Inteligência artificial na GRH : competências necessárias aos gestores para a criação de valor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18699 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
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Inteligência artificial na GRH : competências necessárias aos gestores para a criação de valorGestão de Recursos HumanosDigitalizaçãoInteligência ArtificialBig DataCompetênciasHuman Resources ManagementDigitalizationArtificial IntelligenceSkillsMestrado em Gestão de Recursos HumanosA digitalização tornou-se um fator de mudança com efeitos significativos nos processos de Recursos Humanos (RH) e os gestores começam a recorrer a desenvolvimentos recentes, como a Inteligência Artificial (IA). Estas ferramentas antecipam necessidades e tendências, poderão garantir a diferenciação no mercado, e influenciar o papel estratégico, mas existe pouca informação sobre os conceitos e como os gestores podem contribuir. Neste sentido, pretendemos analisar o fenómeno da digitalização e dos seus desenvolvimentos na Gestão de Recursos Humanos (GRH), investigar quais as competências dos gestores que mais contribuem para a criação de valor a partir de IA, e verificar se as competências poderão contribuir para o papel estratégico dos RH. O trabalho baseou-se em duas metodologias: quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários a uma amostra significativa, complementados pela realização de entrevistas semiestruturadas através das quais foi possível analisar a interpretação dos indivíduos. Resultados: Para a criação de valor a partir de IA e automatização, o ideal será a combinação entre competências técnicas e sociais, para a resolução de lacunas e foco em tarefas estratégicas. A digitalização é algo positivo para a estratégia de GRH e organizações, e as funções que irão sofrer mais alterações serão as administrativas, como Payroll e recrutamento. Conclusões: Os colaboradores consideram ter poucos conhecimentos para lidar com novas ferramentas, mas não demonstram motivação para desenvolver novas competências. É essencial o apoio da gestão de topo para fomentar a mudança de mindset, a comunicação e o desenvolvimento de conhecimentos para um equilíbrio entre soft e hard skills.Digitization has become a factor of change with significant effects on Human Resources (HR) processes, and managers are beginning to resort on recent developments such as Artificial Intelligence (AI). These tools allow anticipating needs and trends, can ensure market differentiation and influence the strategic role, but there is little information about the concepts and how managers can contribute. In this sense, this study intends to analyze the phenomenon of digitization and its developments in Human Resources Management (HRM) and to investigate which competencies of HR managers contribute most to the creation of value from AI, and to verify if the competences can contribute to the strategic role of Human Resources. This work was based on two methodologies: quantitative and qualitative. Questionnaires were applied to a significant sample and were complemented by semi-structured interviews through which it was possible to analyze the interpretation of the individuals. Results: For more value creation through AI and automation, the ideal will be a combination of technical and social skills, to solve possible gaps and focus on strategic tasks. Digitization is positive for HRM strategy and organizations, and administrative functions such as Payroll and recruitment are pointed as the ones that will suffer more changes. Conclusions: Employees consider they have few knowledges to deal with new tools, but do not show motivation to develop new skills. This means that the support from top management to promote mindset changes, communication and the development of knowledge will be essential for a balance between soft and hard skillsInstituto Superior de Economia e GestãoGomes, JorgeRepositório da Universidade de LisboaNunes, Beatriz Pinto Batista2019-11-14T13:55:00Z2019-112019-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18699porNunes, Beatriz Pinto Batista (2019). "Inteligência artificial na GRH : competências necessárias aos gestores para a criação de valor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18699Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:40.961969Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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