A Robotic Platooning Testbed for Cooperative ITS Components
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15647 |
Resumo: | Os Sistemas Inteligentes de Transporte estão a tornar-se cada vez mais relevantes nos contextos sociais e de mobilidade atuais e futuros, pois aplicam tecnologias de informação, comunicação e sensores em veículos e infraestrutura de transporte. Estes sistemas fornecem informações em tempo real para condutores e operadores de sistemas de transporte, permitindo decisões melhores, mais informadas e eficientes. Esta tecnologia pode ser usada para controlar o tráfego rodoviário, a fim de reduzir o congestionamento, aumentar a eficiência da infraestrutura de transporte e melhorar a mobilidade. Embora esta tecnologia possa ser a força motriz da condução autónoma cooperativa, ainda existem problemas de segurança a serem resolvidos. Portanto, é fundamental incluir mecanismos de segurança para garantir o nível de segurança exigido para estes sistemas. Atualmente, a investigação em sistemas autónomos cooperativos ´e geralmente realizada em ambiente de simulação, devido ao facto de experiências reais serem ainda muito caras. Uma boa solução para esse problema ´e depender de plataformas robóticas, uma vez que são mais baratas e replicam veículos reais com funcionalidade semelhante. Nesta linha, esta Tese concentra-se no desenvolvimento de uma plataforma robótica para ”platooning” com veículos robóticos `a escala de 1/10. Para provar sua eficácia, validamos um mecanismo de segurança cooperativo para ”platooning”. |
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A Robotic Platooning Testbed for Cooperative ITS ComponentsPlatooning CooperativoPlataforma RobóticaSistemas Inteligentes de TransporteMecanismos de SegurançaCooperative PlatooningRobotic TestbedIntelligent Transportation SystemsSafety MechanismsOs Sistemas Inteligentes de Transporte estão a tornar-se cada vez mais relevantes nos contextos sociais e de mobilidade atuais e futuros, pois aplicam tecnologias de informação, comunicação e sensores em veículos e infraestrutura de transporte. Estes sistemas fornecem informações em tempo real para condutores e operadores de sistemas de transporte, permitindo decisões melhores, mais informadas e eficientes. Esta tecnologia pode ser usada para controlar o tráfego rodoviário, a fim de reduzir o congestionamento, aumentar a eficiência da infraestrutura de transporte e melhorar a mobilidade. Embora esta tecnologia possa ser a força motriz da condução autónoma cooperativa, ainda existem problemas de segurança a serem resolvidos. Portanto, é fundamental incluir mecanismos de segurança para garantir o nível de segurança exigido para estes sistemas. Atualmente, a investigação em sistemas autónomos cooperativos ´e geralmente realizada em ambiente de simulação, devido ao facto de experiências reais serem ainda muito caras. Uma boa solução para esse problema ´e depender de plataformas robóticas, uma vez que são mais baratas e replicam veículos reais com funcionalidade semelhante. Nesta linha, esta Tese concentra-se no desenvolvimento de uma plataforma robótica para ”platooning” com veículos robóticos `a escala de 1/10. Para provar sua eficácia, validamos um mecanismo de segurança cooperativo para ”platooning”.Intelligent Transportation Systems are becoming increasingly relevant in the current and future social and mobility aspects, since they apply information, communication, and sensor technologies to vehicles and transportation infrastructure. They provide real-time information for road users and transportation system operators enabling better and more informed and efficient decisions. This technology can be used to manage road traffic in order to reduce congestion, increase the efficiency of existing transport infrastructure and improve mobility. Although this technology might be the powerhouse of cooperative autonomous driving, as others matters, there are still safety concerns to be managed. Thus, it is fundamental to include safety mechanism to assure the required safety level for these systems. Currently, research in cooperative autonomous systems usually conducted over simulation frameworks as real experiments are still too costly. A good solution for this problem is to rely on robotic platforms since they are cheaper and replicate with similar functionality real vehicles. In this line, this Thesis focuses on developing a platooning robotic testbed platform with a 1/10 scale robotic vehicles. To prove it’s effectiveness, we validate a cooperative safety mechanism for platooning.Severino, Ricardo Augusto Rodrigues da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGuedes, Nuno Miguel Santos2020-03-26T09:51:11Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15647TID:202343405enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:21.626129Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os Sistemas Inteligentes de Transporte estão a tornar-se cada vez mais relevantes nos contextos sociais e de mobilidade atuais e futuros, pois aplicam tecnologias de informação, comunicação e sensores em veículos e infraestrutura de transporte. Estes sistemas fornecem informações em tempo real para condutores e operadores de sistemas de transporte, permitindo decisões melhores, mais informadas e eficientes. Esta tecnologia pode ser usada para controlar o tráfego rodoviário, a fim de reduzir o congestionamento, aumentar a eficiência da infraestrutura de transporte e melhorar a mobilidade. Embora esta tecnologia possa ser a força motriz da condução autónoma cooperativa, ainda existem problemas de segurança a serem resolvidos. Portanto, é fundamental incluir mecanismos de segurança para garantir o nível de segurança exigido para estes sistemas. Atualmente, a investigação em sistemas autónomos cooperativos ´e geralmente realizada em ambiente de simulação, devido ao facto de experiências reais serem ainda muito caras. Uma boa solução para esse problema ´e depender de plataformas robóticas, uma vez que são mais baratas e replicam veículos reais com funcionalidade semelhante. Nesta linha, esta Tese concentra-se no desenvolvimento de uma plataforma robótica para ”platooning” com veículos robóticos `a escala de 1/10. Para provar sua eficácia, validamos um mecanismo de segurança cooperativo para ”platooning”. |
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