Educação: uma janela de felicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18873 |
Resumo: | Numa época em que a aprendizagem se tem vindo a tornar uma dimensão básica da vida de qualquer indivíduo e em que as oportunidades de aprender têm aumentado de forma exponencial e extravasado, completamente, os antiquados e obsoletos limites espaciais, temporais e institucionais, dos sistemas educativos formais, parece verificar-se uma, cada vez mais forte, relação entre o aprender, o lazer e o prazer. Este triângulo cognitivo-afetivo é, atualmente, um dos mais sérios paradigmas das formas de viver das sociedades contemporâneas. Aprender com prazer, fazendo dos momentos de aprendizagem, não só uma experiência prévia dos momentos de aprendizagem que se seguirão, mas também, uma janela de felicidades no presente, parece ser, hoje em dia, um dos maiores desafios de todos os que se preocupam com a Educação e uma dimensão constantemente renovada da construção da identidade profissional de qualquer educador(a), independentemente, do nível em que exerça a respetiva atividade profissional. |
id |
RCAP_fcf845433af5f22d32fb0fdf1eccc141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18873 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação: uma janela de felicidadeAprendizagemFelicidadeConforto AcadémicoSistemas Educativos FormaisConstrução da Identidade ProfissionalNuma época em que a aprendizagem se tem vindo a tornar uma dimensão básica da vida de qualquer indivíduo e em que as oportunidades de aprender têm aumentado de forma exponencial e extravasado, completamente, os antiquados e obsoletos limites espaciais, temporais e institucionais, dos sistemas educativos formais, parece verificar-se uma, cada vez mais forte, relação entre o aprender, o lazer e o prazer. Este triângulo cognitivo-afetivo é, atualmente, um dos mais sérios paradigmas das formas de viver das sociedades contemporâneas. Aprender com prazer, fazendo dos momentos de aprendizagem, não só uma experiência prévia dos momentos de aprendizagem que se seguirão, mas também, uma janela de felicidades no presente, parece ser, hoje em dia, um dos maiores desafios de todos os que se preocupam com a Educação e uma dimensão constantemente renovada da construção da identidade profissional de qualquer educador(a), independentemente, do nível em que exerça a respetiva atividade profissional.2016-09-02T11:05:45Z2016-09-022004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18873http://hdl.handle.net/10174/18873porjbn@uevora.ptNico, Bravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:07:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:39.709533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação: uma janela de felicidade |
title |
Educação: uma janela de felicidade |
spellingShingle |
Educação: uma janela de felicidade Nico, Bravo Aprendizagem Felicidade Conforto Académico Sistemas Educativos Formais Construção da Identidade Profissional |
title_short |
Educação: uma janela de felicidade |
title_full |
Educação: uma janela de felicidade |
title_fullStr |
Educação: uma janela de felicidade |
title_full_unstemmed |
Educação: uma janela de felicidade |
title_sort |
Educação: uma janela de felicidade |
author |
Nico, Bravo |
author_facet |
Nico, Bravo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nico, Bravo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Felicidade Conforto Académico Sistemas Educativos Formais Construção da Identidade Profissional |
topic |
Aprendizagem Felicidade Conforto Académico Sistemas Educativos Formais Construção da Identidade Profissional |
description |
Numa época em que a aprendizagem se tem vindo a tornar uma dimensão básica da vida de qualquer indivíduo e em que as oportunidades de aprender têm aumentado de forma exponencial e extravasado, completamente, os antiquados e obsoletos limites espaciais, temporais e institucionais, dos sistemas educativos formais, parece verificar-se uma, cada vez mais forte, relação entre o aprender, o lazer e o prazer. Este triângulo cognitivo-afetivo é, atualmente, um dos mais sérios paradigmas das formas de viver das sociedades contemporâneas. Aprender com prazer, fazendo dos momentos de aprendizagem, não só uma experiência prévia dos momentos de aprendizagem que se seguirão, mas também, uma janela de felicidades no presente, parece ser, hoje em dia, um dos maiores desafios de todos os que se preocupam com a Educação e uma dimensão constantemente renovada da construção da identidade profissional de qualquer educador(a), independentemente, do nível em que exerça a respetiva atividade profissional. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01T00:00:00Z 2016-09-02T11:05:45Z 2016-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18873 http://hdl.handle.net/10174/18873 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
jbn@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136588835323904 |