Experiências clínicas simuladas: influência na performance, conhecimento e stresse dos enfermeiros de um serviço de urgência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Rui Carlos Negrão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=nliI2vFv
Resumo: A Enfermagem tem assistido nas últimas décadas a um enorme crescimento e desenvolvimento técnico-científico. As crescentes exigências dos cuidados de saúde conduziram os enfermeiros à procura de níveis de formação cada vez mais avançados, bem como à aposta na formação contínua, como estratégia de atualização profissional. Neste sentido, o desenvolvimento de instrumentos educativos de alta tecnologia veio transformar o ensino/formação, impondo novos processos e metodologias. A utilização da Simulação de Alta-Fidelidade (SAF) é uma metodologia inovadora que tem vindo a aumentar na formação em Enfermagem, proporcionando experiências clínicas simuladas em contexto laboratorial. Apesar das mais-valias apontadas pelos estudos internacionais, esta nova metodologia tem criado inúmeros desafios relativos à adequação dos processos de ensino e à verificação dos seus resultados. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a influência das experiências clínicas simuladas no desenvolvimento da performance, conhecimento e stresse de um grupo de enfermeiros de um serviço de urgência. Foi desenhado um estudo longitudinal, pré-experimental, com um desenho antes-após com grupo único. Foram aplicados vários instrumentos de colheita de dados, entre os quais o questionário de caracterização sócio-demográfica/profissional, a grelha de avaliação/observação da performance clínica na via aérea e ventilação, um teste de avaliação de conhecimentos teóricos e a Escala de Stress Profissional em Enfermeiros (ESPE) (Santos e Teixeira, 2008). A amostra do estudo foi constituída por 22 enfermeiros de um serviço de urgência de um hospital central da região centro do país. Os resultados obtidos demonstraram uma melhoria significativa da performance clínica e conhecimento teórico dos enfermeiros após a participação no programa de experiências clínicas simuladas. Não se verificaram quaisquer diferenças ao nível do stresse percecionado pelos enfermeiros antes e um mês após o programa de formação implementado. A evidência gerada com este estudo revela que as experiências clínicas simuladas apresentam uma influência positiva na performance clínica e conhecimento dos enfermeiros, constituindo-se como um bom método de ensino-aprendizagem em processos de formação profissional contínua. As habilidades treinadas/adquiridas em contexto simulado parecem ser transferíveis para a prática, dada a manutenção dos níveis de performance quando avaliados em contexto real de cuidados. A própria natureza do desenho de estudo formulado que não prevê o controlo de variáveis, a não utilização de um processo probabilístico de seleção da amostra e a comparação de diferentes contextos (real/simulado), são algumas das limitações que se impõem às elações a retirar desta investigação. A criação de desenhos de estudo experimentais, com controlo de variáveis, a comparação de diferentes modelos formativos e a análise custo-benefício, torna-se pertinente em futuras investigações nesta área.
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