Assistência estudantil: possibilidades e perspectivas de permanência social na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli, Maria Regina Campaner
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10513
Resumo: O presente estudo tem por finalidade, investigar na unidade do Instituto Fe-deral de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Ituiu-taba, o programa de assistência estudantil. Objetiva-se compreender as cau-sas do abandono escolar apesar da existência da política de assistência estu-dantil ter como propósito democratizar as condições de ensino, promover a inclusão e permanência, evitar a evasão e retenção na educação. A metodolo-gia da pesquisa foi norteada pelo materialismo histórico dialético, aplicado ao estudo de caso. A pesquisa empírica teve cunho qualitativo. Foram utilizados três grupos de participantes: gestores, alunos do programa de assistência es-tudantil do IFTM- Campus Ituiutaba, e alunos retirados do programa de assis-tência estudantil. Os resultados permitem identificar que apesar das medidas adotadas nos últimos anos pelos governantes e pela organização educativa estudada, o programa de assistência estudantil em sua estrutura comporta valores que dão visibilidade aos estudantes vindos das classes sociais menos favorecidas. Na execução, o programa é pouco valorizado como direitos dos estudantes hipossuficientes, e pouco trabalhado como mecanismo que pode resultar em menores taxas de infrequência e abandono escolar, apesar da importância dada ao programa pelos pesquisados.
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