O ensino da contabilidade e as novas exigências do mercado: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Carlos Cardoso Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32164
Resumo: A profissão de contabilista atravessa uma fase de mudança e de transformação devido, em particular, à crescente evolução tecnológica. O ensino da contabilidade não pode ficar alheio a estas mudanças. O presente estudo exploratório, de natureza qualitativa, tem dois objetivos principais: identificar as futuras competências do contabilista, que respondam às novas exigências do mercado; e analisar como se deve adequar o ensino da contabilidade em Portugal, na preparação dos estudantes com as competências que respondam àquelas exigências. Para responder ao primeiro objetivo, realizámos entrevistas semiestruturadas a catorze pessoas que direta, ou indiretamente, lidam com os profissionais de contabilidade. Já para o segundo objetivo, além das catorze entrevistas, realizámos dois focus group, nos quais participaram um total de doze docentes, estudantes, e recém-formados em contabilidade. A evidência recolhida permite-nos concluir que o contabilista do futuro terá um perfil mais tecnológico, com um papel cada vez mais importante no apoio à gestão. Para tal, deve ter conhecimentos tecnológicos e de tratamento de dados, nomeadamente em business intelligence, big data e analytics, data mining, assim como em segurança de dados e informação. As competências técnicas em contabilidade financeira e fiscalidade continuarão a ser, no futuro, essenciais, sendo a contabilidade de gestão considerada uma competência emergente. Os resultados também indicam que o contabilista necessita de desenvolver diversas soft skills: a comunicação é a competência mais destacada, seguida da proatividade, capacidade de iniciativa e de adaptação a novos contextos. Os resultados apontam para a existência de insuficiências no atual ensino da contabilidade, que se encontra desajustado e desatualizado em algumas áreas, tanto ao nível das hard skills, nomeadamente, na contabilidade de gestão e TIC, assim como nas soft skills, especialmente na comunicação, na resolução de problemas e no pensamento crítico. Acresce que, as atuais práticas pedagógicas, continuam a assentar em abordagens tradicionais, pouco centradas no estudante. Concluímos ser premente que o ensino da contabilidade se atualize às novas e futuras exigências da profissão, que aposte na inovação, em metodologias de ensino ativas, suportadas por TIC, com foco na aprendizagem experimental e prática, confrontando os estudantes com situações de contextos reais, que estimulem o seu pensamento crítico, capacidade de comunicação e de resolução de problemas. Este estudo contribui para a literatura sobre a profissão de contabilista, suas competências e perfil, assim como para a investigação sobre o ensino da contabilidade, apresentando evidências com contributos práticos, tanto para as instituições de ensino superior que lecionam cursos de contabilidade, como para a entidade reguladora da profissão.
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Já para o segundo objetivo, além das catorze entrevistas, realizámos dois focus group, nos quais participaram um total de doze docentes, estudantes, e recém-formados em contabilidade. A evidência recolhida permite-nos concluir que o contabilista do futuro terá um perfil mais tecnológico, com um papel cada vez mais importante no apoio à gestão. Para tal, deve ter conhecimentos tecnológicos e de tratamento de dados, nomeadamente em business intelligence, big data e analytics, data mining, assim como em segurança de dados e informação. As competências técnicas em contabilidade financeira e fiscalidade continuarão a ser, no futuro, essenciais, sendo a contabilidade de gestão considerada uma competência emergente. Os resultados também indicam que o contabilista necessita de desenvolver diversas soft skills: a comunicação é a competência mais destacada, seguida da proatividade, capacidade de iniciativa e de adaptação a novos contextos. Os resultados apontam para a existência de insuficiências no atual ensino da contabilidade, que se encontra desajustado e desatualizado em algumas áreas, tanto ao nível das hard skills, nomeadamente, na contabilidade de gestão e TIC, assim como nas soft skills, especialmente na comunicação, na resolução de problemas e no pensamento crítico. Acresce que, as atuais práticas pedagógicas, continuam a assentar em abordagens tradicionais, pouco centradas no estudante. Concluímos ser premente que o ensino da contabilidade se atualize às novas e futuras exigências da profissão, que aposte na inovação, em metodologias de ensino ativas, suportadas por TIC, com foco na aprendizagem experimental e prática, confrontando os estudantes com situações de contextos reais, que estimulem o seu pensamento crítico, capacidade de comunicação e de resolução de problemas. Este estudo contribui para a literatura sobre a profissão de contabilista, suas competências e perfil, assim como para a investigação sobre o ensino da contabilidade, apresentando evidências com contributos práticos, tanto para as instituições de ensino superior que lecionam cursos de contabilidade, como para a entidade reguladora da profissão.The accounting profession is going through a phase of change and transformation due, in particular, to increasing technological developments. The teaching of accounting cannot remain oblivious to these changes. This exploratory study, qualitative in nature, has two main objectives: to identify the future competencies of the accountant, which respond to the new demands of the market; and to analyse how accounting education in Portugal should be adapted to prepare students with the competencies that meet those demands. To answer the first objective, we conducted semi-structured interviews to fourteen people who directly or indirectly deal with accounting professionals. For the second objective, in addition to the fourteen interviews, we conducted two focus groups, in which a total of twelve teachers, students, and recent accounting graduates participated. The evidence gathered allows us to conclude that the accountant of the future will have a more technological profile, with an increasingly important role in supporting management. In order to do so, the accountant should have technological and data processing skills, particularly in business intelligence, big data and analytics, data mining, as well as data and information security. Technical skills in financial accounting and taxation will continue to be essential in the future, while management accounting is considered an emerging skill. The results also indicate that the accountant needs to develop several soft skills: communication is the most highlighted competence, followed by proactivity, capacity for initiative and ability to adapt to new contexts. The results point to the existence of shortcomings in the current accounting education, which is inadequate and outdated in some areas, both in terms of hard skills, namely management accounting and ICT, as well as soft skills, especially in communication, problem solving and critical thinking. In addition, current teaching practices continue to be based on traditional, student-centred approaches. We conclude that it is urgent that the teaching of accounting is updated to the new and future demands of the profession, that it is based on innovation, on active teaching methodologies, supported by ICT, with a focus on experimental and practical learning, confronting students with situations of real contexts, which stimulate their critical thinking, communication skills and problem solving. This study contributes to the literature on the accounting profession, its competencies and profile, as well as to research on accounting education, presenting evidence with practical contributions, both for higher education institutions teaching accounting courses and for the profession's regulator.2023-08-04T00:00:00Z2021-07-27T00:00:00Z2021-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32164porAlmeida, Ana Carlos Cardoso Ribeiro deinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:12Zoai:ria.ua.pt:10773/32164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:58.605440Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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