Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Ana Isabel Lino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16024
Resumo: O campo da saúde viveu, nos últimos anos, transformações importantes decorrentes da revolução tecnológica e informacional. Na área da tomografia computorizada, a renovação tecnológica passou a determinar a necessidade de atualização permanente dos conteúdos de aprendizagem e de formação profissional dos técnicos de radiologia. A formação é assumida como um instrumento essencial para fazer face a essas mutações. Na verdade, para melhorarem a qualidade dos serviços e aumentarem a sua competitividade, as organizações de saúde, têm apostado na definição e concretização de modelos, de políticas e de sistemas de avaliação da qualidade que exigem dos profissionais saberes que nem sempre foram adquiridos nas escolas e universidades. Esta investigação procurou responder a duas questões centrais: “será que os técnicos de radiologia sentem necessidade de adquirir ou atualizar conhecimentos, capacidades e habilidades para responderem cabalmente aos desafios profissionais na área da tomografia computorizada e às políticas de qualidade da organização com que se confrontam? Se sim, quais são essas necessidades e como podem ser, total ou parcialmente, colmatadas?”. Para encontrar respostas a estas questões de investigação (que decorreu num serviço de radiologia de um hospital privado), procedeu-se a um desenho metodológico que cruza dados recolhidos através de análise documental, questionários a técnicos de radiologia e uma entrevista ao coordenador do serviço. Os principais resultados indicam que os técnicos de radiologia da unidade estudada não sentem grandemente necessidade de formação e que nos casos em que esta ocorre é respeitavamente nos aos domínios do desenvolvimento e valorização profissional, da relação com o doente, do uso de produtos farmacêuticos e da radioprotecção e segurança em tomografia computorizada; ABSTRACT: The health care field has lived in recent years, important changes arising from informational and technological revolution. In the area of CT, a technological renovation started to determine the need for continuous updating of learning content and professional training of radiology technicians. In fact, to improve the quality of services and increase their competitiveness, health organizations, have invested in the definition and implementation of models, policies and systems of quality assessment that require knowledge of the professionals who were not always acquired in schools and universities. This research sought to answer two central questions: "Does the radiology technicians feel the need to upgrade or acquire knowledge, skills and abilities to fully respond to the challenges professionals in the area of CT and the quality policies of the organization faced? If yes, what those needs are and how they can be fully or partially bridged? To find answers to these research questions (which took place in the radiology department of a private hospital), we proceeded to a methodological design that crosses data collected through document analysis, questionnaires and interview radiology technicians to service coordinator. The main results indicate that radiologic technicians studied the unit does not feel much need for training and that in cases where this occurs with regard to the areas of professional development and enhancement of the relationship with the patient, the use of pharmaceutical and radiological protection and safety in CT.
id RCAP_fd61ca6acd76626d531e2c0a884dfabc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizadaCompetênciasFormaçãoTécnicos de radiologia e tomografia computorizadaSkillsTraining formationRadiographerCTO campo da saúde viveu, nos últimos anos, transformações importantes decorrentes da revolução tecnológica e informacional. Na área da tomografia computorizada, a renovação tecnológica passou a determinar a necessidade de atualização permanente dos conteúdos de aprendizagem e de formação profissional dos técnicos de radiologia. A formação é assumida como um instrumento essencial para fazer face a essas mutações. Na verdade, para melhorarem a qualidade dos serviços e aumentarem a sua competitividade, as organizações de saúde, têm apostado na definição e concretização de modelos, de políticas e de sistemas de avaliação da qualidade que exigem dos profissionais saberes que nem sempre foram adquiridos nas escolas e universidades. Esta investigação procurou responder a duas questões centrais: “será que os técnicos de radiologia sentem necessidade de adquirir ou atualizar conhecimentos, capacidades e habilidades para responderem cabalmente aos desafios profissionais na área da tomografia computorizada e às políticas de qualidade da organização com que se confrontam? Se sim, quais são essas necessidades e como podem ser, total ou parcialmente, colmatadas?”. Para encontrar respostas a estas questões de investigação (que decorreu num serviço de radiologia de um hospital privado), procedeu-se a um desenho metodológico que cruza dados recolhidos através de análise documental, questionários a técnicos de radiologia e uma entrevista ao coordenador do serviço. Os principais resultados indicam que os técnicos de radiologia da unidade estudada não sentem grandemente necessidade de formação e que nos casos em que esta ocorre é respeitavamente nos aos domínios do desenvolvimento e valorização profissional, da relação com o doente, do uso de produtos farmacêuticos e da radioprotecção e segurança em tomografia computorizada; ABSTRACT: The health care field has lived in recent years, important changes arising from informational and technological revolution. In the area of CT, a technological renovation started to determine the need for continuous updating of learning content and professional training of radiology technicians. In fact, to improve the quality of services and increase their competitiveness, health organizations, have invested in the definition and implementation of models, policies and systems of quality assessment that require knowledge of the professionals who were not always acquired in schools and