Assistência estudantil: possibilidades e perspectivas de permanência social na educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10513 |
Resumo: | O presente estudo tem por finalidade, investigar na unidade do Instituto Fe-deral de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Ituiu-taba, o programa de assistência estudantil. Objetiva-se compreender as cau-sas do abandono escolar apesar da existência da política de assistência estu-dantil ter como propósito democratizar as condições de ensino, promover a inclusão e permanência, evitar a evasão e retenção na educação. A metodolo-gia da pesquisa foi norteada pelo materialismo histórico dialético, aplicado ao estudo de caso. A pesquisa empírica teve cunho qualitativo. Foram utilizados três grupos de participantes: gestores, alunos do programa de assistência es-tudantil do IFTM- Campus Ituiutaba, e alunos retirados do programa de assis-tência estudantil. Os resultados permitem identificar que apesar das medidas adotadas nos últimos anos pelos governantes e pela organização educativa estudada, o programa de assistência estudantil em sua estrutura comporta valores que dão visibilidade aos estudantes vindos das classes sociais menos favorecidas. Na execução, o programa é pouco valorizado como direitos dos estudantes hipossuficientes, e pouco trabalhado como mecanismo que pode resultar em menores taxas de infrequência e abandono escolar, apesar da importância dada ao programa pelos pesquisados. |
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Assistência estudantil: possibilidades e perspectivas de permanência social na educaçãoAssistência estudantilHipossuficiênciaAbandono escolarStudent assistanceHypo-sufficiencySchool dropoutDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo tem por finalidade, investigar na unidade do Instituto Fe-deral de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Ituiu-taba, o programa de assistência estudantil. Objetiva-se compreender as cau-sas do abandono escolar apesar da existência da política de assistência estu-dantil ter como propósito democratizar as condições de ensino, promover a inclusão e permanência, evitar a evasão e retenção na educação. A metodolo-gia da pesquisa foi norteada pelo materialismo histórico dialético, aplicado ao estudo de caso. A pesquisa empírica teve cunho qualitativo. Foram utilizados três grupos de participantes: gestores, alunos do programa de assistência es-tudantil do IFTM- Campus Ituiutaba, e alunos retirados do programa de assis-tência estudantil. Os resultados permitem identificar que apesar das medidas adotadas nos últimos anos pelos governantes e pela organização educativa estudada, o programa de assistência estudantil em sua estrutura comporta valores que dão visibilidade aos estudantes vindos das classes sociais menos favorecidas. Na execução, o programa é pouco valorizado como direitos dos estudantes hipossuficientes, e pouco trabalhado como mecanismo que pode resultar em menores taxas de infrequência e abandono escolar, apesar da importância dada ao programa pelos pesquisados.This study aims to investigate the student assistance program at the unit of the Federal Institute of Education Science and Technology of the Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Ituiutaba. It is proposed to understand the causes of school dropout, despite the existence of a student assistance policy purpose at democratizing teaching conditions, promoting inclusion and permanence, avoiding evasion and retention education. The methodology of the research was guided by dialectical historical materialism, applied to the case study. The empirical research had a qualitative character. Three groups of participants were used: managers, students from Student Assistance Program of IFTM-Campus Ituiutaba, and withdrawn students from the student assistance pro-gram. The results allow us to identify that despite the measures adopted in recent years by the government and the educational organization studied, the student assistance program in its structure has values that give visibility to students from low social class. In the execution, the program is poorly valor-ised as rights of the disadvantaged students, and less worked as a mechanism that can result in lower rates of infrequency and dropout, despite the im-portance given to the program by the respondentsInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPaiva, Margarida DelgadoOliveira, Manoel Messias deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLocatelli, Maria Regina Campaner2017-11-23T15:03:09Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10513TID:201851636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:56.063242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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