Estudos de simulação e otimização da produção de combustíveis sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Vitório José Celandroni
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43390
Resumo: As atividades humanas, principalmente as relacionadas com o setor de energia, geram grandes impactos ambientais e como consequência podem provocar grandes alterações climáticas, devido às emissões de gases de efeito de estufa (GEE) provenientes da combustão de combustíveis fósseis. Para minimizar esses impactos, as organizações governamentais e não governamentais definiram objetivos ecológicos relacionados com o setor de transportes e energia, especialmente no setor da aviação. Como exemplo, a Assembléia da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, do inglês International Civil Aviation Organization Assembly) definiu num encontro em 2013, que até 2050 as emissões de CO2 provenientes da aviação deveriam ser reduzidas em 50% e para atingirmos esse objetivo são necessários o desenvolvimento de novas tecnologias e/ou novos produtos, como por exemplo, combustíveis provenientes de fontes renováveis. Biocombustíveis de primeira geração provenientes de culturas alimentares ricos em açúcar ou óleos vegetais foram bastante estudados e utilizados para produção industrial, como no caso do Brasil que possui uma grande produção de etanol proveniente de cana-de-açúcar. Contudo esta utilização levantou preocupações relativas à disponibilidade de matéria-prima e a competição da sua utilização para a alimentação, podendo limitar a sua utilização e até mesmo atingir os objetivos propostos pelas organizações devido a estas questões as orientações têm sido no uso de biomassa e resíduos para a produção de biocombustíveis. E alguns combustíves até já foram aprovados pela Associação americana de testes e materiais (ASTM international, do inglês American Society for Testing and Materials) para aplicações aeronáuticas, como por exemplo biocombustíveis produzidos pela síntese de Fischer Tropsch, a de ésteres metílicos de ácidos gordos (FAME do inglês, Fatty Acid Methyl Esters) e uma outra tecnologia de produção que é a de ésteres hidroprocessados e ácidos gordos ( HEFA do inglês, Hydroprocessed Esters and Fatty Acids), que podem ser misturadas com combustíveis fósseis em até 50% (v/v). A tecnologia HEFA, permite a produção de hidrocarbonetos que depois devem ser submetidos ao processo de isomerização e hidrocraqueamento catalítico para obter um perfil de hidrocarbonetos desejado (bio-jet-fuel, nafta e diesel). O foco dessa dissertação é uma análise do contributo dos combustíveis sustentáveis com uma breve análise ambiental da redução das emissões de CO2 equivalente na utilização de bio-jet-fuel tendo para tal se efetuada a simulação do processo de produção de bio-jet-fuel pela rota HEFA utilizando o software comercial UNISIM®, otimização energética do processo em termos de consumo de utilidades. Para uma base de calculo de 1000kg/h de óleo alimentar usado e utilizando o H2 verde foi obtido 720 kg/h de bio-jet-fuel, para uma rede de permutares de energia mínima, foi obtido uma economia energética de 56,7% para utilidades quentes, 54,4% para utilidades frias, para uma rede ótima de permutadores, foi obtido uma economia energética de 11,6% para utilidades quentes, 11,1% para utilidades frias.
