Youtube marketing: medir o impacto do conteúdo gerado no engagement do utilizador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15993 |
Resumo: | Uma das caraterísticas dos media sociais é a sua dinâmica evolutiva e todas as novas funções que surgem quase diariamente. O consumidor passou a ter informação sobre um produto ou serviço quase instantaneamente e um maior poder de decisão, deixando de querer ser abordado e passando a ter um papel ativo. Isto obriga a que os responsáveis de Marketing se adaptem à nova realidade do mundo digital e tenham de entender quais são os fatores que influenciam o comportamento dos mesmos. O foco principal desta investigação recai sobre o YouTube e o conteúdo que nesta plataforma é realizado com o intuito de compreender a influência que poderá ter no comportamento do utilizador. As empresas têm vindo a apostar cada vez mais no conteúdo audiovisual como parte da sua estratégia, e o YouTube sendo uma plataforma massiva de hospedagem de videos e que torna possível a partilha, tem sido a plataforma com maior sucesso para fazer chegar ao consumidor seus os produtos e serviços. Neste estudo utilizou-se um questionário online, suportado pela revisão da literatura, tendo sido obtidas 282 respostas válidas, que permitiu testar o modelo conceptual proposto, utilizando a análise fatorial e análise de regressão para examinar o conjunto de relações existente sobre o valor do conteúdo produzido no YouTube e como este influencia no engagement com o utilizador. Através da análise da regressão linear confirmou-se que apenas a credibilidade não é estatisticamente significativa para explicar o valor, por sua vez a reputação, o entretenimento e a utilidade revelam ter efeito positivo. Por fim, o valor demonstrou ter um impacto positivo significativo no engagement com o utilizador. |
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Youtube marketing: medir o impacto do conteúdo gerado no engagement do utilizadorUser generated contentReputaçãoUtilidadeValorEngagement do utilizadorUser generated contentValueUser engagementReputationUsefullnessGestãoUma das caraterísticas dos media sociais é a sua dinâmica evolutiva e todas as novas funções que surgem quase diariamente. O consumidor passou a ter informação sobre um produto ou serviço quase instantaneamente e um maior poder de decisão, deixando de querer ser abordado e passando a ter um papel ativo. Isto obriga a que os responsáveis de Marketing se adaptem à nova realidade do mundo digital e tenham de entender quais são os fatores que influenciam o comportamento dos mesmos. O foco principal desta investigação recai sobre o YouTube e o conteúdo que nesta plataforma é realizado com o intuito de compreender a influência que poderá ter no comportamento do utilizador. As empresas têm vindo a apostar cada vez mais no conteúdo audiovisual como parte da sua estratégia, e o YouTube sendo uma plataforma massiva de hospedagem de videos e que torna possível a partilha, tem sido a plataforma com maior sucesso para fazer chegar ao consumidor seus os produtos e serviços. Neste estudo utilizou-se um questionário online, suportado pela revisão da literatura, tendo sido obtidas 282 respostas válidas, que permitiu testar o modelo conceptual proposto, utilizando a análise fatorial e análise de regressão para examinar o conjunto de relações existente sobre o valor do conteúdo produzido no YouTube e como este influencia no engagement com o utilizador. Através da análise da regressão linear confirmou-se que apenas a credibilidade não é estatisticamente significativa para explicar o valor, por sua vez a reputação, o entretenimento e a utilidade revelam ter efeito positivo. Por fim, o valor demonstrou ter um impacto positivo significativo no engagement com o utilizador.One of the characteristics of social media is its evolutionary dynamics and all the new functions that come up almost daily, where the consumer has information about a product or service almost instantly and a greater decision making power, no longer wanting to be approached and passing it on. to play the active role, which obliges marketing managers to adapt to the new reality of the digital world and have to understand what are the factors that influence their behavior. The main focus of this research is on YouTube and the content on this platform in order to understand the influence it may have on user behavior. Companies are increasingly focusing on audiovisual content as part of their strategy, and YouTube being a massive video hosting platform that makes sharing possible, has been the most successful platform for reaching their consumers products and services. This study was elaborated in the dissertation of the Master in Digital Marketing, and an online questionnaire was used, supported by the literature review, where 282 valid answers were obtained, which allowed to test the proposed conceptual model, using the factor analysis and regression analysis. to look at the existing set of relationships about the value of YouTube-produced content and how it influences Engagement with the user. Through linear regression analysis it was confirmed that only Credibility is not statistically significant to explain the value, in turn Reputation, Entertainment and Utility prove to have a positive effect. Finally, the value has been shown to have a significant positive impact on user engagement.Torres, AnaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPilar, Pedro Miguel2020-06-06T10:15:14Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15993TID:202483568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:01:34Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:43.276937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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