Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/24625 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Matemática |
id |
RCAP_fd602211a8526634894cc394bffb6b46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24625 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticasTese de Mestrado em MatemáticaÉ apresentado neste trabalho o problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio. Este problema consiste em desenhar uma rede de percursos de autocarros e definir as suas frequências, de modo a satisfazer uma determinada procura por parte da população. Os percursos deverão percorrer uma ou mais paragens de autocarro e terminar numa qualquer estação ferroviária, permitindo aos seus passageiros aceder a um certo destino, via comboio. O problema é NP-difícil e o respectivo modelo matemático apresenta uma função objectivo não linear, restrições lineares e.não lineares e variáveis binárias e contínuas. A sua complexidade sugere o recurso a métodos heurísticos para a obtenção de soluções. São assim estudadas heurísticas construtivas e heurísticas melhorativas de pesquisa local retiradas ou baseadas na literatura. Além destas, versões de curto e médio/longo prazo de uma pesquisa tabu desenvolvida para este problema são também objecto de estudo. Estas heurísticas foram testadas computacionalmente em instâncias geradas de modo aleatório. Como conclusão do estudo computacional, refere-se a satisfatória qualidade das heurísticas desenvolvidas no âmbito do presente trabalho, em particular da pesquisa tabu com memória de curto prazo.ISEGPato, Margarida VazRepositório da Universidade de LisboaMartins, Carlos José Lúcio2022-06-22T10:26:19Z1995-021995-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24625porMartins, Carlos José Lúcio (1995). " Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas". Universidade Técnica de Lisboa. Instituto superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:15Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:37.843928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas |
title |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas |
spellingShingle |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas Martins, Carlos José Lúcio |
title_short |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas |
title_full |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas |
title_fullStr |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas |
title_full_unstemmed |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas |
title_sort |
Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas |
author |
Martins, Carlos José Lúcio |
author_facet |
Martins, Carlos José Lúcio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pato, Margarida Vaz Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Carlos José Lúcio |
description |
Tese de Mestrado em Matemática |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995-02 1995-02-01T00:00:00Z 2022-06-22T10:26:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/24625 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/24625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Carlos José Lúcio (1995). " Problema do desenho de percursos de rebatimento ao comboio: abordagens heurísticas". Universidade Técnica de Lisboa. Instituto superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131180531974144 |