universities. This research sought to answer two central questions: "Does the radiology technicians feel the need to upgrade or acquire knowledge, skills and abilities to fully respond to the challenges professionals in the area of CT and the quality policies of the organization faced? If yes, what those needs are and how they can be fully or partially bridged? To find answers to these research questions (which took place in the radiology department of a private hospital), we proceeded to a methodological design that crosses data collected through document analysis, questionnaires and interview radiology technicians to service coordinator. The main results indicate that radiologic technicians studied the unit does not feel much need for training and that in cases where this occurs with regard to the areas of professional development and enhancement of the relationship with the patient, the use of pharmaceutical and radiological protection and safety in CT.Universidade de Évora2015-10-15T15:44:46Z2015-10-152013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16024http://hdl.handle.net/10174/16024porDepartamento de Sociologiateses@bib.uevora.pt274Fialho, Ana Isabel Linoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:30.037718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada
title Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada
spellingShingle Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada
Fialho, Ana Isabel Lino
Competências
Formação
Técnicos de radiologia e tomografia computorizada
Skills
Training formation
Radiographer
CT
title_short Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada
title_full Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada
title_fullStr Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada
title_full_unstemmed Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada
title_sort Diagnóstico de necessidades de formação dos técnicos de radiologia. Estudo de caso num serviço de radiologia com tomografia computorizada
author Fialho, Ana Isabel Lino
author_facet Fialho, Ana Isabel Lino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Ana Isabel Lino
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Formação
Técnicos de radiologia e tomografia computorizada
Skills
Training formation
Radiographer
CT
topic Competências
Formação
Técnicos de radiologia e tomografia computorizada
Skills
Training formation
Radiographer
CT
description O campo da saúde viveu, nos últimos anos, transformações importantes decorrentes da revolução tecnológica e informacional. Na área da tomografia computorizada, a renovação tecnológica passou a determinar a necessidade de atualização permanente dos conteúdos de aprendizagem e de formação profissional dos técnicos de radiologia. A formação é assumida como um instrumento essencial para fazer face a essas mutações. Na verdade, para melhorarem a qualidade dos serviços e aumentarem a sua competitividade, as organizações de saúde, têm apostado na definição e concretização de modelos, de políticas e de sistemas de avaliação da qualidade que exigem dos profissionais saberes que nem sempre foram adquiridos nas escolas e universidades. Esta investigação procurou responder a duas questões centrais: “será que os técnicos de radiologia sentem necessidade de adquirir ou atualizar conhecimentos, capacidades e habilidades para responderem cabalmente aos desafios profissionais na área da tomografia computorizada e às políticas de qualidade da organização com que se confrontam? Se sim, quais são essas necessidades e como podem ser, total ou parcialmente, colmatadas?”. Para encontrar respostas a estas questões de investigação (que decorreu num serviço de radiologia de um hospital privado), procedeu-se a um desenho metodológico que cruza dados recolhidos através de análise documental, questionários a técnicos de radiologia e uma entrevista ao coordenador do serviço. Os principais resultados indicam que os técnicos de radiologia da unidade estudada não sentem grandemente necessidade de formação e que nos casos em que esta ocorre é respeitavamente nos aos domínios do desenvolvimento e valorização profissional, da relação com o doente, do uso de produtos farmacêuticos e da radioprotecção e segurança em tomografia computorizada; ABSTRACT: The health care field has lived in recent years, important changes arising from informational and technological revolution. In the area of CT, a technological renovation started to determine the need for continuous updating of learning content and professional training of radiology technicians. In fact, to improve the quality of services and increase their competitiveness, health organizations, have invested in the definition and implementation of models, policies and systems of quality assessment that require knowledge of the professionals who were not always acquired in schools and universities. This research sought to answer two central questions: "Does the radiology technicians feel the need to upgrade or acquire knowledge, skills and abilities to fully respond to the challenges professionals in the area of CT and the quality policies of the organization faced? If yes, what those needs are and how they can be fully or partially bridged? To find answers to these research questions (which took place in the radiology department of a private hospital), we proceeded to a methodological design that crosses data collected through document analysis, questionnaires and interview radiology technicians to service coordinator. The main results indicate that radiologic technicians studied the unit does not feel much need for training and that in cases where this occurs with regard to the areas of professional development and enhancement of the relationship with the patient, the use of pharmaceutical and radiological protection and safety in CT.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-15T15:44:46Z
2015-10-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16024
http://hdl.handle.net/10174/16024
url http://hdl.handle.net/10174/16024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
teses@bib.uevora.pt
274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136567949787136