação de mercados transnacionais de eletricidade, agrupando mercados de eletricidade de diferentes países num único mercado. O Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL), é um exemplo de um mercado internacional que incorpora em si os mercados de eletricidade de Portugal e de Espanha. O MIBEL para além de outras responsabilidades coordena a gestão do Mercado Diário e Mercado Intradiário, onde é definido o valor de energia elétrica e o preço da mesma a ser transacionada no dia seguinte e para cada uma das horas do dia. No que diz respeito ao Mercado de Serviços de Sistema, cuja responsabilidade é do gestor de sistema, e caracterizam-se por estimar as divergências que poderão ocorrer num sistema elétrico, elaborar planos de resolução para as mesmas e por fim, providenciar e implementar a solução. A resolução passa pela contratação de provisões, em quantidades capazes de fazer frente às anomalias registadas no mercado de Serviços de Sistema. A presente investigação debruça-se sobre os Serviços de Sistema, em particular sobre regulação de frequência, nomeadamente reserva de regulação secundária e terciária para os sistemas elétricos de Portugal e Espanha relativamente aos anos de 2013, 2014 e 2015. No âmbito da reserva de regulação, foi realizada uma análise sobre a criação de um mercado interno referente à comercialização da reserva de regulação, e paralelamente, concebeu-se uma ferramenta de apoio à análise em Microsoft Office Excel, que permite visualizar sob a forma de gráficos os dados armazenados, relativos a ofertas dos agentes de mercado, reserva contratada, o custo marginal dessas ofertas e finalmente, o custo de fecho do mercado. A mesma ferramenta possibilita também ao utilizador fazer uma simulação para o dia desejado do que poderá ocorrer em mercado de reserva de regulação de acordo com o estipulado pela ERSE. No que diz respeito à reserva de regulação secundária, realizou-se um estudo sobre a possível otimização dos valores das necessidades de provisão deste tipo de reserva, tendo como intuito, diminuir o preço de fecho de mercado em cada uma das horas. Os resultados obtidos permitiram concluir que ainda há um grande potencial de desenvolvimento dos Serviços de Sistema, mais especificamente, na gestão do mercado de reserva de secundária e de regulação, que irão culminar na criação de um mercado único a nível europeu, cujo benefício assentará na redução de custos para o sistema e consequentemente para os consumidores finais. A constituição de um mercado único de reserva de regulação é uma das propostas apresentadas, sendo que os valores positivos alcançados viabilizam a sua criação, no entanto, devido à complexidade que o mercado de reserva secundária apresenta a criação de um mercado único é ainda um processo que terá dificuldades de ser implementado. No entanto, a proposta apresentada para obtenção do valor das necessidades de reserva secundária possibilita ao GGS uma otimização dos custos associados ao sistema.Every day the Operator Transport Network (ORT) is facing new challenges that will have to overcome in favor of providing users of the national electricity system with a service quality, reliability and safety. At times, the electric sector was traditionally seen as a natural monopoly, where a company, EDP, was responsible for all sector activities. However, given the restructuring that took place throughout the sector, which led to the introduction by weight of renewable energy sources and the liberalization of various activities led to the value chain separation and accept the participation of various actors in various activities, namely, the production and marketing, with the aim of creating a more competitive and more advantageous environment for the consumer. This process gave rise to challenges of greater complexity, among which there is the greatest volatility in electricity production and a possibility of experiencing imbalances, for which system services provision for the maintenance of the electrical system fullness is needed. The continued development of the sector liberalization process culminated in the creation of transnational electricity markets, grouping electricity markets in different countries in a single market. The Iberian Electricity Market (MIBEL), is an example of an international market which incorporates in itself the electricity markets in Portugal and Spain. The MIBEL in addition to other responsibilities coordinates the management of the Daily Market and Intraday Market, where you set the electricity price and the price thereof to be traded the next day and every hour of the day. With regard to the System Services Market, whose responsibility is the system manager, and are characterized by estimating the differences that may occur in an electrical system, develop resolution plans for them and finally arrange and implement the solution. The resolution involves the procurement of supplies in quantities able to cope with anomalies recorded in the system services market. This research focuses on the System Services, in particular on frequency regulation, including secondary and tertiary regulation reserve for the electrical systems of Portugal and Spain for the years 2013, 2014 and 2015. Under the regulation reserve, an analysis of the creation of an internal market concerning the commercialization of regulation reserve was carried out in parallel, was conceived to one analysis support tool in Microsoft Office Excel that allows you to view as graphics stored data relating to offers of market agents, contracted reserve, the marginal cost of these offers and finally, the cost of closing the market. The same tool also enables the user to make a simulation to the desired day of what may occur in regulatory reserve market in accordance with the provisions ERSE. With respect to the reserve secondary regulation, we carried out a study of the possible optimization of the values of the supply requirements of such reserves, with the intention to decrease the closing market price at each time. The results showed that there is still great potential for development of system services, more specifically in the management of the secondary reserve and regulating the market, which will culminate in the creation of a single market at European level, the benefit of which will be based on reduced costs for the system and therefore to the final consumers. The creation of a single regulatory reserve market is one of the proposals, and the positive values achieved enable its creation, however, due to the complexity of the secondary reserve market presents the creation of a single market is still a process which will have difficulties to be implemented. However, the proposal for obtaining the value of secondary reserve enables the GGS needs an optimization of the costs associated with the system.Andrade, TiagoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarneiro, Célia Maria dos Santos2017-12-19T12:02:19Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10644TID:201749467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10644Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:00.243634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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