Excelência, relevância e a universidade: O missing middle do envolvimento socioeconómico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perry,Beth
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: May,Tim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292008000100006
Resumo: A economia política internacional do ensino superior é caracterizada por uma crescente globalização e regionalização de actividades. Neste âmbito, é notória a ênfase colocada no papel das universidades como motores de desenvolvimento económico e social. No entanto, o cariz descontextualizado das pressões globais neoliberais coloca às universidades um conjunto de problemas, tornando necessária a consideração de um missing middle entre os contextos de produção de conhecimento e os contextos da sua aplicação. O presente artigo explora estas questões num contexto comparativo, recorrendo a trabalho empírico sobre as políticas regionais de ciência na Europa. O artigo está organizado em três secções. Em primeiro lugar, examina as pressões globais que estão a levar a uma reconsideração e a uma mudança de escala da ciência. Em segundo lugar, analisa os discursos em transformação sobre excelência, relevância e política de ciência e, ao fazê-lo, identifica uma convergência entre os modelos nacionais de política de ciência. Em terceiro lugar, examina as implicações que daqui decorrem para a ordem universitária global, incluindo as questões da estratificação e da diversificação e a tensão resultante entre as expectativas em torno do ensino superior e a capacidade deste para as concretizar. É este missing middle que necessita de reconsideração, se se pretender que expectativas e capacidade de resposta estejam razoavelmente equilibradas no sentido da obtenção de um maior benefício.
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