O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Catarina Carvalho Gomes da Silva Napierala
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17232
Resumo: Apesar de ter surgido como um tema específico para as organizações empresariais, políticas e militares, a liderança contempla atualmente cada vez mais áreas, adaptando-se em larga escala ao quotidiano. Uma das áreas onde os conceitos e teorias de liderança têm sido aplicados é a educação. A figura do gestor das escolas, que é normalmente um professor com alguma experiência, tem sem dúvida um papel de destaque, pois lidera determinada instituição escolar. Este, através do seu exemplo, pode demonstrar o tipo de clima organizacional que pretende ter na sua instituição. Paralelamente, o professor também se encontra numa posição de influência sobre os alunos, através dos seus comportamentos e forma de comunicar. Desta forma, algumas teorias de liderança podem aconselhar e/ou explicar a eficácia de determinados comportamentos no contexto de sala de aula, com o objetivo de melhorar a sua performance enquanto transmissor de conhecimentos importantes para a formação do aluno e também enquanto educador, levando os alunos a atingirem os objetivos propostos com satisfação e empenho. Como exemplo ilustrativo da influência que o professor pode ter nos seus alunos, esta investigação apresenta um estudo realizado em duas instituições de ensino universitário, inquirindo professores e alunos acerca dos valores morais que ambos consideram mais importantes para que haja um clima que favoreça o ensino e, consequentemente, um bom funcionamento da sala de aula.
id RCAP_fd91200c5ef7c98714581357d9e776ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militarLiderançaEducaçãoInfluênciaComunicaçãoInstituição educação públicaInstituição de educação militarLeadershipEducationInfluenceCommunicationPublic education institutionMilitary education institutionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoApesar de ter surgido como um tema específico para as organizações empresariais, políticas e militares, a liderança contempla atualmente cada vez mais áreas, adaptando-se em larga escala ao quotidiano. Uma das áreas onde os conceitos e teorias de liderança têm sido aplicados é a educação. A figura do gestor das escolas, que é normalmente um professor com alguma experiência, tem sem dúvida um papel de destaque, pois lidera determinada instituição escolar. Este, através do seu exemplo, pode demonstrar o tipo de clima organizacional que pretende ter na sua instituição. Paralelamente, o professor também se encontra numa posição de influência sobre os alunos, através dos seus comportamentos e forma de comunicar. Desta forma, algumas teorias de liderança podem aconselhar e/ou explicar a eficácia de determinados comportamentos no contexto de sala de aula, com o objetivo de melhorar a sua performance enquanto transmissor de conhecimentos importantes para a formação do aluno e também enquanto educador, levando os alunos a atingirem os objetivos propostos com satisfação e empenho. Como exemplo ilustrativo da influência que o professor pode ter nos seus alunos, esta investigação apresenta um estudo realizado em duas instituições de ensino universitário, inquirindo professores e alunos acerca dos valores morais que ambos consideram mais importantes para que haja um clima que favoreça o ensino e, consequentemente, um bom funcionamento da sala de aula.Although it has appeared as specific subject for companies, political and military organizations, leadership currently includes more areas, adapting itself in large-scale to everyday actions. One of the areas where leadership concepts and theories have been applied is education. The figure of the school’s manager, which is usually a teacher with some experience, has undoubtedly a prominent role, as this teacher is the leader of a certain educational institution. Through his example, this teacher can demonstrate the type of organizational climate that he wants to have in his institution. At the same time, the teacher also is in a position of influence on students, through his behaviour and ways of communicate. Thus, some leadership theories can be applied by the teacher, in the classroom context, with the propose of improving its performance as a carrier of important knowledge for the student’s formation and education. The teacher is also an educator that leads students to achieve their goals with commitment and satisfaction. As an illustrative example of the influence teachers can have on their students, this research presents a study of two universities, asking teachers and students by survey about moral values that they consider the most important for having a climate that fosters teaching and, consequently, a good functioning of the classroom.Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Ana Catarina Carvalho Gomes da Silva Napierala2015-04-20T08:18:08Z2015-04-0920142015-04-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17232TID:201328208porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:39:29Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:26.433021Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
title O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
spellingShingle O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
Ribeiro, Ana Catarina Carvalho Gomes da Silva Napierala
Liderança
Educação
Influência
Comunicação
Instituição educação pública
Instituição de educação militar
Leadership
Education
Influence
Communication
Public education institution
Military education institution
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
title_full O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
title_fullStr O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
title_full_unstemmed O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
title_sort O professor num contexto de liderança : valores, liderança e influência no ensino superior civil militar
author Ribeiro, Ana Catarina Carvalho Gomes da Silva Napierala
author_facet Ribeiro, Ana Catarina Carvalho Gomes da Silva Napierala
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ilharco, Fernando Albano Maia de Magalhães
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Catarina Carvalho Gomes da Silva Napierala
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança
Educação
Influência
Comunicação
Instituição educação pública
Instituição de educação militar
Leadership
Education
Influence
Communication
Public education institution
Military education institution
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Liderança
Educação
Influência
Comunicação
Instituição educação pública
Instituição de educação militar
Leadership
Education
Influence
Communication
Public education institution
Military education institution
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Apesar de ter surgido como um tema específico para as organizações empresariais, políticas e militares, a liderança contempla atualmente cada vez mais áreas, adaptando-se em larga escala ao quotidiano. Uma das áreas onde os conceitos e teorias de liderança têm sido aplicados é a educação. A figura do gestor das escolas, que é normalmente um professor com alguma experiência, tem sem dúvida um papel de destaque, pois lidera determinada instituição escolar. Este, através do seu exemplo, pode demonstrar o tipo de clima organizacional que pretende ter na sua instituição. Paralelamente, o professor também se encontra numa posição de influência sobre os alunos, através dos seus comportamentos e forma de comunicar. Desta forma, algumas teorias de liderança podem aconselhar e/ou explicar a eficácia de determinados comportamentos no contexto de sala de aula, com o objetivo de melhorar a sua performance enquanto transmissor de conhecimentos importantes para a formação do aluno e também enquanto educador, levando os alunos a atingirem os objetivos propostos com satisfação e empenho. Como exemplo ilustrativo da influência que o professor pode ter nos seus alunos, esta investigação apresenta um estudo realizado em duas instituições de ensino universitário, inquirindo professores e alunos acerca dos valores morais que ambos consideram mais importantes para que haja um clima que favoreça o ensino e, consequentemente, um bom funcionamento da sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-04-20T08:18:08Z
2015-04-09
2015-04-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17232
TID:201328208
url http://hdl.handle.net/10400.14/17232
identifier_str_mv TID:201328208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131823043772416