O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/77253 |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, pretende procurar e refletir como é que as redes sociais são uma fonte de informação no jornalismo desportivo. Com o crescimento das redes sociais muitas das notícias são provenientes do Facebook ou do Twitter. No jornalismo desportivo é ainda mais notório as notícias que têm como fonte de informação as respetivas redes sociais. As perguntas de investigação a que preponho responder são, Quais foram as fontes de informação usadas na cobertura jornalística das eleições do Sporting pelo Record? e Qual é a importância das redes sociais como fonte de informação nesta cobertura? Para responder a estas perguntas de investigação, recorremos a uma análise de conteúdo de todas as peças publicadas no website do jornal Record sobre as eleições da Direção do Sporting entre os dias 8 de agosto de 2018 e 18 de setembro de 2018. Ao todo foram analisadas 157 artigos. As principais conclusões são que as redes sociais não foram muito usadas como fontes de informação nos respetivos artigos, os candidatos à presidência do Sporting foram a fonte de informação mais usada e a importância das redes sociais como fonte de informação nesta cobertura deve-se ao facto das plataformas digitais explicarem-se pela facilidade com que a informação é vinculada. |
id |
RCAP_fd2887e18afabc5c007413c6ffd0014f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/77253 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso RecordRedes SociaisFontes de InformaçãoJornalismoJornalismo DesportivoJornalismo OnlineFake NewsValores-NotíciaCredibilidade no Jornalismo DesportivoSocial NetworksInformation SourcesJournalismSports JournalismOnline JournalismFake NewsNews-ValuesCredibility in JournalismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, pretende procurar e refletir como é que as redes sociais são uma fonte de informação no jornalismo desportivo. Com o crescimento das redes sociais muitas das notícias são provenientes do Facebook ou do Twitter. No jornalismo desportivo é ainda mais notório as notícias que têm como fonte de informação as respetivas redes sociais. As perguntas de investigação a que preponho responder são, Quais foram as fontes de informação usadas na cobertura jornalística das eleições do Sporting pelo Record? e Qual é a importância das redes sociais como fonte de informação nesta cobertura? Para responder a estas perguntas de investigação, recorremos a uma análise de conteúdo de todas as peças publicadas no website do jornal Record sobre as eleições da Direção do Sporting entre os dias 8 de agosto de 2018 e 18 de setembro de 2018. Ao todo foram analisadas 157 artigos. As principais conclusões são que as redes sociais não foram muito usadas como fontes de informação nos respetivos artigos, os candidatos à presidência do Sporting foram a fonte de informação mais usada e a importância das redes sociais como fonte de informação nesta cobertura deve-se ao facto das plataformas digitais explicarem-se pela facilidade com que a informação é vinculada.This report, developed within the scope of the Master's in Journalism, aims to look for and reflect on how social networks are a source of information in sports journalism. With the growth of social networks many of the news comes from Facebook or Twitter. In sports journalism, the news is more noticeable, which has its social networks as a source of information. The research questions that I intend to answer are: What were the sources of information used in the journalistic coverage of the Sporting elections by the Record? and What is the importance of social networks as a source of information in this coverage? To answer these research questions, we used a content analysis of all the pieces published on the website of the Record newspaper on the elections of the Direction of Sporting between August 8, 2018 and September 18, 2018. All were analyzed 157 articles. The main conclusions are that social networks were not widely used as sources of information in their articles, candidates for the presidency of Sporting was the most used source of information and the importance of social networks as a source of information in this coverage is due to the fact of digital platforms are explained by the ease with which the information is linked.Silva, Dora SantosRUNSantos, Diogo Miguel Candeias dos2022-06-26T00:30:45Z2019-06-262019-03-292019-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/77253TID:202259129porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:07Zoai:run.unl.pt:10362/77253Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:45.425438Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record |
title |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record |
spellingShingle |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record Santos, Diogo Miguel Candeias dos Redes Sociais Fontes de Informação Jornalismo Jornalismo Desportivo Jornalismo Online Fake News Valores-Notícia Credibilidade no Jornalismo Desportivo Social Networks Information Sources Journalism Sports Journalism Online Journalism Fake News News-Values Credibility in Journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record |
title_full |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record |
title_fullStr |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record |
title_full_unstemmed |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record |
title_sort |
O papel das redes sociais como fontes de informação no jornalismo desportivo: o caso Record |
author |
Santos, Diogo Miguel Candeias dos |
author_facet |
Santos, Diogo Miguel Candeias dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dora Santos RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Diogo Miguel Candeias dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes Sociais Fontes de Informação Jornalismo Jornalismo Desportivo Jornalismo Online Fake News Valores-Notícia Credibilidade no Jornalismo Desportivo Social Networks Information Sources Journalism Sports Journalism Online Journalism Fake News News-Values Credibility in Journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Redes Sociais Fontes de Informação Jornalismo Jornalismo Desportivo Jornalismo Online Fake News Valores-Notícia Credibilidade no Jornalismo Desportivo Social Networks Information Sources Journalism Sports Journalism Online Journalism Fake News News-Values Credibility in Journalism Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Jornalismo, pretende procurar e refletir como é que as redes sociais são uma fonte de informação no jornalismo desportivo. Com o crescimento das redes sociais muitas das notícias são provenientes do Facebook ou do Twitter. No jornalismo desportivo é ainda mais notório as notícias que têm como fonte de informação as respetivas redes sociais. As perguntas de investigação a que preponho responder são, Quais foram as fontes de informação usadas na cobertura jornalística das eleições do Sporting pelo Record? e Qual é a importância das redes sociais como fonte de informação nesta cobertura? Para responder a estas perguntas de investigação, recorremos a uma análise de conteúdo de todas as peças publicadas no website do jornal Record sobre as eleições da Direção do Sporting entre os dias 8 de agosto de 2018 e 18 de setembro de 2018. Ao todo foram analisadas 157 artigos. As principais conclusões são que as redes sociais não foram muito usadas como fontes de informação nos respetivos artigos, os candidatos à presidência do Sporting foram a fonte de informação mais usada e a importância das redes sociais como fonte de informação nesta cobertura deve-se ao facto das plataformas digitais explicarem-se pela facilidade com que a informação é vinculada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26 2019-03-29 2019-06-26T00:00:00Z 2022-06-26T00:30:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/77253 TID:202259129 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/77253 |
identifier_str_mv |
TID:202259129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137978373636096 |