Educação: uma janela de felicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nico, Bravo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18873
Resumo: Numa época em que a aprendizagem se tem vindo a tornar uma dimensão básica da vida de qualquer indivíduo e em que as oportunidades de aprender têm aumentado de forma exponencial e extravasado, completamente, os antiquados e obsoletos limites espaciais, temporais e institucionais, dos sistemas educativos formais, parece verificar-se uma, cada vez mais forte, relação entre o aprender, o lazer e o prazer. Este triângulo cognitivo-afetivo é, atualmente, um dos mais sérios paradigmas das formas de viver das sociedades contemporâneas. Aprender com prazer, fazendo dos momentos de aprendizagem, não só uma experiência prévia dos momentos de aprendizagem que se seguirão, mas também, uma janela de felicidades no presente, parece ser, hoje em dia, um dos maiores desafios de todos os que se preocupam com a Educação e uma dimensão constantemente renovada da construção da identidade profissional de qualquer educador(a), independentemente, do nível em que exerça a respetiva atividade profissional.
id RCAP_fcf845433af5f22d32fb0fdf1eccc141
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação: uma janela de felicidadeAprendizagemFelicidadeConforto AcadémicoSistemas Educativos FormaisConstrução da Identidade ProfissionalNuma época em que a aprendizagem se tem vindo a tornar uma dimensão básica da vida de qualquer indivíduo e em que as oportunidades de aprender têm aumentado de forma exponencial e extravasado, completamente, os antiquados e obsoletos limites espaciais, temporais e institucionais, dos sistemas educativos formais, parece verificar-se uma, cada vez mais forte, relação entre o aprender, o lazer e o prazer. Este triângulo cognitivo-afetivo é, atualmente, um dos mais sérios paradigmas das formas de viver das sociedades contemporâneas. Aprender com prazer, fazendo dos momentos de aprendizagem, não só uma experiência prévia dos momentos de aprendizagem que se seguirão, mas também, uma janela de felicidades no presente, parece ser, hoje em dia, um dos maiores desafios de todos os que se preocupam com a Educação e uma dimensão constantemente renovada da construção da identidade profissional de qualquer educador(a), independentemente, do nível em que exerça a respetiva atividade profissional.2016-09-02T11:05:45Z2016-09-022004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18873http://hdl.handle.net/10174/18873porjbn@uevora.ptNico, Bravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:07:24Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:39.709533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação: uma janela de felicidade
title Educação: uma janela de felicidade
spellingShingle Educação: uma janela de felicidade
Nico, Bravo
Aprendizagem
Felicidade
Conforto Académico
Sistemas Educativos Formais
Construção da Identidade Profissional
title_short Educação: uma janela de felicidade
title_full Educação: uma janela de felicidade
title_fullStr Educação: uma janela de felicidade
title_full_unstemmed Educação: uma janela de felicidade
title_sort Educação: uma janela de felicidade
author Nico, Bravo
author_facet Nico, Bravo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nico, Bravo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Felicidade
Conforto Académico
Sistemas Educativos Formais
Construção da Identidade Profissional
topic Aprendizagem
Felicidade
Conforto Académico
Sistemas Educativos Formais
Construção da Identidade Profissional
description Numa época em que a aprendizagem se tem vindo a tornar uma dimensão básica da vida de qualquer indivíduo e em que as oportunidades de aprender têm aumentado de forma exponencial e extravasado, completamente, os antiquados e obsoletos limites espaciais, temporais e institucionais, dos sistemas educativos formais, parece verificar-se uma, cada vez mais forte, relação entre o aprender, o lazer e o prazer. Este triângulo cognitivo-afetivo é, atualmente, um dos mais sérios paradigmas das formas de viver das sociedades contemporâneas. Aprender com prazer, fazendo dos momentos de aprendizagem, não só uma experiência prévia dos momentos de aprendizagem que se seguirão, mas também, uma janela de felicidades no presente, parece ser, hoje em dia, um dos maiores desafios de todos os que se preocupam com a Educação e uma dimensão constantemente renovada da construção da identidade profissional de qualquer educador(a), independentemente, do nível em que exerça a respetiva atividade profissional.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2016-09-02T11:05:45Z
2016-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18873
http://hdl.handle.net/10174/18873
url http://hdl.handle.net/10174/18873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv jbn@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136588835323904