Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33567 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
id |
RCAP_fd4ecae8f643229c35dfee47f4090e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33567 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be trueAn integrated vision of sustainability and corporate social responsibility: the be true caseResponsabilidade socialSustentabilidadeEnvolvimento internoComunidadeSocial responsibilitySustainabilityInternal commitmentCommunity658.8658.0Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)O propósito deste Relatório de Estágio é refletir sobre a importância de uma visão integradora da organização e dos seus públicos aquando da adoção de um plano de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Para cumprir este propósito, vamos refletir sobre o tema em quatro etapas. Em primeiro lugar será abordada a Responsabilidade Social Empresarial do ponto de vista teórico, bem como outros conceitos a si adjacentes, identificando as principais correntes de pensamento associadas ao tema. Estabelecido um enquadramento teórico será feito um balanço da experiência consolidada da agência de comunicação b+ com o programa be true, tendo como perspetiva o crescimento da procura e da relevância do tema da sustentabilidade e da responsabilidade social e o seu enquadramento na realidade empresarial. Em seguida, este relatório procura aprofundar a evolução da relação empresa/colaborador/consumidor/comunidade, responsável pela consciencialização e adesão das empresas em matéria de responsabilidade social. Por fim, procuramos estudar o impacto das atividades na comunidade, sem descurar o contributo para o bem-estar social e as vantagens para as marcas. Com o objetivo d melhor explorar estes aspetos serão usados, como metodologia de investigação, a análise documental, a observação direta pela participação no programa e entrevistas à equipa be true, especialistas e clientes. Com base na experiência da empresa b+ e com especial enfoque no programa be true, o estudo centra-se nas dinâmicas de interação entre as organizações, sondando os benefícios de estratégias orientadas por uma visão integradora e holística. Espera-se que os resultados da investigação contribuam, de algum modo, para o conhecimento das práticas e estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social e para o balanço do programa be true implementado pela empresa b+.The purpose of this Report is to think about the importance of an inclusive vision of the organization and its public when adopting a Sustainability and Social Responsibility Plan. To fulfil this purpose we will split our thoughts on the topic into four stages. First we will approach Social Responsibility and other adjacent concepts from the theoretical point of view, identifying the main trends of thought concerning the topic. After establishing the theoretical frame, we will make a balance of the experience of the b+ communication agency with the be true programme, considering the growth in demand and the relevance of the topic of sustainability and social responsibility and its frame in the corporate sphere. Next, this report seeks to deepen research about the evolution of the company/employee/consumer/community relationship, responsible for the awareness and engagement of companies in terms of social responsibility. Finally, we try to study the impact of social responsibility actions in the community, without ignoring the contribution to the social well-being and the advantages for brands. In order to better explore these subjects, our research methodology will consist in documental analysis, direct observation of the be true programme and interviews to the be true team, specialists and clients. Based on the experience of the b+ company and with a special focus on the be true programme, the study is centred on the interaction dynamics between organizations, probing the benefits of strategies oriented by a holistic and integrating vision. We expect that the results of this research contribute, in some way, to the knowledge of sustainability and social responsibility strategies and for an overall assessment of the be true programme implemented by the b+ company.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoLopes, Ana Isabel Loureiro20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33567por201225859info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:31.908807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true An integrated vision of sustainability and corporate social responsibility: the be true case |
title |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true |
spellingShingle |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true Lopes, Ana Isabel Loureiro Responsabilidade social Sustentabilidade Envolvimento interno Comunidade Social responsibility Sustainability Internal commitment Community 658.8 658.0 Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true |
title_full |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true |
title_fullStr |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true |
title_full_unstemmed |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true |
title_sort |
Uma visão integrada da sustentabilidade e responsabilidade social: o caso be true |
author |
Lopes, Ana Isabel Loureiro |
author_facet |
Lopes, Ana Isabel Loureiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ruão, Teresa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Ana Isabel Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social Sustentabilidade Envolvimento interno Comunidade Social responsibility Sustainability Internal commitment Community 658.8 658.0 Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Responsabilidade social Sustentabilidade Envolvimento interno Comunidade Social responsibility Sustainability Internal commitment Community 658.8 658.0 Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas) |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/33567 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/33567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201225859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132507872952320 |