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Como exemplo, a Assembléia da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, do inglês International Civil Aviation Organization Assembly) definiu num encontro em 2013, que até 2050 as emissões de CO2 provenientes da aviação deveriam ser reduzidas em 50% e para atingirmos esse objetivo são necessários o desenvolvimento de novas tecnologias e/ou novos produtos, como por exemplo, combustíveis provenientes de fontes renováveis. Biocombustíveis de primeira geração provenientes de culturas alimentares ricos em açúcar ou óleos vegetais foram bastante estudados e utilizados para produção industrial, como no caso do Brasil que possui uma grande produção de etanol proveniente de cana-de-açúcar. Contudo esta utilização levantou preocupações relativas à disponibilidade de matéria-prima e a competição da sua utilização para a alimentação, podendo limitar a sua utilização e até mesmo atingir os objetivos propostos pelas organizações devido a estas questões as orientações têm sido no uso de biomassa e resíduos para a produção de biocombustíveis. E alguns combustíves até já foram aprovados pela Associação americana de testes e materiais (ASTM international, do inglês American Society for Testing and Materials) para aplicações aeronáuticas, como por exemplo biocombustíveis produzidos pela síntese de Fischer Tropsch, a de ésteres metílicos de ácidos gordos (FAME do inglês, Fatty Acid Methyl Esters) e uma outra tecnologia de produção que é a de ésteres hidroprocessados e ácidos gordos ( HEFA do inglês, Hydroprocessed Esters and Fatty Acids), que podem ser misturadas com combustíveis fósseis em até 50% (v/v). A tecnologia HEFA, permite a produção de hidrocarbonetos que depois devem ser submetidos ao processo de isomerização e hidrocraqueamento catalítico para obter um perfil de hidrocarbonetos desejado (bio-jet-fuel, nafta e diesel). O foco dessa dissertação é uma análise do contributo dos combustíveis sustentáveis com uma breve análise ambiental da redução das emissões de CO2 equivalente na utilização de bio-jet-fuel tendo para tal se efetuada a simulação do processo de produção de bio-jet-fuel pela rota HEFA utilizando o software comercial UNISIM®, otimização energética do processo em termos de consumo de utilidades. Para uma base de calculo de 1000kg/h de óleo alimentar usado e utilizando o H2 verde foi obtido 720 kg/h de bio-jet-fuel, para uma rede de permutares de energia mínima, foi obtido uma economia energética de 56,7% para utilidades quentes, 54,4% para utilidades frias, para uma rede ótima de permutadores, foi obtido uma economia energética de 11,6% para utilidades quentes, 11,1% para utilidades frias.Human activities, especially those related to the energy sector, generate major environmental impacts and as a consequence can cause major climate change due to greenhouse gas (GHG) emissions from the combustion of fossil fuels. To minimize these impacts, governmental and non-governmental organizations have defined ecological objectives related to the transport and energy sector, especially in the aviation sector. As an example, the International Civil Aviation Organization Assembly (ICAO) defined at a meeting in 2013 that by 2050 CO2 emissions from aviation should be reduced by 50%, and to achieve this goal, the development of new technologies and/or new products, such as fuels from renewable sources, is necessary. First generation biofuels from food crops rich in sugar or vegetable oils have been widely studied and used for industrial production, as in the case of Brazil that has a large production of ethanol from sugar cane. However, this use has raised concerns regarding the availability of raw material and the competition of its use for food, which may limit its use and even reach the goals proposed by the organizations due to these issues the orientations have been in the use of biomass and residues for the production of biofuels. And some fuels have even been approved by the American Society for Testing and Materials (ASTM international) for aeronautical applications, such as biofuels produced by the Fischer-Tropsch synthesis, FAME (Fatty Acid Methyl Esters) and HEFA (Hydroprocessed Esters and Fatty Acids), which can be blended with fossil fuels up to 50% (v/v). The HEFA technology allows the production of hydrocarbons that must then undergo isomerization and catalytic hydrocracking to obtain a desired hydrocarbon profile (bio-jet-fuel, naphtha and diesel). The focus of this dissertation is an analysis of the contribution of sustainable fuels with a brief environmental analysis of the reduction of CO2 equivalent emissions in the use of bio-jet fuel. To this end, the simulation of the production process of bio-jet fuel by the HEFA route was carried out using the commercial software UNISIM®, energy optimization of the process in terms of consumption of utilities. For a calculation basis of 1000kg/h of used cooking oil and using green H2 720 kg/h of bio-jet fuel was obtained, for a minimum energy network of exchangers, an energy saving of 56.7% for hot utilities, 54.4% for cold utilities was obtained, for an optimal network of exchangers, an energy saving of 11.6% for hot utilities, 11.1% for cold utilities was obtained.Duarte, RaquelSerralha, Maria de FátimaRepositório ComumNeto, Vitório José Celandroni2022-122022-12-01T00:00:00Z2026-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43390TID:203160274porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:59.009591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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