A metodologia do appreciative inquiry no balanced scorecard: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, João Diogo Mendes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21626
Resumo: Já marcadas por uma envolvente competitiva, agravada pelos efeitos económicos e financeiros da pandemia COVID-19, as organizações têm cada vez maior necessidade de gerir a sua performance, não só para ganharem relevância no mercado, mas também como forma de sobreviverem. O projeto tem como principal objetivo desenvolver um modelo de gestão de performance para uma PME que atua no setor da contabilidade, fiscalidade e área laboral, onde se pretende estimular a performance da organização, assim como garantir o alinhamento da gestão da organização com a estratégia e objetivos organizacionais. Para tal, será desenvolvido um Balanced Scorecard (BSC), através da metodologia do Appreciative Inquiry (AI). Como metodologia generativa, o AI permite facilitar o desenvolvimento de outras metodologias, adotando uma perspetiva inspiradora e focada nos aspetos positivos dos sistemas que procura influenciar, desempenhando assim um papel fundamental no desenvolvimento de um BSC focado nas valências e capacidades da organização. É de referir que os resultados do projeto são o desenvolvimento de um BSC específico para as características e valências da organização, sendo de realçar: a sistematização da missão e visão da organização; definição dos eixos estratégicos e objetivos estratégicos; definição de indicadores de desempenho (KPIs) e iniciativas estratégicas; e sistematização das relações entre todas estas componentes. Aquando da implementação da metodologia do AI, surgiu a necessidade de se desenvolver a política de formação e desenvolvimento, de forma a que esta esteja alinhada com os objetivos dos BSC. A avaliação dos resultados específicos da implementação do BSC estão fora do âmbito do projeto.
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