Caracterização dos recursos de saúde nas escolas do concelho de Vila Nova de Gaia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Ana Luísa Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9516
Resumo: O enfermeiro de saúde escolar é uma concepção inovadora e em desenvolvimento, todavia, e a apesar dos novos aperfeiçoamentos referentes ao centro de saúde que se tem vindo a adaptar de forma a responder às necessidades, há ainda um longo caminho a percorrer. O cuidar, conceito intimamente ligado às profissões de saúde adquire, neste contexto, um novo sentido: a prevenção. O trabalho realizado nas e pelas escolas tem intenção sobretudo de prevenir eventuais episódios de doença ou mal-estar à luz dos conhecimentos actuais no que se refere às temáticas de maior pertinência. O enfermeiro, ainda que proveniente do centro de saúde a que a escola ou o Agrupamento pertence, é um elemento muito importante, a par dos restantes profissionais de saúde, no auxílio dos educadores ou na transmissão directa de conhecimentos de saúde. O professor e o enfermeiro formam a equipa ideal para a tarefa a que se propõe o Programa Nacional de Saúde Escolar e permitem a transversalidade e continuidade dos cuidados. Esta tese foi baseada na análise de conteúdo após a realização e transcrição das entrevistas semi-dirigidas aos responsáveis pela saúde escolar dos Agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia. Os resultados que obtive baseiam-se no princípio de um caminho a percorrer para a consolidação do Programa Nacional de Saúde Escolar e dos recursos disponíveis para lhe dar resposta. Existem realmente escolas que conseguiram contornar as dificuldades de uma forma criativa e outras que referem necessitar de mais apoios e formação para que possam dar uma resposta adequada aos objectivos do Programa Nacional de Saúde Escolar. Como conclusões, resta-me apenas salientar que existe uma maior preocupação com a saúde dentro do contexto escola estando os profissionais do ensino e de saúde a lavrar o terreno para que se trabalhe esta temática de forma responsável e adequada às diferentes idades, introduzindo temáticas pertinentes ao saudável desenvolvimento do indivíduo e família
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spelling Caracterização dos recursos de saúde nas escolas do concelho de Vila Nova de GaiaO enfermeiro de saúde escolar é uma concepção inovadora e em desenvolvimento, todavia, e a apesar dos novos aperfeiçoamentos referentes ao centro de saúde que se tem vindo a adaptar de forma a responder às necessidades, há ainda um longo caminho a percorrer. O cuidar, conceito intimamente ligado às profissões de saúde adquire, neste contexto, um novo sentido: a prevenção. O trabalho realizado nas e pelas escolas tem intenção sobretudo de prevenir eventuais episódios de doença ou mal-estar à luz dos conhecimentos actuais no que se refere às temáticas de maior pertinência. O enfermeiro, ainda que proveniente do centro de saúde a que a escola ou o Agrupamento pertence, é um elemento muito importante, a par dos restantes profissionais de saúde, no auxílio dos educadores ou na transmissão directa de conhecimentos de saúde. O professor e o enfermeiro formam a equipa ideal para a tarefa a que se propõe o Programa Nacional de Saúde Escolar e permitem a transversalidade e continuidade dos cuidados. Esta tese foi baseada na análise de conteúdo após a realização e transcrição das entrevistas semi-dirigidas aos responsáveis pela saúde escolar dos Agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia. Os resultados que obtive baseiam-se no princípio de um caminho a percorrer para a consolidação do Programa Nacional de Saúde Escolar e dos recursos disponíveis para lhe dar resposta. Existem realmente escolas que conseguiram contornar as dificuldades de uma forma criativa e outras que referem necessitar de mais apoios e formação para que possam dar uma resposta adequada aos objectivos do Programa Nacional de Saúde Escolar. Como conclusões, resta-me apenas salientar que existe uma maior preocupação com a saúde dentro do contexto escola estando os profissionais do ensino e de saúde a lavrar o terreno para que se trabalhe esta temática de forma responsável e adequada às diferentes idades, introduzindo temáticas pertinentes ao saudável desenvolvimento do indivíduo e famíliaThe school nurse is an innovative concept which is still in development. However, and despite the new improvements for the health centre that have been adapted to respond to needs, there is still a long way to go. Caring, which is a concept closely linked to the health professions, acquires a new meaning in this context: that of prevention. The work done in and by schools is done mainly to try to prevent illness or discomfort in the light of current knowledge regarding the themes of greatest relevance. The nurse, even when he/she works in the health centre that the school belongs to, is a key figure, together with other health professionals, in providing help to teachers or in directly transmitting information related to health. The teacher and nurse form the perfect team for the task set by the National School Health Program, thereby allowing a transversal partnership as well as continuity in health care. This thesis was based on content analysis after the semi-directed interviews were transcribed to those responsible for school health Groupings of the municipality of Vila Nova de Gaia. The results obtained are based on the principle of a way to go to the consolidation of the National School Health Programme and the resources available to respond to it. There are actually schools that managed to overcome the difficulties in a creative way and others that relate the need of more support and training so they can respond adequately to the objectives of the National School Health Programme. As conclusions, I can only emphasize that there is a greater concern for health within the context of school while school staff and health till the ground to work this issue in a responsible and appropriate way for different ages, introducing relevant topics the healthy development of individual and familyVieira, MargaridaFestas, ConstançaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSequeira, Ana Luísa Ferreira2012-12-05T10:31:36Z2011-1220112011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T01:38:06Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:27.811921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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