Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Soraya
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1468
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação social e intervenção comunitária
id RCAP_fd527ad09e44b32a1ed3f350cf60b441
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para açãoCurso técnico integrado ao ensino médioevasão escolarfatores extraescolaresfatores Intraescolarestechnical course integrated to high schoolschool dropoutexternal factors to the schoolinternal factors to the schoolDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação social e intervenção comunitáriaA presente dissertação apresenta os resultados do estudodos fatores da evasão escolar do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no período de 2012 e 2014, no Instituto Federal de Brasília, CampusPlanaltina. Foram considerados evadidos os alunos que abandonaram ou solicitaram transferência. O desenho metodológico combinouanálise documental, questionários semiestruturados aplicados aos alunos que permanecem na escola e entrevistas semi-diretivascom uma amostra dealunos evadidos. A partir da análise, percebeu-se que a evasão é um problema complexo e multidimensional e suas causas, muitas vezes, são concorrentes e não exclusivas. Sendoassim,decorre dasomatória de vários fatores enão necessariamente um especificadamente.Foram percebidos fatores extraescolares, de ordem social, cultural e econômica, que muitas vezes se conectaram aos fatores intraescolares tais como a atuação de gestão, professores, a infraestrutura, o ambiente escolar e o currículo. Assim, para melhor compreensão do objeto,foiidentificado um conjunto de eixos analíticos em torno dos quais se orientou a análise: acesso e ingressoao curso; curso e estrutura curricular;ambiente escolar; o papel dodocente;infraestrutura residenciale apoio dado aos estudantes residentes e, por último,insucesso e evasãoescolar.Os resultados obtidos na pesquisa apontam para necessidade de políticas públicas e institucionais que reconheçam as especificidades deste nível educacional, bem como, programas de intervençãoespecíficos no campusque, visando a permanência e sucesso escolar, operem numa lógicaa montante e juzante dos problemas identificadosque se articulam, em grande medida com contexto socioeconômico e cultural dessesalunos.The present dissertation exhibit the results of the study of factors of school dropoutin the Technical Course in Agricultural Integrated to High School, between 2012 and 2014, at the Brasilia Federal Institute, CampusPlanaltina. It was considered a dropout, a studentwho abandoned or requested atransfer. The methodologic designcombined documentsanalysis, semi-structured questionnairesapplied to the students that remained at school and semi structured interviews with a sample of evaded students. From the analysis, dropout emerges as a complex and multidimensional problem and the reasonsar, many times, common and not exclusive. Therefore, it arises from a sum of several factors and not necessarily one specifically. It was noticed the role of externalfactorstoschool, social, cultural and economicorder, that often connectstointernal factors toschoolsuch as governing bodies performance, teachers, infrastructure, the school environment and curriculum. Therefore,to a better comprehension of the object anumber ofanalytical axes were identified around which the analysisdevelops: access and ingress to the course; course and curriculum structure; school environment; teaching practice; residential infrastructure and support given to resident students and, finally, failure and school dropout. The obtained results in the research point to the need for public and institutional policies that recognize the specificities of this educational level and specific intervention programs within the campusthat aim to favourpermanence and school success, operating before and aftertheidentifiedproblems that are linked with socioeconomic and cultural context of these students.Pappámikail, LiaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémNascimento, Soraya2016-05-20T15:53:01Z2016-04-222016-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1468TID:201136775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:16Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:45.586379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação
title Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação
spellingShingle Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação
Nascimento, Soraya
Curso técnico integrado ao ensino médio
evasão escolar
fatores extraescolares
fatores Intraescolares
technical course integrated to high school
school dropout
external factors to the school
internal factors to the school
title_short Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação
title_full Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação
title_fullStr Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação
title_full_unstemmed Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação
title_sort Evasão escolar no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio : contexto, multidimensionalidade e pistas para ação
author Nascimento, Soraya
author_facet Nascimento, Soraya
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pappámikail, Lia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Soraya
dc.subject.por.fl_str_mv Curso técnico integrado ao ensino médio
evasão escolar
fatores extraescolares
fatores Intraescolares
technical course integrated to high school
school dropout
external factors to the school
internal factors to the school
topic Curso técnico integrado ao ensino médio
evasão escolar
fatores extraescolares
fatores Intraescolares
technical course integrated to high school
school dropout
external factors to the school
internal factors to the school
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação social e intervenção comunitária
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-20T15:53:01Z
2016-04-22
2016-04-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1468
TID:201136775
url http://hdl.handle.net/10400.15/1468
identifier_str_mv TID:201136775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027809083392