Atitudes dos consumidores para compra de automóveis através do comércio online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrondo, Jorge Daniel Rocha Chaves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17756
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling Atitudes dos consumidores para compra de automóveis através do comércio onlineautomóvelcomércio eletrónicocomércio onlinecomércio automóvelatitude compra onlineautomobileecommerceonline tradingauto tradingonline buying attitudeMestrado em Ciências EmpresariaisA aquisição de um automóvel não é uma decisão fácil, e o online já é uma ferramenta bastante utilizada para a pesquisa de informação, no entanto, somente alguns construtores possibilitam a oportunidade de aquisição do automóvel por esta via. Existem marcas generalistas que já apostam neste tipo de aquisição em alguns países da Europa, contudo em Portugal ainda existe muita resistência para este tipo de inovação. O tema desta dissertação tem como objetivo identificar determinantes que estejam relacionados com a atitude face à compra de automóveis através do comércio online. Será focada nos consumidores portugueses, na possibilidade de estes poderem adquirir um automóvel num site ou concessionário oficial da marca, via online. Deste modo procura-se esclarecer a possibilidade de sucesso, caso num futuro próximo, os representantes das marcas automóveis em Portugal optarem por adicionar este tipo de aquisição para comercializar os seus produtos. Para analisar detalhadamente os resultados deste inquérito, utilizou-se o software Smart PLS 2.0.M3, que demonstrou que o produto automóvel é considerado ainda um produto de risco para os consumidores, quando adquirido online. Contudo, também é visível que a componente orientação para a marca é significativa na atitude para a compra de um automóvel através do comercio online. Foram obtidas 239 respostas ao inquérito realizado aos portugueses, com idades variadas que demonstraram diversas perspetivas sobre este tema, realçando a importância de adquirir um automóvel online num site oficial do representante, e para uma marca que seja da sua confiança.Acquiring a car is not an easy decision, and online is already a tool in use for information research, however only a few brands make it possible to purchase the car in this way. There are general brands that already bet on this type of acquisition in some European countries, however in Portugal there is still a lot of resistance for this type of innovation. The purpose of this dissertation is to identify determinants that are related to the attitude towards the purchase of automobiles through the online commerce. It will be focused on the Portuguese consumers, and the possibility of them purchasing a car in an official brand website or an online authorized dealer. This way, it is important to clarify the possibility of success, soon the representatives of the automobile brands in Portugal will choose to add this type of channel to sell their products. In order to analyze in detail the results of this survey, Smart PLS 2.0.M3 software was used, which demonstrated that the automobile product is still considered a risk product for consumers when purchased online. However, it is also apparent that the brand orientation component is significant in the attitude towards buying a car through online trading. A total of 239 responses were obtained to the Portuguese survey, with varying ages that demonstrated several perspectives on this subject, emphasizing the importance of buying an automobile online on an official brand retail website, and for a brand that is of their confidence.Instituto Superior de Economia e GestãoCrespo, NunoRepositório da Universidade de LisboaCarrondo, Jorge Daniel Rocha Chaves2019-04-30T09:43:58Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17756porCarrondo, Jorge Daniel Rocha Chaves (2018). "Atitudes dos consumidores para compra de automóveis através do comércio online". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:55.988922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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